sábado, 4 de dezembro de 2010

O Velhinho

Dezembro é sempre assim: muitas luzes brilhando, árvores, guirlandas, presépios, presentes e outras tradições, além de música, muita música. E algumas canções dessa época se tornam clássicos, como já comentado em anos anteriores, tornando-se atemporais. É o caso de O velhinho, canção já interpretada por artistas como Simone, Fernanda Takai, Chitãozinho e Xororó e Roupa Nova.

A figura do Papai Noel é das mais populares no mundo e reside em uma fantasia que agrada a muitos e desagrada a outros. Polêmicas a parte, sabemos que infelizmente não é bem como a letra fala, pois para os mais pobres não existe a ilusão que a outros até faz bem escrever ao bom velhinho Noel e esperar que na véspera do Natal, ele apareça e se lembre dos que mantiveram bom comportamento.

Também não acho que deveriam se misturar o lado religioso com o lado da ilusão do bom velhinho que só faz bem às crianças que recebem sua visita, pois dizem que a figura do Noel se inspirou em São Nicolau Taumaturgo, que no ano 300 na Turquia, presenteava as pessoas com sacos colocados na chaminé. E O velhinho é um dos clássicos natalinos brasileiros, pois seu compositor é carioca.

O velhinho
(Otávio Babo Filho)

Botei meu sapatinho
Na janela do quintal
Papai Noel deixou
Meu presente de Natal

Como é que Papai Noel
Não se esquece de ninguém
Seja rico ou seja pobre
O velhinho sempre vem

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

O velhinho, trajando vermelho e branco, nem sempre vem. Mas o espírito natalino, abençoado pela magia e a beleza dessa época do ano, sempre repousa nos corações desarmados. Basta que deixemos de enxergá-lo como um homem corpulento, cujo milagre se limita à distribuição de presentes, enxergando-o como verdadeiramente é: o amor materializado em gestos de carinho e de fraternidade.