terça-feira, 29 de setembro de 2009

Os compositores do Brasil - 19

A série Os compositores do Brasil apresenta hoje um conterrâneo, que teve muitas de suas canções como topo nas paradas dos anos 80: Paulo de Souza, mais conhecido no meio da composição como Paulo Debétio. Seu primeiro grande sucesso veio em 1976 na voz de Alcione: Retalhos.

Poucos conhecem seu nome, mas muitos conhecem seus sucessos nas vozes de grandes intérpretes: Pelo amor de Deus (Emílio Santiago), Metades (Leci Brandão), Estrela veja e Bailarina (Wando), Cheiro moreno (Elba Ramalho), Nuvem de lágrimas (Chitãozinho e Xororó e Fafá de Belém), Uma nova mulher (Simone), Tieta (Luiz Caldas), Mano (Leonardo), Um dois três (Chitãozinho e Xororó), Meu amor não vá embora (Beto Barbosa), entre outras.

Com a maioria das suas composições divididas com Paulinho Resende, Paulo Debétio foi e continua sendo muito requisitado pelos grandes intérpretes seja na área de produção, seja como compositor, e suas composições mais marcantes continuam sendo regravadas, o que prova que a boa música transforma-se em algo eterno.

Um forte abraço a todos!

domingo, 27 de setembro de 2009

Caetano Veloso - Novelas

Essa compilação lançada em 2002 mostra sucessos da obra de Caetano Veloso para as novelas globais. Canções de seu repertório que se tornaram clássicos, algumas compostas pelo próprio Caetano e, outras apenas interpretadas por essa grande lenda da música brasileira.

Da trilha de Sem lenço e sem documento, Mário Prata (1977), temos Alegria, alegria, gravada em 1968 e O Leãozinho. Um ano depois veio Gina (escrita por Rubens Ewald Filho e inspirada no romance de Maria José Dupré) e lá estava Caetano com Coração Vagabundo. Homem proibido, Teixeira Filho (1982) trouxe Queixa. Você é linda pintou na trilha de Eu prometo, Janete Clair (1983). Um sonho a mais de Daniel Más (1985) trouxe a canção gravada em inglês Shy moon, um dueto com Ritchie.

Escândalo foi composta para Ângela Rô Rô em 1981, mas só foi lançada por Caetano em 2001 e constou na trilha sonora de O Clone, Glória Perez. Da safra de interpretação temos Felicidade (Felicidade foi embora...), para a novela Olhai os lírios do campo, com texto de Geraldo Vietri a partir do romance de Érico Veríssimo (1980). Em Vale tudo, de Gilberto Braga (1988), tivemos Isto aqui o que é. Para a inesquecível Tieta, adaptação de Jorge Amado (1989), tivemos Meia lua inteira. Dez anos mais tarde, em Suave veneno, de Agnaldo Silva, temos seu maior sucesso de vendas - Sozinho. Nesse mesmo ano, em italiano, temos Luna Rossa, para a novela Terra nostra, de Benedito Ruy Barbosa.

Temos ainda Samba de verão, para a novela Laços de família, de Manoel Carlos (2001) e a faixa que abre essa compilação, Sonhos, vem lá de 1982, e esteve na trilha de Desejos de mulher, de Euclydes Marinho (2002). É uma compilação para quem sempre acompanhou as novelas e se deliciou com os sucessos do Caetano e além disso, mesmo quem não curta esses folhetins globais, sabe que uma compilação, com um repertório assim será sempre agradável aos nossos ouvidos!

Um forte abraço a todos!

sábado, 26 de setembro de 2009

De volta pro aconchego

Ultimamente, tenho explorado algumas canções que emocionam, que tocam os mais distantes recantos da alma e a encanta por completo! É o caso de De volta pro aconchego, do Nando Cordel e do Dominguinhos, imortalizada pela Elba Ramalho! Gravada em 1985 e sucesso nacional da novela Roque Santeiro, essa canção era tema do protagonista da novela, a maior pra mim, em que, de repente, sem entender as mudanças que sucederam sua ausência, estava de volta a sua terra natal!

