domingo, 30 de janeiro de 2011

Dvd Uma noite em 67

E com essa postagem encerramos não apenas a semana dedicada ao Terceiro Festival da Música Popular Brasileira, mas também ao mês de janeiro, quando dedicamos postagens a filmes que se destacam no cenário nacional e que possuem alguma ligação com a música brasileira. Lançado em 2010, o documentário apresenta as cinco canções mais bem colocadas, retratadas em postagem dessa semana.

Junto a elas estão depoimentos inéditos de seus intérpretes sobre aquele e outros momentos que marcaram o ano de 67. Sérgio Ricardo, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque, MPB - 4, Gilberto Gil e Edu Lobo comentam sobre suas atuações e sobre os acontecimentos que envolveram suas apresentações e o que ficou disso tudo. Outros artistas jurados ou produtores do evento como Nelson Motta, Zuza Homem de Mello, Sérgio Cabral, Chico Anísio e Paulo Machado de Carvalho também prestam suas impressões em depoimentos que enriquecem o documentário.

Nos extras, as outras canções do Festival e seus intérpretes: Jair Rodrigues, Dory Caymmi, Nana Caymmi, além de causos contados também por Maria Medalha, Ferreira Gullar e Johny Alf. Com direção de Ricardo Calil e Renato Terra, além das canções apresentadas, temos entrevistas de bastidores da época complementando um trabalho histórico que também oferece imagens raras da então passeata da música brasileira contra as guitarras de 1967 que reuiniu alguns dos nomes do Festival contra o rock da época, nos extras.

Aquele Festival, aquele ano foi decisivo para a música brasileira e para esses e outros artistas que beberam dessa fonte. É claro que outros acontecimentos sucederam esse momento nas carreiras de nossos astros, mas é fantástico imaginar um trabalho desses que representa uma constelação, pois poucos foram os momentos em que tivemos tantas estrelas juntas!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

O documentário é excelente e merece todos os textos dedicados a ele.

A passeata contra a introdução de guitarras elétricas na MPB, que vc citou no texto, mostrou-se como um movimento ressentido e minimalista. É evidente que elementos externos não ameaçam a cultura nacional, pois podem servir para enriquecê-la e complementá-la.

Não houve perdas no festival de 67, muito menos derrotados. O que aconteceu foi uma noite memorável, que deixou sua marca na história da MPB.

Beijos!

Márcia Tristão-Bennett disse...

Amigo Everaldo,

Como eh bom vir aqui e sempre aprender com voce sobre as coisas boas da Musica Popular Brasileira! Nao sabia da existencia deste DVD e penso que deve ser interessantissimo! Vou adquirir! Obrigada por estar sempre dividindo estas coisas, deliciosas, que voce sabe que amo saber, viver e conviver com tudo isto!!!
Porque voce e Juliana nao vem morar no RJ pra gente poder bater muitos papos sobre musica??? Voce tem muito para me ensinar!!!!!!!!!

ABracoseduardolageanos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

uns dos melhores dvds sobre festival da mpb!!
principalmente esse festival de 1967 que ficou marcadas por revelações e cenas antôlogicas!!!
roberto interpretando um samba..."maria carnaval e cinzas"(l.carlos paraná)....mostrando que ele não era apenas um cantor de rock!!
"alegria,alegria" caetano aparecendo para o cenario nacional que posteriomente se tornaria "tropicalia"!!
a cena inesquecivel de sergio ricardo...quebrando e jogando o violão para o público!!!
enfim um documentario maravilhoso...que mostram cenas de bastidores que ainda ineditas.
ORLANDO.

Baratta disse...

Eu adorei esse filme. Trata de um momento importantíssimo da Música Popular Brasileira no momento (quaaaaaase pós Jovem Guarda e pré Tropicália). E o nosso Roberto tá lá no meio.
Adorei a declaração do Manga do início da Jovem Guarda. Antes de mais nada, esse DVD é obrigatório.
Abraço do Baratta.