domingo, 26 de junho de 2011

Olhando as estrelas - 16

Em 2010, premiação em homenagem a Dominguinhos.
E a série vem em ritmo junino, em ritmo de forró e de uma grande amizade existente entre esses dois astros que aparecem por aqui juntos, um com sua sanfona e outro com sua guitarra, emitindo o brilho de suas carreiras solos e hoje, juntos: Dominguinhos e Gilberto Gil, dois artistas que divulgam a música nordestina e que beberam da mesma fonte: Luiz Gonzaga.

Gil já gravou e fez muito sucesso com Eu só quero um xodó, de Dominguinhos e Anastácia, tendo inclusive algumas versões com a participação do sanfoneiro, que se tornou referência em outras gravações em cds do baiano. Outra que adentrou seu repertório foi Tenho sede. No cd de Dominguinhos de 1997, em homenagem a Gonzaga, gravaram juntos Forró de Mané Vito. E ambos brilharam em composições realizadas a quatro punhos e o povo brasileiro foi premiado com pérolas como Lamento sertanejo e Abri a porta, que já foram gravadas pelos autores e por outros intérpretes como Elba Ramalho, Zé Ramalho, entre outros.

Gilberto Gil, Dominguinhos e a fonte, Luiz Gonzaga em 1980.
Dominguinhos e Gil cantaram juntos também no cd Quem me levará sou eu de 1980 do sanfoneiro, do qual também participou a fonte de ambos, Luiz Gonzaga. Poucos sabem que Gil começou tocando sanfona e Gonzaga foi um de seus maiores ídolos, não só de início de carreira, mas sempre. E nós somos premiados com esses e outros encontros que deixam nossa música cada vez com um brilho mais intenso!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Mazé Silva disse...

Olá, meu querido amigo Everaldo!!!

Que pena eu não estou podendo vir aqui uma vez ou outra como eu fazia antes, mas agora que entrei aqui, continuo percebendo que a riqueza de seu Blog e continua, adiante o seu trabalho tão perfeito que com amor, divulgas com precisão, a cultura musicalista do Brasil.

Este post de hoje é um exemplo da boa música brasileira, que jamais poderá deixar de ser lembrada aqui no Blog Música do Brasil que está em primeiro lugar na divulgação e na valorização dos cantores nacionais que muitas vezes estão esquecidos, e você Everaldo, nos faz lembrar muito bem, cantores como estes que aqui estás prestigiando como o Dominguinhos, o nosso Rei do baião Luís Gonzaga, e Gilberto Gil como citastes é outro que faz parte da riqueza da música nordestina.

E essa é uma boa época para retratar esse tema quando refere-se a esses cantores e compositores nordestinos e agora no mês de junho deverão ser bastante lembrados, pois o tema condiz com o momento vivido e como é bom lembrar e continuar levando a nossa cultura em frente.

Sou romântica, mas nunca deixei de prestigiar os diversos estilos musicais, pois convivi desde criança com todos eles e sinto o prazer de ouvi-los, pois são grandes artistas de renome Nacional, regional e local.

Everaldo, eu não sabia que o Gil tinha começado a sua carreira de músico, tocando sanfona, e ter Luíz Gonzaga como seu principal ídolo, para mim não foi novidade, pois o Rei já se diz é o melhor mesmo!

Parabéns pela matéria excelente Everaldo, pois realmente você postou de acordo com a data festiva do nosso Nordeste, que as Festas Juninas que não poderá deixar de está presente o forró, o baião lembrando esses grandes artistas da terra.

Um beijo grande e continue fazendo esse trabalho tão bonito que sempre fizestes.

Da amiga de sempre!

Mazé Silva!!!