quinta-feira, 3 de abril de 2008

Vou deixar a rua me levar...

Ana Carolina é uma das grandes vozes da nova geração da música brasileira! E bota voz naquele grave inconfundível dela. Natural de Juiz de Fora, sua influência músical vem de berço pois sua avó cantava no rádio e seus tios-avós tocavam percussão, piano, cello e violino. Cresceu ouvindo ícones da música brasileira como Chico Buarque, João Bosco e Maria Bethânia. Ainda na adolescência, iniciou a carreira de cantora apresentando-se em bares de sua cidade natal.

Em 1999 lançou seu primeiro disco onde resgasta clássicos antigos como Beatriz e Retrato em Branco e Preto do Chico Buarque, passa pelo Pop de Lulu Santos em Tudo bem e a revela como compositora com A Canção tocou na hora errada, Trancado, Armazém e O avesso dos ponteiros e também a Totonho Villeroy: Garganta e Tô saindo, que passa a ser o seu grande parceiro em composições. Foi através desse CD que Ana Carolina foi indicada ao Grammy Latino.

Em seu segundo disco, uma curiosidade, o título é todo construído em cima de títulos de canções do Chico Buarque: Ana Rita Joana Iracema e Carolina. Esse disco traz também os sucessos Quem de nós dois e Ela é bamba. Seu terceiro álbum, Estampado, traz na última faixa um dueto com Seu Jorge, já prevendo uma parceria que daria certo, confirmada no quinto cd Ana & Jorge ao vivo que explodiu com o hit É isso aí. A coletânea Perfil de Ana carolina saiu antes, com uma expressiva vendagem, reunindo os grandes sucessos da cantora e compositora, até então. Dois Quartos foi lançado em 2006, um projeto duplo.

Esse ano, está lançando o projeto Multi Show - Ana Carolina - Dois Quartos, em cd e dvd de um show que foi gravado ano passado com seus grandes sucessos e uma novidade, para os fãs de É Isso Aí (The Blower's Daughter), Ana Carolina canta e toca essa música no piano! Outros sucessos dela são Cantinho, Pra rua me levar, Ruas de outuno, Rosas, O avesso dos ponteiros, Cabide, Nada pra mim, Sinais de fogo, Eu não sei quase nada do mar, Carvão, Encostar na tua, etc.

Ana se mostra uma grande intérprete ao passear por clássicos da nossa música como Outra vez, Que será e Mil perdões, e tem o prazer de ver outros artistas interpretando suas canções como Maria Bethânia, Gal Costa, Mart´nália, Fábio Jr., Preta Gil e Luiza Possi, o que comprova que temos novos artistas criando coisas acima do padrão atual de música!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 1 de abril de 2008

Pérola negra

Luiz Carlos dos Santos, mais conhecido como Luiz Melodia, tem música até no nome! Nasceu no Rio de Janeiro e descobriu a música ao ver o pai tocando seu violão de quatro cordas em casa, embora o pai tivesse ciúmes do instrumento e o deixasse pouco acessível ao filho! E foi justamente seu pai que se tornou um fã tão importante e ao mesmo tempo um ídolo eterno. Tanto é que o sonho de Melodia era gravar um disco do pai, que infelizmente se foi antes do sonho realizado!

Luiz Melodia é desses artistas com voz única no Brasil. Não temos outro que tenha um timbre semelhante ao dele! Nascido no morro carioca, o berço do samba, sofreu influências da bossa nova e da jovem guarda. Através do poeta Wally Salomão, "Melô" conheceu a sua intérprete favorita: Gal Costa que gravaria seu maior sucesso, Pérola negra, além de outros como Juventude Transviada que tornou-se inesquecível por sua primeira frase: "Lavar roupa todo dia, que agonia!..." No acústico Mtv da Gal em 1997, Luiz participa no dueto de Pérola negra, numa espécie de agradecimento eterno à sua madrinha.

Maria Bethânia gravou outra composição sua Estácio Holly Estácio. Além desses, Melodia emplacou também sucessos de outros compositores, firmando sua marca de intérprete para Codinome Beija-flor, Quase fui lhe procurar, Negro gato, O caderninho, Com muito amor e carinho, Valsa brasileira, Tereza da praia, Rosa, entre outras. Melodia também já dividiu vocais com artistas como Fagner, Tim Maia, Caetano Veloso, Emílio Santiago, Zizi Possi e Zeca Pagodinho.

Atualmente, Luiz Melodia anda divulgando o seu mais recente trabalho sobre o samba dos morros - Estação Melodia. É como se fizesse um apanhado de suas raízes, das coisas que ouvia, das lembranças de seu pai! E o Brasil agradece...

Um forte abraço a todos!

domingo, 30 de março de 2008

O repertório mais visitado do país!

Sua majestade musical me dá a honra de estar aqui mais uma vez, dessa vez como o compositor mais regravado da história da música brasileira, se não mundial. Todos os grandes intérpretes do país e muitos internacionais já gravaram alguma coisa da autoria do Roberto ou interpretada e imortalizada por ele. E esse fenômeno é observado década após década desde os anos 60.

Seria árduo citar todos os artistas que já gravaram Roberto e Erasmo, são mais de cem no mundo todo. E no decorrer dos anos, tornou-se uma prática cada vez mais comum entre os artistas. Gravar uma canção do Roberto era sinônimo de êxito, ao menos naquela faixa que poderia puxar todo o disco. Sem falar no desafio que sempre foi interpretar algo já cantado pelo rei!

Em 1979 Nara Leão ousou e gravou um disco todo em homenagem ao brasa. A partir daí, muitos intérpretes, até hoje sonham em ter um projeto como esse, mas poucos conseguiram. A Bethânia foi uma das felizardas e fez um disco antológico em 1993 - As canções que você fez pra mim. O Padre Marcelo também fez disco só com mensagens do rei, isso pra não citar também o Paulo Ricardo, Sérgio Reis, Roqueiros e até o internacional Roberto Leal, são alguns que conseguiram emplacar um disco temático Roberto Carlos.

Na década de 90, as músicas do Roberto e do Erasmo eram regravadas sem freio. Se por um lado, tínhamos artistas como Cauby Peixoto, que para gravar um medley com canções do rei foi a um show no Recife especialmente pedir autorização, tínhamos artistas, muitas vezes anônimos, regravando e lucrando em cima dos temas de sua majestade sem pedir licença, o que fez o Roberto tomar a decisão de filtrar suas regravações ou até restringi-las a poucos. Isso gerou desespero e desapontamento em alguns artistas que tiveram veto ao tentarem regravar o rei. Dizem que a Simone teve que refazer um disco por ter vetada a releitura de Vou ficar nu pra chamar sua atenção. Outros artistas que sofreram veto, segundo imprensa da época foram Marisa Monte, Zé Ramalho e Daniela Mercury, além da própria Bethânia que não teve a canção Fera ferida em seu cd Maricotinha, mas depois de conversar pessoalmente com o rei, resolveu o mal entendido e teve a liberação para o dvd. Contam também que esses vetos se tornaram piores quando coincidiram com o Toc, problema psicológico assumido pelo rei que faz "implicar" com certas palavras contidas nas canções.

Mas, engana-se quem pensa que dessa forma, a obra do Roberto deixou de ser visitada. Fato curioso faz com que suas canções continuem a ser regravadas pelas antigas e principalmente novas gerações que se seguem. Se é difícil regravar a obra do Roberto, tornam-se mais acessíveís as canções que ele cantou de outros compositores. Com isso temos, nessa década de 2000, veteranos como o Leonardo com 120, 150, 200 km/h, roqueiros recentes como o Jota Quest com Além do horizonte, até revelações como Marina Elali com Você ou Isabella Taviani com Ternura ou Tânia Mara com Sua estupidez e Sonho lindo, só pra citar algumas.

É o rei sempre presente, em cartaz nos shows desse país, nos discos, nas releituras, no passado, no presente, durante muito tempo em nossa vida... E ficamos com Detalhes, a canção mais apropriada para reafirmar o que ele falou há tanto tempo, que nem adianta tentar o esquecer... Roberto, você já sabe, simplesmente conquistou o prazer de ser inesquecível em todo o mundo... E volte sempre...

