quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Que bela coisa, uma jornada de sol...

Ele popularizou a ópera no mundo e a música brasileira sempre o reverenciou e foi reverenciada por ele. O italiano Luciano Pavarotti deixa o significado da palavra saudade mais forte entre todos nós que acompanhamos seu sucesso e suas interações com grandes músicos nacionais. Quem não lembra da emoção que foi o show Tenores da década de 90, quando ao lado dos amigos Domingos e Carreras, interpretaram entre outras nossa Aquarela do Brasil?

Mas, a ligação entre o tenor e nosso país iria além, sobretudo nos encontros com Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa e com Roberto Carlos, todos na década de 90. Aliás, com o rei teríamos um outro em 2007 que, infelizmente não aconteceu por problemas de saúde do tenor, que nos deixou nesse mesmo ano, mas será sempre lembrado como um dos mensageiros da paz, pela sua obra e por seu trabalho humanitário.

Entre suas canções mais lembradas, sobretudo aqui no Brasil, temos Oh sole mio, Ave Maria, Nessun dorma, Caruso, Volare, La donna é mobile,  Panis Angelicus, Mamma, Passione, Granada, Amigos para siempre, Torna a surriento, Manhã de carnaval, Baby can i hold you tonight, Miss Saravejo, entre tantas da eterna voz da paz!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sem sombra de dúvidas, saudade é a palavra certa pra definir o que Pavarotti nos legou, além da profundidade de sua voz. Dos três tenores, acredito que ele esteve mais próximo dos brasileiros. Uma alma leve e uma voz incomparável.

Beijos!