terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Se segura malandro, pra fazer a cabeça tem hora...

Este é José Bezerra da Silva, o inesquecível sambista Bezerra da Silva. Descobri há pouco tempo que Bezerra é natural do Recife/PE e ainda na infância, tocava zabumba e cantava coco. Aos 15 anos partiu para o Rio de Janeiro em um navio, onde começou a trabalhar como pedreiro e pintor.  Ingressou na música sobretudo por sua paixão por instrumentos de percussão. Tornou-se o embaixador do morro, cantando seus problemas sociais através de seus partidos altos.

Entre os sucessos emplacados estão Malandragem dá um tempo, Sequestraram minha sogra, Defunto caguete, Bicho feroz, Overdose de cocada, Malandro não vacila, Meu pirão primeiro, Lugar macabro, Piranha, Pai véio 171, Candidato caô caô, Malandro é malandro e Mané é Mané, Pagode na casa do gago, Se Leonardo da vinte..., O bagaço da laranja, Se gritar pega ladrão, etc.

Bezerra partiu para a eternidade em 2005, mas sua música simples, social e direta com o coração do público, garantiram a perpetuação de seu trabalho que se reflete em novas gerações que divulgam seu trabalho e afirmam ter em Bezerra da Silva uma escola de muitas influências.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: