domingo, 23 de janeiro de 2011

Deus é brasileiro

Em 2003 o cinema nacional lançou um dos filmes mais interessantes dessa nova safra: Deus é brasileiro. Com um elenco que reune Antônio Fagundes, Paloma Duarte, Wagner Moura, Hugo Carvana, Stepan Nercessian, entre outros e sob a direção de Cacá Diegues, essa comédia dividiu opiniões quanto ao seu enredo. Alguns gostaram, outros foram ao extremo e o classificaram como um erro.

A história gira em torno de Deus (vivido pelo Antônio Fagundes) que, cansado de tantos erros cometidos pela humanidade decide tirar uma férias em alguma estrela distante. Para isso, precisa de um substituto, enquanto tiver fora e decide procurar no Brasil, por este ser um país bastante católico, embora ainda não apresentasse nenhum santo reconhecido oficialmente. Taoca (Wagner Moura) é então seu guia e buscam em vários pontos do país pela pessoa ideal.

Destaque para várias paisagens lindas que o país oferece e que presenciamos no filme que questiona essa nossa falta de percepção das coisas boas que temos e atribuímos todas as nossas dificuldades aos cuidados divinos.  No campo musical temos Djavan (Lua de abertura e Melodia sentimental), Lenine (A vida do viajante), Luiz Gonzaga (também em A vida do viajante), Roberta Miranda (Vá com Deus), etc. Vale a pipoca de janeiro, sim!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola! Everaldo!

Que bom que vc colocou aqui algo que eu não pude assistir, haja visto minha vida de Pai de família atribulada que é.

Já fui piolho de cinema, quando lá pelos idos dos meus 14 a 20 anos, quando sempre assistia aos clássicos do cinema como: Ben-Hur; O Dólar Furado; os filmes romanos, etc. Naquela época havia os filmes de Mazaroppi, Oscarito e Grande Otelo que davam prazer em assistir.

Afora isso, nada prestava!

Agora não, este que vc citou, dá pra ver que foi um bom filme, pois quê, retratou algo que de uma maneira ou de outra, o homem tá mais pra ficar reclamando de barriga cheia, do que procurar o entendimento maior, observando realmente as coisas boas da vida. Conforme vc mesmo disse, ao invéz disso fica culpando Deus por suas desgraças.

Quanto ao elenco musical, nota 10, sobretudo quando também lá está minha romântica Roberta Miranda, a quem eu peço sempre que: " Vá com Deus".

Abraços! E um bom domingo!

Anônimo disse...

Ah! Meu caro Everaldo!

Ía-me esquecendo de dizer quê, este chavão, " Deus é brasileiro" tem algo de muito profundo, na medida em quê, nos assuntos espiritualistas, existe uma corrente que diz quê: " O Brasil, doravante, será como um celeiro do mundo, no tocante aos ensinamentos sobre a vida espiritual.

Novamente, um grandioso e brasileiríssimo abraço!