Sempre me emociono quando volto a Limoeiro e penso nessa canção! Fico pensando como é bom voltar pra casa, independente de não morar mais lá! Nós, seres humanos, temos condições de termos várias moradas e a sensação de voltar pra casa, de encontrarmos a proteção do nosso lar e o aconchego do local e das pessoas que tanto amamos é realmente indescritível! E nesse ponto, a pessoa amada é o melhor aconchego, onde saciamos a saudade e encontramos a felicidade enfim, como diz a letra:

De volta pro aconchego
(Nando Cordel e Dominguinhos)

Estou de volta pro meu aconchego
Trazendo na mala bastante saudade
Querendo um sorriso sincero, um abraço
Para aliviar meu cansaço e toda essa minha vontade

Que bom, poder tá contigo de novo
Roçando o teu corpo e beijando você
Prá mim tu és a estrela mais linda
Seus olhos me prendem, fascinam
A paz que eu gosto de ter.

É duro, ficar sem você vez em quando
Parece que falta um pedaço de mim
Me alegro na hora de regressar
Parece que eu vou mergulhar na felicidade sem fim...

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Um dia a estrela vai brilhar e o sonho vai virar realidade...

Eu poderia ter feito uma série intitulada de filho peixe da música brasileira, peixe também é! Pois aqui está mais uma grande cantora, filha de outra extraordinária intérprete da nossa música: Luiza Possi Gadelha, filha de Zizi Possi. Natural do Rio de Janeiro, Luiza começou sua carreira como cantora em 2002, quando participou de um show de sua mãe, e em seguida lançou seu primeiro disco.

E já mandou para as rádios e para o público que conquistou, hits como Dias iguais, Eu sou assim, Tudo que há de bom, Tanto faz, Sem você, Além do arco-íris, Nem bem acordo, Ilegal imoral ou engorda, Em busca da felicidade, Escuta, Folhetim, Me faz bem, Tudo certo, entre outras.

Esse ano foi especial para Luiza, pois além de participar, com sua mãe e outras divas, do projeto elas cantam Roberto, também lançou um novo cd com boa aceitação de crítica, afinal, Bons ventos sempre chegam e, com esse título, o sucesso estará cada vez mais próximo desse nome contemporâneo que os bons ventos trazem para a música brasileira!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Só liguei porque te amo...

Com um pouco de raridade costumo destacar alguns grandes artistas internacionais que muito influenciaram nossos ídolos e nossa música. É o caso do Stivie Wonder que muito já tocou em nossas rádios, seja com seus sucessos originais ou em algumas releituras e versões feitas por artistas como Gilberto Gil, Gal Costa, Adilson Ramos, Alcione, Eduardo Lages, entre outros.

O grande sucesso do Stivie também no Brasil foi I just called to say i love you que tornou-se grande hit e teve várias regravações, inclusive no Brasil temos duas versões dessa canção, uma interpretada pelo Gil e outra pelo Adilson. Outros grandes sucessos seus por aqui foram Overjoyed, Lately, My cherie amour, My love, Isn't she lovely, entre outras.

Stivie não é apenas um grande nome americano ou mais um cantor internacional que fez sucesso no Brasil, mas suas canções, seu trabalho, de um modo geral atravessa fronteiras e influenciou e ainda influencia muitos nomes em nosso país, mesmo os que nunca navegaram em seu repertório! Então, vez por outra, ao vasculhar um pouco sobre os grandes artistas desse país, entre suas principais influências e admirações estão nomes como o do Stivie Wonder, retratado nessa singela homenagem!

Um forte abraço a todos!

domingo, 20 de setembro de 2009

Tim Maia in Concert

Na década de 80, a Rede Globo apresentava um programa com grandes nomes da nossa música, como uma série denominada In concert. Foi o caso do eterno síndico Tim Maia. Em uma gravação que mescla trechos de um show e também trechos de comentários/entrevista feita com o Tim, o cd/dvd foi lançado em 2007.

O repertório privilegiava alguns clássicos do artista apresentados em sua então atual turnê como Vale tudo, Descobridor dos sete mares, Do leme ao portal, Me dê motivo, Você, Azul da cor da mar, Gostava tanto de você, Você e eu eu e você, A festa do Santo Reis, Coronel Antônio Bento e Sossego. Na realidade, Tim não apenas cantava, mas brincava e muito se divertia com sua plateia e com sua banda Vitória Régia, que nessa data contava com músicos convidados como Paulo Braga e Jacques Morelembaum.

É legal ver a Globo abrindo seu baú e lançando coisas inesquecíveis como apresentações de grandes artistas, como é o caso do Tim e torçamos para que isso aconteça cada vez mais, sobretudo porque temos uma carência enorme de grandes programas como esse, na atualidade. Mas, voltando ao dvd, nos extras temos fotos e entrevista rápida com o Síndico que contou, na plateia, com famosos como Erasmo Carlos e Lulu Santos e agora, com esse cd/dvd, o país inteiro pode matar a saudade da eterna voz inconfundível de Tim Maia.

Um forte abraço a todos!

sábado, 19 de setembro de 2009

120, 150, 200 km por hora

Essa canção muito me emociona! E acredito que todos que dirijam, que já tiveram a solidão de uma estrada à noite, entendem o que estou falando! Mas, Roberto uniu a esse ambiente a saudade daquele velho amor que se acentua como a aceleração que o carro sofre! E o mais legal é presenciar o aumento simultâneo do desespero do personagem e da velocidade, com o decorrer da letra.

É claro que nossas atuais estradas não permitem tanta rapidez, nem precisamos de tanto pois corremos vários riscos em sofrer tamanha velocidade, mas é muito interessante pensar que o amor e a velocidade caminham juntos para apagar as marcas que ficaram no caminho da saudade:

120, 150, 200 km por hora
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

As coisas estão passando mais depressa
O ponteiro marca 120
O tempo diminui
As árvores passam como vultos
A vida passa, o tempo passa
Estou a 130
As imagens se confundem
Estou fugindo de mim mesmo
Fugindo do passado, do meu mundo assombrado
De tristeza, de incerteza
Estou a 140, fugindo de você

Eu vou voando pela vida sem querer chegar
Nada vai mudar meu rumo nem me fazer voltar
Vivo, fugindo, sem destino algum
Sigo caminhos que me levam a lugar nenhum

O ponteiro marca 150
Tudo passa ainda mais depressa
O amor, a felicidade
O vento afasta uma lágrima que começa a rolar no meu rosto
Estou a 160, vou acender os faróis, já é noite
Agora são as luzes que passam por mim
Sinto um vazio imenso
Estou só na escuridão a 180
Estou fugindo de você

Eu vou sem saber pra onde nem quando vou parar
Não, não deixo marcas no caminho pra não saber voltar
Às vezes sinto que o mundo se esqueceu de mim
Não, não sei por quanto tempo ainda eu vou viver assim

O ponteiro agora marca 190
Por um momento tive a sensação de ver você a meu lado
O banco está vazio
Estou só a 200 por hora
Vou parar de pensar em você pra prestar atenção na estrada

Vou sem saber pra onde nem quando vou parar
Não, não deixo marcas no caminho pra não saber voltar
Às vezes, às vezes sinto que o mundo se esqueceu de mim
Não, não sei por quanto tempo ainda eu vou viver assim

Eu vou, vou voando pela vida
Sem querer chegar...

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tá tudo cinza sem você...

Cantor, compositor, baterista e guitarrista, esse é João Luiz Woerdenbag Filho, ou como todos já conhecem: Lobão. Natural do Rio de Janeiro, Lobão é também apresentador de um programa de debates sobre vários assuntos na MTV. Foi na emissora que também gravou um dos discos mais aplaudidos recentemente, seu Acústico MTV, onde faz releituras de grandes sucessos como Me chama, gravado também por João Gilberto.

Lobão atuou com artistas como Lulu Santos e Ritchie na banda Vimana, em seu início de carreira. Mais tarde, Cazuza gravou seu sucesso Vida louca vida. Trabalhou com Luiz Melodia e Marina Lima e fundou a Blitz, saindo dessa antes de seu sucesso nacional. Entre outros sucessos, podemos destacar: Corações psicodélicos, Bambina, Vou te levar, A gente vai se amar, O mistério, Pra onde você vai, Noite e dia, A vida é doce, etc.

Lobão é tido como uma figura polêmica, mas apesar de ainda conhecer pouco sobre seu trabalho, gosto do seu programa e de como o conduz de forma sempre inteligente, nos debates sobre os temas abordados. E suas canções cultivam um público forte e fiel que reconhecem nele um grande nome de nossa música!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tudo que há em mim só quer sentir saudade...

Ela foi a maior cantora de seu tempo, um nome inesquecível para muitos artistas que ainda hoje estão na ativa: Elizeth Moreira Cardoso, natural do Rio de Janeiro. Desde pequena, Elizeth já cantava, influenciada pelo pai, seresteiro que tocava violão e, pela mãe que gostava de cantar.

Seus primeiros passos como profissional foram dados na Rádio Guanabara, onde apresentou-se com artistas já consagrados como Vicente Celestino, Moreira da Silva, Araci de Almeida e Noel Rosa. Destacou-se no choro e na interpretação de Samba-canções, sendo considerada a melhor nesse estilo ao lado de nomes consagrados também em sua época como Ângela Maria, Dolores Duran e Maysa. Mais tarde, há quem considere Elizeth como a percussora da Bossa Nova. Muitos apontam seu disco Canção do amor demais, de 1958, com direito a João Gilberto no violão, como o marco inicial desse movimento!

Na década de 60, Elizeth teve um programa de televisão, o Bossaudade, onde vários ídolos de hoje, pupilos seus, começaram sua carreira. Entre as canções que foram sucesso em sua voz, entre outras, podemos destacar Eu bebo sim, Naquela mesa, Chove lá fora, Eu não existo sem você, Chega de saudade, A noite do meu bem, Apelo, No rancho fundo, As rosas não falam, Chão de estrelas, Bom dia tristeza, Demais, Carinhoso, Feitiço da Vila, Carolina, Preciso aprender a ser só, Por causa de você, Manhã de Carnaval, Outra vez, Foi a noite, Eu disse adeus, Tive sim, Se todos fossem iguais a você, Insensatez, etc. Elizeth se foi em 1990, mas continua sendo lembrada simplesmente como Divina, por sua contribuição à música brasileira, uma diva por excelência!

Um forte abraço a todos!

domingo, 13 de setembro de 2009

Eduardo Lages - Nossas canções

Este é o trabalho mais importante que indico esse ano. Falei e falarei de diversos outros trabalhos maravilhosos, mas este aqui tem algumas importâncias peculiares: é de um grande ídolo, de um amigo, de uma pessoa admirável e posso afirmar com orgulho e humildade que tem um pouquinho de mim nele!

Produzido pelo próprio maestro, Nossas canções chegou às lojas há poucos dias e já é sucesso garantido. Há um bom tempo, um cd não me levava às lágrimas, mas acredito que o motivo foi a escolha certeira das melodias e letras mais tocantes da obra do rei Roberto Carlos, que completa 50 anos de carreira, e tem nesse trabalho uma homenagem com todo o requinte e elegância que a música instrumental produzida pelo Eduardo Lages nos oferece.

Além do horizonte faz reviver aquele clima campestre, típico da letra de paz que esse hino prega. Outra vez ficou um fox, uma valsinha muito linda, onde ele “exagera” nos detalhes de arranjo, nas frases de sopros. O Portão em versão instrumental está ainda mais tocante, com solos de piano e guitarra! E o que dizer de Não se esqueça de mim que inova com solo de sax muito legal?

