domingo, 31 de maio de 2009

Maria de minha infância

Aqui no interior de Pernambuco e acredito que em todo interior do país, hoje se comemora o último dia de maio como a última noite do mês mariano, dedicado à Maria, Mãe de Jesus. Com isso, após os festejos religiosos (missa, ofício, terços,...) temos a queima de fogos, balões (hoje proibido por conta dos incêndios provocados) e quermesses, especialmente aqui em Pernambuco, onde tudo isso é um prenúncio das festas juninas.

Lembro de minha infância no interior onde presenciei tudo isso. É uma cultura muito bonita e saudável, com exceção dos balões que infelizmente provocam queimadas, mas que eram atração a parte no céu do interior. Ah, que saudade!!!

Os cânticos marianos sempre foram belíssimos e não há um só católico que não saiba algum, principalmente os do Pe. Zezinho, como esse apresentado abaixo. Cantar para Nossa Senhora é algo que nos deixa em sintonia perfeita com a natureza e, sem sombra de dúvidas, mais perto de Deus:

Maria de minha infância
(Pe. Zezinho)

Eu era pequeno, nem me lembro
Só lembro que à noite, ao pé da cama
Juntava as mãozinhas e rezava apressado
Mas rezava como alguém que ama

Nas Ave - Marias que eu rezava
Eu sempre engolia umas palavras
E muito cansado acabava dormindo
Mas dormia como quem amava

Ave - Maria, Mãe de Jesus
O tempo passa, não volta mais
Tenho saudade daquele tempo
Que eu te chamava de minha mãe

Ave - Maria, Mãe de Jesus
Ave - Maria, Mãe de Jesus

Depois fui crescendo, eu me lembro
E fui esquecendo nossa amizade
Chegava lá em casa chateado e cansado
De rezar não tinha nem vontade

Andei duvidando, eu me lembro
Das coisas mais puras que me ensinaram
Perdi o costume da criança inocente
Minhas mãos quase não se ajuntavam

O teu amor cresce com a gente
A mãe nunca esquece o filho ausente
Eu chego lá em casa chateado e cansado
Mas eu rezo como antigamente

Nas Ave - Marias que hoje eu rezo
Esqueço as palavras e adormeço
E embora cansado, sem rezar como eu devo
Eu de Ti Maria, não me esqueço

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Vivi essa história também amigo Everaldo. Enquanto comento aqui, ouço fogos em nossa cidade, até procissão passou por aqui hoje. Tudo muito carismático. Você cita também Padre Zezinho, por quem tenho uma grande admiração.

"É bem aí que começa a diferença entre torcer por uma religião e vivê-la. Não somos chamados a torcer por uma religião. Somos chamados a viver e testemunhar a nossa religião." Pe. Zezinho.

Que Deus ilumine sempre seus caminhos.

James Lima disse...

Cara, eu não sabia, sinceramente, que essa música chamava-se "Maria de minha infância", muito menos que fora gravada por um Padre, mas essa canção é uma das mais importantes da minha vida.

Mamãe cantava pra mim, antes de dormir. Todas as noites. Quase sempre que escuto, choro. É muito emocionante para mim.

Grata lembrança !

James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Lindíssima! Todas as homenagens prestadas a Nossa Senhora trazem as bençãos da emoção e do amor incondicional.

Beijos!

Anônimo disse...

Oi trata-se a 2ª vez que li o teu blogue e gostei tanto!Espectacular Projecto!
Adeus