terça-feira, 14 de junho de 2011

Os Intérpretes do Brasil - 7

Em tempos juninos, época de festas no Nordeste Brasileiro, uma das intérpretes de maior destaque é a Elba Ramalho. Com vários shows marcados em terras nordestinas, Elba desfila seu vasto e rico repertório, com vários clássicos dançantes ou não, mas que se tornaram imortais em sua voz e inesquecíveis para os fãs da música brasileira e que apreciam seu trabalho, ficando dificil para outro intérprete ousar interpretar a canção depois dela.

Quem se aventurou a cantar De volta pro aconchego, do Nando Cordel, depois da leitura que ela fez em 1985? E o mais interessante é que ela mesmo se supera, quando regrava essa canção, a lapidando sempre. Outra coisa maravilhosa foi ouvir Elba interpretando Lamento sertanejo, do Dominguinhos e do Gilberto Gil, em 2005. Elba cantando Você se lembra, do Geraldo Azevedo é divino, emocionante, demais...

Eu citei três grandes interpretações da Elba, usando critérios particulares, que julgo ter identificação com o de muitos amigos do blog, mas poderia falar de sua voz emprestada a outros clássicos como Dia branco ou Chão de giz, ou Bate coração, ou Veja (Margarida), ou outra de tantas Elbas que se tornam a intérprete preferida do Geraldo, do Zé, do Dominguinhos, do Mestre Lua, do Alceu, do Petrúcio, de tantos compositores que sonham com aquela voz em suas criações!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente, uma grande intérprete! Passou do teatro para a música de um jeito tão sutil e apropriado, assim como a sua carreira, que é marcada por seriedade, competência e momentos marcantes. Um desses momentos nós presenciamos em Limoeiro/PE, em um show que comprovou a grandiosidade dessa artista: numa cidade pequena, do interior, ela fez uma apresentação tão maravilhosa quanto aquela que eu assisti no carnaval do Recife Antigo.
Tem músicas, como "De volta pro aconchego", que eu só ouço em minha mente na voz de Elba.

Beijos!