Nossa canção faz jus ao quase título do disco, também ficou linda! Negro gato tá um soul muito bacana e o mais incrível é imaginar que Eduardo foi o maestro e o músico dela por inteiro, a programando por inteiro numa experiência positiva. Divino é ouvir Não quero ver você triste com aquele solo de gaita! Acho até que os artistas poderiam explorar mais o som da gaita e o Milton Guedes, que participa do cd, é mestre nisso.

Eu tenho a impressão que Canzone per te, uma canção italiana, transformou-se em um clássico francês, com frases de acordeão, ficou bárbara! O tempo vai apagar entra no hall das mais tocantes e como ficou linda, além de ser explorado aqui o som do hammond de forma suave, como em outras faixas também. E o que dizer de Falando Sério, que virou outro belíssimo fox? Custe o que custar ficou ainda mais romântica e Confissão surpreendeu pela introdução e finalização em um clima de suspense que remete bem à letra.

Mais um trabalho belíssimo que os fãs de Eduardo ajudaram a fazer e agora se deliciam com esse presente musical perfeito! Em seu quinto lançamento, Eduardo demonstra maturidade e sua já consagrada elegância sob o piano e o repertório mais romântico do país! Nossas canções é simplesmente um primor e preza pelo requinte da boa música e dos trabalhos mais agradáveis!

Um forte abraço a todos!

sábado, 12 de setembro de 2009

Vida

Gosto muito do Fábio Jr. O intérprete e o compositor. Essa canção, nem se fala! Recentemente gravada pelo padre Fábio de Melo, Vida é uma das mais lindas filosofias da música brasileira e uma das mais inspiradas do Fábio compositor. Canções assim que nos reanimam, nos mandam seguir rumo norte...

Essa letra, através dos detalhes que descreve das ruas, me faz refletir sobre o abandono, sobre as crianças que pedem, que usam drogas, que passam fome! Nem sei se realmente a letra induz isso, mas me desperta esses pensamentos. Até onde nossa responsabilidade pode fazer mudar esse panorama? O que poderíamos fazer para melhorar tudo isso? E o Fábio responde direitinho essa questão quando diz: "E dar as mãos e dar de si além do próprio gesto"... Filosofia pura!!! Sem falar em outros problemas que as pessoas carregam consigo no cotidiano e parecem esquecer de curtir as coisas mais lindas da vida, como um pôr-do-sol por exemplo ou uma bela canção como essa:

Vida
(Fábio Jr.)

Pelas ruas da cidade pessoas andam num vai e vem
Não veêm o cair da tarde, vão nos seus passos como reféns
De uma vida sem saída, vida sem vida, mal ou bem

Pelos bancos desses parques, ninguém se toca sem perceber
Que onde o sol se esconde, o horizonte tenta dizer
Que há sempre um novo dia, a cada dia em cada ser

Não é preciso uma verdade nova, uma aventura
Pra encontrar nas luzes que se acendem um brilho eterno
E dar as mãos e dar de si além do próprio gesto
E descobrir feliz que o amor esconde outro universo

Pelos becos, pelos bares, pelos lugares que ninguém vê
Há sempre alguém querendo uma esperança, sobreviver
Cada rosto é um espelho de um desejo de ser de ter

Talvez, quem sabe, por essa cidade passe um anjo
E por encanto abra suas asas sobre os homens
E dê vontade de se dar aos outros sem medida
A qualidade de poder viver vida, vida, vida

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ser feliz é tudo que se quer...

Naturais de Pelotas/RS, os homenageados de hoje são os irmão cantores e compositores que formam a dupla Kleiton Alvis Ramil e Kledir Alves Ramil. Começaram a estudar música muito cedo e já nos anos 70 faziam parte da banda de rock Almôndegas. Quando o grupo se dissolveu, os irmão prosseguiram como dupla e lançaram seu primeiro disco em 1980, já com o sucesso radiofônico Vira virou. Também participaram de um Festival com a canção Maria Fumaça.

Vários hits sucederam como Deu pra ti, Paixão, Vento negro, Fonte de saudade, Corpo e alma, Nem pensar, Canção da meia-noite, Tô que tô, Noite de São João, etc. Vários artistas gravaram suas canções como Simone, Nara Leão, Caetano Veloso, Fafá de Belém, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Emílio Santiago, Belchior, entre outros.

Kleiton e Kledir tornaram-se autênticos representantes gaúchos para o mundo e, mesmo passando um tempo afastados, retomaram e continuam fazendo seus shows país afora, inclusive sendo homenageados em 2002 pela Escola de Samba Caprichosos de Pilares. Mais uma grande dupla, esquecida pela mídia, mas divulgada por seu público fiel que eterniza seus sucessos!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Os Músicos do Brasil - 1

O Blog Música do Brasil orgulhosamente inicia uma série onde homenageará os músicos desse país! Não que os artistas que por aqui tem passado não sejam considerados assim, mas falo específicamente em músicos que se dedicam a algum instrumento, acompanhando nossos artistas em suas bandas ou orquestras!

Esses virtuosos merecem destaque por seus trabalhos árduos e pouco reconhecidos. São modestas as referências a seus trabalhos e nem todo artista tem isso em público. Então, vamos homenagear maestros, pianistas, tecladistas, sanfoneiros, violonista, guitarristas, percussionistas, bateristas, Orquestras Sinfônicas e corais, como essa de São Paulo, na foto acima.

Assim como a série que reconhece as obras autorais dos compositores, vamos ver alguns nomes que marcaram os discos e os shows das maiores estrelas de nosso país, alguns mais conhecidos, outros poucos citados! Espero que continuem participando e sintam-se a vontade para deixar nomes que gostariam de vê-los por aqui já nas próximas edições dessa série!

Um forte abraço a todos!

domingo, 6 de setembro de 2009

Eternamente Cauby Peixoto

O professor da mpb completou 55 anos de carreira em 2006 e a comemoração não poderia ser melhor: o grande e último cantor das rádios lançou um cd/dvd onde revive grandes sucessos, além de novas e eternas interpretações às principais canções que marcaram uma carreira mais que bem sucedida.

Após a abertura emendada com a faixa Volto a cantar pra vocês, a eterna voz inicia seu desfile de clássicos brasileiros, passeando por diversos compositores que visitou durante todo esse tempo. É o caso da célebre Começaria tudo outra vez de Gonzaguinha, ou do medley em homenagem a Chaplin Sorri/Luzes da Ribalta. Tom Jobim aparece em Wave e no medley Triste e Garota de Ipanema.

De Chico e Edu, Cauby se mostra por completo em Beatriz. Também navega nas canções internacionais com perfeição como em Just in time e Ne me quitte pas, ambas interpretadas no passado por Maysa. Canções imortalizadas pelo Cauby também não faltam em Blue Gardenia, Tarde Fria, Canção do Rouxinol, Quando te vi e A noiva, esta última com direito a dueto com Agnaldo Timóteo. Djavan empresta sua Flor de lis. Alcione vem para duetos fantásticos em Você me vira a cabeça e A pérola e o rubi.

Roberto Carlos aparece com suas composições emprestadas a seu ídolo em Como é grande o meu amor por você e Emoções. Cauby também interpreta Primavera, do repertório de Tim Maia e não se despede antes de mandar seus dois maiores clássicos Bastidores e Conceição. Nos extras, entrevista e depoimentos de amigos presentes ao show como Claudete Soares e Vanusa. Cauby dispensa qualquer comentário que soaria retundante e para isso basta apenas conferir suas interpretações e sua voz ímpar, considerado por muitos: simplesmente o nosso Sinatra brasileiro!

Um forte abraço a todos!

sábado, 5 de setembro de 2009

Tempos modernos

Tá aí uma coisa insuportável: a tal da hipocrisia. É claro que devamos sempre buscar e plantar a paz! Mas, não podemos fechar os olhos para algumas atitudes e para algumas pessoas que nos atingem de uma forma que a escolha certa é um caminho distinto. Entendo que essa é também uma forma de cultivar a paz!

Não precisamos perder tempo com alguém que nos fez mal e que percebemos que não dá mais para termos uma convivência saudável. Mas, precisamos seguir em frente porque sempre veremos pessoas que nos serão mais valiosas e que ajudarão a formar nossos tempos modernos, trabalhando projetos comuns com muita fé e otimismo. Isso é aproveitar bem o tempo, como diz a canção do Lulu:

Tempos modernos
(Lulu Santos)

Eu vejo a vida melhor no futuro
Eu vejo isso por cima de um muro
De hipocrisia que insiste em nos rodear

Eu vejo a vida mais clara e farta
Repleta de toda satisfação
Que se tem direito do firmamento ao chão

Eu quero crer no amor numa boa
Que isso valha pra qualquer pessoa
Que realizar, a força que tem uma paixão

Eu vejo um novo começo de era
De gente fina, elegante e sincera
Com habilidade pra dizer mais sim do que não

Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir

Que não há tempo que volte amor
Vamos viver tudo que há pra viver
Vamos nos permitir

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

É que eu sambo direitinho, assim bem miudinho...

Filho de peixe, peixinho é! Incontestável é esse ditado também no mundo do samba, pois a música brasileira tem o prazer de desfrutar do trabalho de Mart´nália Mendonça Ferreira. Filha do sambista Martinho da Vila e de Anália da Vila, seu nome é uma fusão do nome dos pais. Aliás, fez durante muito tempo backing vocal para o pai em seus shows.

Natural da Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro, cresceu no berço do samba. Muitos pensam que seu sucesso é recente, mas seu primeiro disco saiu em 1987. Tendo trabalhado com artistas como Ivan Lins, Caetano Veloso e Maria Bethânia, sua experiência se reflete em seus deliciosos sambas, recheados com sua típica malandragem.

Entre vários sucessos de Mart´nália, temos Cabide, Chega, Pé no meu samba, Benditas, Essa mania, Tava por aí, Alegre menina, Sem compromisso, Deixe a menina, Fato consumado, Menino do rio, Boto meu povo na rua, Entretanto, Alguém me avisou, Sonho meu, Tiro ao Álvaro, etc. Tenho certeza que ainda ouviremos muito a falar sobre esse grande talento que o mundo do samba nos oferece através de sua musicalidade!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos...

Quem ouviu essa canção, já na introdução saudando o mês que se inicia hoje talvez não conheça seu criador: Alberto de Castro Guedes ou simplesmente Beto Guedes. Natural do Rio de Janeiro, cresceu em Montes Claros/MG, onde desde adolescente participava de bandas e já aos 18 anos participou do V Festival Internacional da Canção, com a canção Feira moderna, em parceria com Fernando Brant. Tomou projeção nacional por fazer parte do Clube da Esquina com seus parceiros mineiros Milton, Lô e Márcio, Fernando, entre outros.

Após participar de gravações do Milton e lançar um disco em parceria com Danilo Caymmi, Novelli e Toninho Horta, apresenta em 1977 seu primeiro disco solo. Amor de índio, talvez seu maior sucesso surge em 1978 e Sol de primavera vem no ano seguinte, com o terceiro trabalho e arranjo de Wagner Tiso e letra de Ronaldo Bastos, antigos parceiros do Clube.

Suas canções já foram interpretadas por vários outros colegas como Elis Regina, Djavan, Milton Nascimento, Simone, Cauby Peixoto, entre outros. Entre seus grandes sucessos, além dos já comentados, podemos citar Luz e mistério, Clareana, Quando te vi, O sal da terra, Paisagem na janela, As vitrines, Maria solitária, Nascente, etc.

Um forte abraço a todos!