Detalhes
Roberto Carlos/Erasmo Carlos

Não adianta nem tentar me esquecer
Durante muito tempo em sua vida, eu vou viver
Detalhes tão pequenos de nós dois
São coisas muito grandes pra esquecer
E toda hora vão estar presentes, você vai ver

Se um outro cabeludo aparecer na sua rua
E isso lhe trouxer saudades minhas, a culpa é sua
O ronco barulhento do seu carro
A velha calça desbotada ou coisa assim
Imediatamente você vai lembrar de mim

Eu sei que um outro deve estar falando ao seu ouvido
Palavras de amor como eu falei mas eu duvido
Duvido que ele tenha tanto amor
E até os erros do meu português ruim
E nessa hora você vai lembrar de mim

À noite envolvida no silêncio do seu quarto
Antes de dormir você procura o meu retrato
Mas na moldura não sou eu quem lhe sorri
Mas você vê o meu sorriso mesmo assim
E tudo isso vai fazer você lembrar de mim

Se alguém tocar seu corpo como eu não diga nada
Não vá dizer meu nome sem querer à pessoa errada
Pensando ter amor nesse momento
Desesperada você tenta até o fim
E até nesse momento você vai lembrar de mim

Eu sei que esses detalhes vão sumir na longa estrada
Do tempo que transforma todo o amor em quase nada
Mas quase também é mais um detalhe
Um grande amor não vai morrer assim
Por isso, de vez em quando, você vai, vai lembrar de mim

Não adianta nem tentar me esquecer
Durante muito, muito tempo em sua vida eu vou viver
Não, não adianta nem tentar me esquecer...

Um forte abraço a todos!

sábado, 29 de março de 2008

Dizem que os dedos sentem sabor...

O samba ou pagode raiz tem um grande nome para celebrar: Jorge Aragão! Sua música não apenas alcançou todo o Brasil e exterior, mas é a única ouvida fora do planeta, quando tocou em Marte! Quase todos os grandes intérpretes de samba (Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Leci Brandão) têm canções de Jorge Aragão em seu repertório. E de outros estilos também, o que se verifica no repertório de Ney Matogrosso, Emílio Santiago, Sandra Sá entre outros.


Elza Soares foi a primeira intérprete a gravar uma composição dele - Malandro, parceira com Jotabê em 1977. Como cantor participou do grupo Fundo de quintal, seguindo posteriormente, carreira solo onde gravou seu primeiro disco em 1982.

Entre seus sucessos está Coisinha do Pai (com Almir Guineto e Luiz Carlos), consagrado na voz de Beth Carvalho, que valeu uma versão inédita em 1997 para acordar um robô da Nasa em Marte. Outra composição bastante popular é a Globeleza, um jingle feito por Jorge Aragão especialmente para as chamadas de Carnaval da Rede Globo antes da transmissão dos desfiles das escolas de samba. Outros sucessos são Abuso de poder, Espelhos d´água, Coisa de Pele, Vou Festejar, Encontro das águas, Falsa consideração, Do Fundo do Nosso Quintal, Eu você sempre, Papel de pão, Doce amizade, Não sou mais disso, Loucuras de uma paixão, dentre tantos.

Aragão é um grande sambista e um grande compositor, mas seus sambas se diferenciam pela suavidade de sua voz ao interpretá-las, contrariando àqueles que afirmam que os bons compositores não cantam bem, o que podemos comprovar por exemplo em Doce amizade ou no dueto com Jorge Vercilo em Encontro das águas, ou com Emílio Santiago em Espelhos d´água! E algumas de suas grandes canções tornam-se marcantes por algum motivo extra, como já citado em Globeleza e Coisinha do pai, ou por estarem presentes em momentos únicos, como acontece com Vou festejar que se tornou tradicional nas festas de virada de ano nas rádios e residências, como um anúncio da alegria e uma ponte com o Carnaval, mesmo sendo uma letra que fala de um amor que não deu certo.
Não sei se realmente os dedos sentem sabor, mas sem dúvida os ouvidos sentem o bom sabor do samba e do profissionalismo desse grande músico brasileiro!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 27 de março de 2008

A aquarela de Toquinho...

Antonio Pecci Filho, nosso Toquinho, nasceu em São Paulo e ganhou esse apelido de sua mãe que o chamava de "meu toquinho de gente". Aos 14 anos já se interessava por violão e tinha aulas, chegando ao violão clássico. Seguiu aprimorando seu conhecimento harmônico, com o passar dos anos! Começou se apresentando em colégios e faculdades e se profissionalizou nos anos 60, quando conheceu Chico Buarque!

Toquinho cultiva até hoje com Chico uma forte amizade iniciada aos 17 anos, época em que compuseram juntos a canção Lua cheia, a primeira melodia de Toquinho a receber uma letra, e que se constituiria, em 1967, na sua primeira canção gravada em disco, no LP Chico Buarque de Holanda - Volume 2. Em 1966 gravou seu primeiro LP instrumental: O violão de Toquinho. Essa amizade com o Chico o levou à Itália em 1969, época do exílio do parceiro, onde passou seis meses e tornou-se conhecido e popularizado, fazendo sempre temporadas naquela país! Com esse parceiro, já compôs inúmeras composições, dentre elas o Samba de Orly, que foi uma das saudades do Chico proferidas em forma de canção!

Toquinho também participou dos grandes musicais da TV Record e de seus importantes Festivais da Canção Popular. Em 1970 recebe o convite do poeta Vinícius de Moraes para o acompanhar em shows, surgindo uma parceria e amizade de onze anos em palco e cerca de 120 canções compostas, além de 25 lps no Brasil e no exterior!

Seu primeiro grande sucesso foi Que maravilha, em parceria com Jorge Ben em 1970. E a partir daí sucedem shows com Vinícius, composições e sucessos reconhecidos como Aquarela, Tarde em Itapoã, O caderno, Carta ao Tom 74, Regra três, Mas que nada, Samba pra Vinícius, Era uma vez, etc. Mas, engana-se quem pensa que Toquinho não interpreta outros compositores, pois já deu voz à clássicos como Gente Humilde, A banda, Aquarela do Brasil, Manhã de carnaval, Triste, Se todos fossem iguais a você, Sinal fechado, etc.

Em 2001, gravou seu primeiro dvd, revivendo grandes sucessos! Aquarela é um desses grandes sucessos do Toquinho, se não for o maior e, tornou-se popular nas rádios e escolas, transformando-se em um dos grandes hinos da educação no país!

Aquarela
(Toquinho - Vinicius de Moraes - M. Fabrizio - G. Morra)

Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo.
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva,
E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva.

Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel,
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no céu.

Vai voando, contornando a imensa curva Norte e Sul,
Vou com ela, viajando, Havai, Pequim ou Istambul.
Pinto um barco a vela branco, navegando,
é tanto céu e mar num beijo azul.

Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená.
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar.
Basta imaginar e ele está partindo, sereno, indo,
E se a gente quiser ele vai pousar.

Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida.
De uma América a outra consigo passar num segundo,
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo.

Um menino caminha e caminhando chega no muro
E ali logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está.

E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar,
Não tem tempo nem piedade, nem tem hora de chegar.
Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar.
Nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá.

O fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar.
Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela que um dia, enfim, descolorirá.
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo (que descolorirá).
E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo (que descolorirá).
Giro um simples compasso e num círculo eu faço o mundo (que descolorirá...).

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 25 de março de 2008

Per amore...

Maria Izildinha Possi, nossa Zizi Possi começou no finalzinho da década de 70. Seu sucesso consolidou-se com a gravação do dueto Pedaço de mim em 1978 com Chico Buarque. A partir daí e durante toda década de 80, Zizi lançou vários hits radiofônicos como Nunca, Meu Amigo Meu Herói, Asa Morena, O Amor Vem Pra Cada Um (versão de The Love Come To Everyone, de George Harrison), Perigo, A Paz, Esquece e Vem, Noite, Caminhos do sol, Papel Marchê, Meu bem querer, Tempos modernos, entre outras.

No início dos 90, Zizi dá uma guinada na vida, rompe com sua gravadora e parte para um novo desafio, reconhecido posteriormente como um divisor de águas em sua carreira. Concebe, arranja e interpreta três trabalhos em um formato inusitado na época, mas muito conhecido hoje: o tal acústico. Sobre Todas as Coisas, Valsa Brasileira e Mais Simples são considerados obras-primas e marcam definitivamente a carreira de Zizi e a música popular brasileira.

Em 1997 surge a proposta de gravar um CD em italiano (Per Amore) de estrondoso sucesso, aplaudido pela crítica e pelo público. No ano seguinte, Zizi lança o CD Passione, considerado continuação do enorme sucesso Per Amore. Juntos esse dois álbuns vendem mais de 1 milhão de cópias.

Sob a direção de José Possi Neto e produção de Manoel Poladian, Zizi apresenta um novo show, agora acompanhada por baixo e bateria, além do piano do maestro Jether. O show, registrado em CD e DVD em agosto de 2005 no Teatro Frei Caneca, é lançado em dezembro do mesmo ano, com distribuição da Universal Music. Em 27 anos de carreira, esse é o primeiro disco ao vivo de Zizi Possi, que passou por uma recente depressão pessoal, se afastando um pouco de tudo, mas já está de volta ao seu público cativo que tanto aprecia seu valioso trabalho.

Duas ótimas coletâneas da Zizi são Romântica, com sucessos como Luiza, Nunca e Eu te amo; e Pedaço de mim, onde encontramos sucessos mais radiofônicos dela com Perigo e Asa morena, além de suas interpretações para Djavan (Meu bem querer), Lulu Santos (Tempos modernos) e João Bosco (Papel marchê). Gosto muito dessa última e da interpretação da Zizi e, ao contrário de muitos, torço pra que ela sempre mescle as duas fases de sua carreira pois assim deixa uma marca mais eclética em seu trabalho tão sofisticado e apreciado por todos!

Um forte abraço a todos!

domingo, 23 de março de 2008

O que é que o baiano tem?

Caymmi é um estilo musical brasileiro. "Ninguém pode dizer que tem estilo igual ao de Caymmi, porque ele é único!" Essas palavras são do Chico Buarque que, de forma sucinta, define esse grande mestre da música brasileira! Tranqüilidade seria uma palavra perfeita para descrevermos o grande contador da vida dos pescadores, muitas vezes trágicas, mas contada por ele de forma suave, pura, simples. Casado com a cantora Stella Maris, todos seus filhos são cantores: Nana, Dori e Danilo, Caymmi é o baiano mais ilustre da história musical nacional!

Sua obra é um exemplo de simplicidade e sofisticação única! Aliás, a palavra que mais combina com o Caymmi é essa: simplicidade; e isso é algo difícil demais, além de raro. É como o Erasmo Carlos falou uma vez: "Se o simples fosse fácil, todos os dias surgia um novo Parabéns pra você". Pois Caymmi consegue fazer isso como ninguém.

Suas canções se tornaram clássicos inesquecíveis: Acalanto, A vizinha do lado, João Valentão, Nem eu, O bem do mar, Só louco, Marina, O que é que a baiana tem?, Rosa morena, Sábado em Copacabana, Oração a mãe menininha, Você não sabe amar, São Salvador, Rainha do mar, Maracangalha, Maricotinha e tantas outras trazem a mesma característica: simplicidade e sofisticação melodica e harmônica que chegam e ficam na mente das pessoas, de forma fácil, agradável e pemanente! E pensar que algumas já conhecemos há tanto tempo na voz de algum interpréte e, depois que alguém remete à obra do Caymmi, com uma análise superficial já encontramos os adjetivos evidentes que sua obra apresenta!

Muitos artistas no Brasil já interpretaram Caymmi. Além de seus filhos que são eternos divulgadores da obra paternal, temos Chico Buarque, Maria Bethânia, Simone, João Gilberto, Roberto Carlos, Gal Costa, Sílvio Caldas, Nelson Gonçalves, Adriana Calcanhoto, Emílio Santiago, Caetano Veloso, Ângela Maria, só pra citar alguns dos grandes nomes! Agora, imagina quem pode reunir em seu currículo tantos nomes de tantas estrelas como estes acima? Com certeza o talento e a história de Caymmi se perdem onde a vista não pode alcançar...

Um forte abraço a todos!

sábado, 22 de março de 2008

Devia ter me importado menos com problemas pequenos...

Banda de rock formada em São Paulo no início dos anos 80, Os Titãs se destacam pela altíssima qualidade no rock, com letras e melodias marcantes. O que dizer de Sonífera ilha, Marvin, Enquanto houver sol, Comida, Epitáfio, Pra dizer adeus, Homem primata, Go back, É preciso saber viver, Família, só pra citar algumas? A formação inicial dos Titãs do iê-iê era de nove integrantes: Arnaldo Antunes , Branco Mello, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto, Tony Belloto, Ciro Pessoa e André Jung. Além da quantidade exagerada de vocalistas no palco, chamava a atenção o visual extravagante dos cabelos, ternos de bolinhas e gravatas.

O primeiro álbum, "Titãs", foi lançado em agosto de 1984 e trazia "Sonífera Ilha", um verdadeiro fenômeno radiofônico. Uma das músicas mais executadas naquele ano, a faixa levou os Titãs a fazerem sucesso em outros Estados do Brasil, além de ter ajudado a banda a realizar um sonho antigo: aparecer na TV, em programas consagrados apresentados por Chacrinha, Bolinha e Raul Gil.

O ápice da banda em disco ocorreu em dois momentos: em 1986 com "Cabeça Dinossauro", álbum que trouxe um novo Titãs e é considerado o melhor da Banda, e segundo muitos, o melhor do rock brasileiro de todos os tempos; e em 1997 com o Acústico mtv, que vendeu 1,7 milhões de cópias, seguido de Volume Dois, no mesmo formato do Acústico, 800 mil cópias vendidas... embora esse volume dois não seja uma continuação do acústico pois traz canções inéditas.

E depois de uma série de acontecimentos, prisões, gravações e fracassos, afastamentos e reaproximações, mas sobretudo muita persistência, os Titãs seguem não mais com nove, mas cinco integrantes: Paulo, Tonny, Branco, Sérgio e Charles fazendo shows e lançando hits maravilhosos como esse abaixo que traduz uma filosofia pura, típico da banda, durante toda sua carreira!

Epitáfio
Sérgio Britto

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe alegria
E a dor que traz no coração...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger,
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr

Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...

Um forte abraço a todos e Feliz Páscoa!

quinta-feira, 20 de março de 2008

A música Cristã brasileira...

A Música Sacra existe há muito tempo. Antigamente, e aqui me refiro a séculos passados, eram os grandes nomes da música clássica e erudita quem compunham e executavam nas Igrejas seus hinos dedicados às Coisas Santas. Nos últimos anos, de trinta anos pra cá, esse tipo de música, atualmente conhecido como música gospel tem se popularizado cada vez mais e fazendo surgir rádios especializadas apenas nesse estilo de canção! Católicos e protestantes se apresentam com seus hinos muito bem compostos e trabalhados para louvar o Senhor!

Dentre os católicos, acredito que o Padre Zezinho, no final dos anos 60, foi o pioneiro no mundo dos discos e na popularização desse estilo. Até hoje suas canções são entoadas nas missas e festas cristãs e a partir dele surgem outros padres-cantores e bandas católicas como Pe. Antônio Maria, Pe. Marcelo Rossi, Banda Anjos de Resgate, dentre tantos outros conhecidos e anônimos da mídia, mas executados nas Igrejas país afora.

Entre os protestantes, podemos destacar Aline Barros, que venceu recentemente o Grammy latino, além de Fernanda Brum, J Netto, Cassiane, Banda Oficina G3, Cristina Mel, Álvaro Tito, entre tantos que também levam aos ouvintes a palavra do Senhor em forma de música.

Alguns artistas da música brasileira que não são tidos como gospel costumam, vez por outra, gravarem algo referente a esse estilo. O pioneiro é o Roberto Carlos que, em 1970, já popularizava o movimento com a canção Jesus Cristo. Costumo atribuir ao Roberto e ao Padre Zezinho o pioneirismo em relação à popularização desse estilo, afirmou o Bispo Marcelo Crivela em entrevista ao Sem censura da Tv Brasil. Outros artistas como Antônio Marcos, Chitãozinho e Xororó, Ivan Lins, Zezé di Camargo e Luciano, Fafá de Belém, Daniel, Luiz Gonzaga e Simone podem ser citados com suas interpretações a alguns louvores. Até o Jorge Aragão gravou Ave Maria em estilo de samba, provando que podemos louvar em outros estilos.

Vale salientar que a "música cristã" no Brasil é generalizada como "gospel", englobando a música cristã como um todo, diferente dos outros países e significando até mesmo, nos dias atuais, um estilo de vida ou "jeito de ser".

Gostaria de deixar claro que fiz apenas um registro singelo do que acontece no país. Esse estilo musical tem sido tratado com bastante competência e dedicação e o resultado apresentado é muito agradável, por isso merece destaque. E observamos também que, independente da religião, a música cristã acontece no Brasil e leva o melhor a seu público! Sei que esse tema é muito vasto, são muitos artistas que mereceriam mais atenção e espaço onde estivessem sendo apresentados ou comentados. Aproveitando esse momento de reflexão pascal, deixo vocês com a letra de Um certo galileu, do Padre Zezinho:

Um Certo Galileu
Pe. Zezinho

Um certo dia, a beira mar apareceu um jovem Galileu
Ninguém podia imaginar que alguém pudesse amar do jeito que ele amava
Seu jeito simples de conversar tocava o coração de quem o escutava

E seu nome era Jesus de Nazaré
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
O fenômeno do jovem pregador que tinha tanto amor...

Naquelas praias, naquele mar, naquele rio, em casa de Zaqueu
Naquela estrada, naquele sol e o povo a escutar histórias tão bonitas
Seu jeito amigo de se expressar enchia o coração de paz tão infinita

Em plena rua, naquele chão naquele poço e em casa de Simão
Naquela relva, no entardecer o mundo viu nascer a paz de uma esperança
Seu jeito puro de perdoar fazia o coração voltar a ser criança

E seu nome era Jesus de Nazaré
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
O fenômeno do jovem pregador que tinha tanto amor...

Um certo dia, ao tribunal alguém levou o jovem Galileu
Ninguém sabia qual foi o mal e o crime que ele fez; quais foram seus pecados
Seu jeito honesto de denunciar mexeu na posição de alguns privilegiados

E mataram a Jesus de Nazaré
E no meio de ladrões puseram sua cruz
Mas o mundo ainda tem medo de Jesus que tinha tanto amor...

Um forte abraço a todos e uma Páscoa abençoada!

terça-feira, 18 de março de 2008

Eu quero uma casa no campo...

Nesses tempos de cansaço e puro estresse, tenho certeza que a quase todos configura o mesmo desejo: uma casa no campo para ouvir seus discos e rocks rurais... Elis Regina cantou isso há muito tempo, mas toda sua obra é autêntica e moderna, contemporânea e atual aos ouvidos de quem gosta da música brasileira. Carinhosamente conhecida como a Pimentinha, nasceu em Porto Alegre onde iniciou a carreira aos onze anos de idade nos programas de rádios, como era costume da época para os iniciantes na música.

Considerada por muitos como a maior cantora de todos os tempos do Brasil, Elis passou pelos festivais, programas de tv e revelou grandes nomes da composição. Na década de 60, teve seu próprio programa, O fino da bossa, comandado ao lado de Jair Rodrigues. Foi nos festivais que começou a revelar grandes compositores. Artistas como Milton Nascimento, Renato Teixeira, Gilberto Gil, Edu Lobo, Chico Buarque, João Bosco, Fagner, Ivan Lins, Belchior, Aldir Blanc, dentre outros, atribuem a Elis seu lançamento ou o ápice que suas canções alcançaram em termos de interpretação. Mas, para ela a maior cantora do Brasil sempre foi Ângela Maria, de quem confessa receber a maior influência e afirma que chegava a imitar a Ângela em algumas interpretações.

Em meio a tantas interpretações surgem sucessos inesquecíveis até hoje como Arrastão, Casa no campo, Fascinação, Maria Maria, Cartomante, Corcovado, O Bêbado e a Equilibrista, Aquarela do Brasil, Águas de março, Retrato em preto e branco, Alô Alô marciano, Canção da América, Travessia, Saudosa maloca, Me deixas Louca, Folhas secas, Tiro ao Álvaro, Como nossos pais, As curvas da estrada de Santos, Atrás da porta, dentre muitos outros.

Elis Regina criticou muitas vezes a ditadura brasileira, anos difíceis que perseguiu e exilou muitos músicos em sua época, seja por meio de declarações públicas ou pelas canções que interpretavam. Sua popularidade a manteve fora da prisão, mas foi obrigada pelas autoridades a cantar o Hino Nacional durante um espetáculo em um estádio, fato que despertou a ira da esquerda brasileira.

Elis nos deixou órfãos de sua presença em 19 de janeiro de 1982. A nós e a seus filhos João Marcelo Bôscoli, filho do casamento com o músico Ronaldo Bôscoli, e Pedro Camargo Mariano e Maria Rita, filhos do pianista César Camargo Mariano. Os três enveredaram pelo ramo da música. Cabe a nós brasileiros, guardamos conosco a contribuição que Elis deu a música brasileira e a todos que a compõem nos últimos 50 anos, pois a maioria dos artistas, mesmo os mais contemporâneos têm alguma coisa direta ou indiretamente ligado a esse grande nome do cenário musical onde inúmeras cantoras afirmam ter influência da Elis, o que prova que ela estará sempre viva na música e na memória brasileira.

Um forte abraço a todos!