domingo, 6 de julho de 2014

♫Um índio♫

Essa canção do Caetano tem, a meu ver uma interpretação definitiva com Milton, embora também tenha sido cantada pelo autor e por outros nomes, como é o caso de Zé Ramalho, que mostrou uma leitura quase declamada, típico de suas interpretações. Mas, aquela voz do Milton e todo sentimento que ele passa em sua interpretação me faz eleger sua leitura como definitiva.

Sua letra abre nossa mente para a devastação do espaço indígena, algo que já acontece há muito tempo e ainda não encontramos solução para esse fato. É como se a cultura indígena desaparecesse na surdina e quando percebermos, eles ficaram no passado, nos livros de história. E, com passagens profundas, a canção Um índio nos traz essa mesma reflexão do quanto é importante essa raça para nós e como sua cultura e influências continuam presentes em nossos costumes.

Um índio
Caetano Veloso

Um índio descerá de uma estrela colorida, brilhante
De uma estrela que virá numa velocidade estonteante
E pousará no coração do hemisfério sul
Na América, num claro instante

Depois de exterminada a última nação indígena
E o espírito dos pássaros das fontes de água límpida
Mais avançado que a mais avançada das mais avançadas das tecnologias

Virá
Impávido que nem Muhammad Ali
Virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri
Virá que eu vi
Tranqüilo e infálivel como Bruce Lee
Virá que eu vi
O axé do afoxé Filhos de Gandhi
Virá

Um índio preservado em pleno corpo físico
Em todo sólido, todo gás e todo líquido
Em átomos, palavras, alma, cor
Em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som magnífico

Num ponto equidistante entre o Atlântico e o Pacífico
Do objeto-sim resplandecente descerá o índio
E as coisas que eu sei que ele dirá, fará
Não sei dizer assim de um modo explícito

Virá
Impávido que nem Muhammad Ali
Virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri
Virá que eu vi
Tranqüilo e infálivel como Bruce Lee
Virá que eu vi
O axé do afoxé Filhos de Gandhi
Virá

E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: