terça-feira, 1 de abril de 2008

Pérola negra

Luiz Carlos dos Santos, mais conhecido como Luiz Melodia, tem música até no nome! Nasceu no Rio de Janeiro e descobriu a música ao ver o pai tocando seu violão de quatro cordas em casa, embora o pai tivesse ciúmes do instrumento e o deixasse pouco acessível ao filho! E foi justamente seu pai que se tornou um fã tão importante e ao mesmo tempo um ídolo eterno. Tanto é que o sonho de Melodia era gravar um disco do pai, que infelizmente se foi antes do sonho realizado!

Luiz Melodia é desses artistas com voz única no Brasil. Não temos outro que tenha um timbre semelhante ao dele! Nascido no morro carioca, o berço do samba, sofreu influências da bossa nova e da jovem guarda. Através do poeta Wally Salomão, "Melô" conheceu a sua intérprete favorita: Gal Costa que gravaria seu maior sucesso, Pérola negra, além de outros como Juventude Transviada que tornou-se inesquecível por sua primeira frase: "Lavar roupa todo dia, que agonia!..." No acústico Mtv da Gal em 1997, Luiz participa no dueto de Pérola negra, numa espécie de agradecimento eterno à sua madrinha.

Maria Bethânia gravou outra composição sua Estácio Holly Estácio. Além desses, Melodia emplacou também sucessos de outros compositores, firmando sua marca de intérprete para Codinome Beija-flor, Quase fui lhe procurar, Negro gato, O caderninho, Com muito amor e carinho, Valsa brasileira, Tereza da praia, Rosa, entre outras. Melodia também já dividiu vocais com artistas como Fagner, Tim Maia, Caetano Veloso, Emílio Santiago, Zizi Possi e Zeca Pagodinho.

Atualmente, Luiz Melodia anda divulgando o seu mais recente trabalho sobre o samba dos morros - Estação Melodia. É como se fizesse um apanhado de suas raízes, das coisas que ouvia, das lembranças de seu pai! E o Brasil agradece...

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Reza a lenda de que Pérola Negra era o nome de um travesti carioca, e foi pra ele que o Melodia compôs a canção. Gosto muito dele como cantor e como compositor, e também gostei dele atuando na novela "Bang bang", como o pianista Sam. Claro, uma sátira do Mario Prata à célebre cena do "toque outra, Sam!".

Melodia também é um ótimo intérprete, e fez leituras maravilhosas de "Negro gato" e, principalmente, de "Cala a boca Zebedeu", música de Sérgio Sampaio. E tá muito legal essa recente releitura de sambas do disco dele.

Abraços, homem.

Vinícius Faustini

Anônimo disse...

Assisti a uma apresentação de Luiz Melodia, há aproximadamente 4 anos, e ainda hoje lembro com muito carinho de toda a sua simpatia, carisma e, é claro, de sua linda voz. As músicas que vc mencionou são inesquecíveis e ganham ainda mais brilho na voz desse intérprete talentosíssimo.

Beijos

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Ah!Agora sim.Gostei de ver Luiz Melodia aqui.Artista único