segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

DVD Os trapalhões no Auto da Compadecida

Antes da minissérie/filme O Auto da Compadecida, estreado por Matheus Nachtergaele e Selton Mello, lançada em 2000, a versão dessa história foi contada com muita propriedade pelo quarteto mais amado deste país. E enquanto não temos a versão 2, que me traz muita curiosidade, a ser lançada em breve, vamos falar como foi que Didi, Dedé, Mussum e Zacarias vivenciaram esse clássico da obra de Ariano Suassuna.

Em 1987, com a direção de Roberto Farias, os trapalhões adaptaram a história, hoje mais popular graças a eles e também à versão de 2000, acima mencionada. Didi foi João Grilo e Dedé foi Chicó (com menos detalhes às mentiras contadas na versão de Selton). O padeiro foi Zacarias e sua esposa foi Cláudia Jimenez. O Major Antônio Moraes (Raul Cortez) também aparece pouco e eu nem lembrava que era Raul. Mussum é um frade do bispo, que também não tem tanto destaque junto ao padre, quanto à versão de 2000. No céu, Mussum é Jesus e a Virgem Maria é a atriz Betty Goffman. O cangaceiro Severino é vivido por José Dumont.

Considero uma adaptação que eles fizeram, elogiada pelo próprio Ariano. E, para sua época, foi sucesso, embora outros títulos do quarteto levassem um público maior aos cinemas. Este não estava entre os meus preferidos deles, talvez porque aqui eles nem foram tanto os palhaços de sempre e encarnaram mais um personagem cada um, o que aumenta ainda mais o talento desses caras que fizeram nossa infância mais feliz!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: