quinta-feira, 20 de março de 2008

A música Cristã brasileira...

A Música Sacra existe há muito tempo. Antigamente, e aqui me refiro a séculos passados, eram os grandes nomes da música clássica e erudita quem compunham e executavam nas Igrejas seus hinos dedicados às Coisas Santas. Nos últimos anos, de trinta anos pra cá, esse tipo de música, atualmente conhecido como música gospel tem se popularizado cada vez mais e fazendo surgir rádios especializadas apenas nesse estilo de canção! Católicos e protestantes se apresentam com seus hinos muito bem compostos e trabalhados para louvar o Senhor!

Dentre os católicos, acredito que o Padre Zezinho, no final dos anos 60, foi o pioneiro no mundo dos discos e na popularização desse estilo. Até hoje suas canções são entoadas nas missas e festas cristãs e a partir dele surgem outros padres-cantores e bandas católicas como Pe. Antônio Maria, Pe. Marcelo Rossi, Banda Anjos de Resgate, dentre tantos outros conhecidos e anônimos da mídia, mas executados nas Igrejas país afora.

Entre os protestantes, podemos destacar Aline Barros, que venceu recentemente o Grammy latino, além de Fernanda Brum, J Netto, Cassiane, Banda Oficina G3, Cristina Mel, Álvaro Tito, entre tantos que também levam aos ouvintes a palavra do Senhor em forma de música.

Alguns artistas da música brasileira que não são tidos como gospel costumam, vez por outra, gravarem algo referente a esse estilo. O pioneiro é o Roberto Carlos que, em 1970, já popularizava o movimento com a canção Jesus Cristo. Costumo atribuir ao Roberto e ao Padre Zezinho o pioneirismo em relação à popularização desse estilo, afirmou o Bispo Marcelo Crivela em entrevista ao Sem censura da Tv Brasil. Outros artistas como Antônio Marcos, Chitãozinho e Xororó, Ivan Lins, Zezé di Camargo e Luciano, Fafá de Belém, Daniel, Luiz Gonzaga e Simone podem ser citados com suas interpretações a alguns louvores. Até o Jorge Aragão gravou Ave Maria em estilo de samba, provando que podemos louvar em outros estilos.

Vale salientar que a "música cristã" no Brasil é generalizada como "gospel", englobando a música cristã como um todo, diferente dos outros países e significando até mesmo, nos dias atuais, um estilo de vida ou "jeito de ser".

Gostaria de deixar claro que fiz apenas um registro singelo do que acontece no país. Esse estilo musical tem sido tratado com bastante competência e dedicação e o resultado apresentado é muito agradável, por isso merece destaque. E observamos também que, independente da religião, a música cristã acontece no Brasil e leva o melhor a seu público! Sei que esse tema é muito vasto, são muitos artistas que mereceriam mais atenção e espaço onde estivessem sendo apresentados ou comentados. Aproveitando esse momento de reflexão pascal, deixo vocês com a letra de Um certo galileu, do Padre Zezinho:

Um Certo Galileu
Pe. Zezinho

Um certo dia, a beira mar apareceu um jovem Galileu
Ninguém podia imaginar que alguém pudesse amar do jeito que ele amava
Seu jeito simples de conversar tocava o coração de quem o escutava

E seu nome era Jesus de Nazaré
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
O fenômeno do jovem pregador que tinha tanto amor...

Naquelas praias, naquele mar, naquele rio, em casa de Zaqueu
Naquela estrada, naquele sol e o povo a escutar histórias tão bonitas
Seu jeito amigo de se expressar enchia o coração de paz tão infinita

Em plena rua, naquele chão naquele poço e em casa de Simão
Naquela relva, no entardecer o mundo viu nascer a paz de uma esperança
Seu jeito puro de perdoar fazia o coração voltar a ser criança

E seu nome era Jesus de Nazaré
Sua fama se espalhou e todos vinham ver
O fenômeno do jovem pregador que tinha tanto amor...

Um certo dia, ao tribunal alguém levou o jovem Galileu
Ninguém sabia qual foi o mal e o crime que ele fez; quais foram seus pecados
Seu jeito honesto de denunciar mexeu na posição de alguns privilegiados

E mataram a Jesus de Nazaré
E no meio de ladrões puseram sua cruz
Mas o mundo ainda tem medo de Jesus que tinha tanto amor...

Um forte abraço a todos e uma Páscoa abençoada!

5 comentários:

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Uma das mais belas canções do Padre Zezinho é "Oração da família", que foi cantada por RC/Padre Zezinho e o Padre Antônio Maria no especial do RC em 1997.

Deixo aqui a última frase da canção "Oração da família":

"Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho.
Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois."

Feliz Páscoa a todos!

Vinícius Faustini disse...

Fala, homem. Interessante esta abordagem, afinal, muitos marginalizam as canções religiosas no cancioneiro brasileiro. Me agrada muito também a canção "Minha história", versão de Chico Buarque para a italiana "Gesubambino", que traz um ponto de vista controverso do menino Jesus.

Feliz Páscoa!

Anônimo disse...

Conheço pouco do padre Zeziho, conheço a alguma música do padre Marcelo Rossi e do padre Antonio Maria.
Eu me lembro de ver num especial de
Roberto Carlos ele a cantar "Oração da familia" com o padre Zezinho e o padre Antonio Maria.
Abençõa Senhor as familias amén!
Abençõa Senhor a minha também!!

Abraços

CON disse...

Padre Zezinho é um exemplo!!! Na minha juventude participava ativamente de grupos de jovens na minha paróquia. Quantas vezes ensaiávamos suas canções para as missas de domingo...Mas a "Oração da família" é, para mim, a mais marcante e linda canção dele. As famílias estão mesmo precisando das bençãos de Deus! A família é a base de tudo!

Que Deus nos abençoe a todos!


Beijos azuis

Mazé Silva disse...

Amigo Everaldo !!!

Gostei muito de ter postado em seu Blog, esse tema falando sobre a música Cristã brasileira, que a cada dia esta dominando os meios de comunicação.

Desde criança, tenho acompanhado esse estilo musical. Admiro muito o padre Zezinho, que é um dos pioneiros a divulgar e louvar à Deus, através de suas lindas canções.

Um Certo Galileu é sem dúvida nenhuma, uma bela composição do Padre Zezinho, que admiro desde criança, pela sua lindíssima interpretação, falando da cristandade e da propagação dos atos de Jesus aqui na Terra.

Outras canções brilhantes do Padre Zezinho e que muito admiro, são: " Maria da Minha Infância "( Eu era pequeno, nem me lembro...), " Amar Como Jesus Amou "( Um dia uma criança me parou, olhou-me nos meus olhos e a sorrir...), muitas outras que aprendi durante a minha caminhada como católica.

Parabéns Everaldo e um grande beijo da amiga.

Mazé Silva/Fortaleza/Ceará.