terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Os compositores do Brasil - 75

Quem vê aquele jurado rigoroso ou até tido como chato, no programa de Raul Gil talvez não saiba a importância desse cara para a música brasileira. Pois José Messias da Cunha participou de vários momentos do que de melhor aconteceu na música brasileira até hoje. Natural de Bom Jardim/MG, Messias não é apenas compositor, crítico musical ou jurado, mas também produtor e radialista famoso dos anos 60.

Antes do Raul Gil, já atuava como jurado nos anos 70 em programas como o de Flávio Cavalcanti que revelou artistas como Emílio Santiago. Alguns artistas que já gravaram suas composições foram Marlene, Emilinha Borba, Roberto Carlos, Ângela Maria, Caetano Veloso, Cauby Peixoto, Clara Nunes, Jair Rodrigues, Marisa Monte, Nelson Gonçalves, Pery Ribeiro, entre outros.

Entre seus sucessos temos Os velhinhos, Oração de um triste, A mão que afaga, Chega, Empresta o teu sorriso, etc. Apesar de enquadra-lo nessa série que homenageia os compositores, Messias sempre foi destaque no rádio e na televisão, onde promoveu grandes artistas da nossa música e criou um dos quadros mais famosos da nossa televisão: Pra quem você tira o chapéu, apresentado no programa Raul Gil, por este apresentador!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: