terça-feira, 15 de setembro de 2009

Tudo que há em mim só quer sentir saudade...

Ela foi a maior cantora de seu tempo, um nome inesquecível para muitos artistas que ainda hoje estão na ativa: Elizeth Moreira Cardoso, natural do Rio de Janeiro. Desde pequena, Elizeth já cantava, influenciada pelo pai, seresteiro que tocava violão e, pela mãe que gostava de cantar.

Seus primeiros passos como profissional foram dados na Rádio Guanabara, onde apresentou-se com artistas já consagrados como Vicente Celestino, Moreira da Silva, Araci de Almeida e Noel Rosa. Destacou-se no choro e na interpretação de Samba-canções, sendo considerada a melhor nesse estilo ao lado de nomes consagrados também em sua época como Ângela Maria, Dolores Duran e Maysa. Mais tarde, há quem considere Elizeth como a percussora da Bossa Nova. Muitos apontam seu disco Canção do amor demais, de 1958, com direito a João Gilberto no violão, como o marco inicial desse movimento!

Na década de 60, Elizeth teve um programa de televisão, o Bossaudade, onde vários ídolos de hoje, pupilos seus, começaram sua carreira. Entre as canções que foram sucesso em sua voz, entre outras, podemos destacar Eu bebo sim, Naquela mesa, Chove lá fora, Eu não existo sem você, Chega de saudade, A noite do meu bem, Apelo, No rancho fundo, As rosas não falam, Chão de estrelas, Bom dia tristeza, Demais, Carinhoso, Feitiço da Vila, Carolina, Preciso aprender a ser só, Por causa de você, Manhã de Carnaval, Outra vez, Foi a noite, Eu disse adeus, Tive sim, Se todos fossem iguais a você, Insensatez, etc. Elizeth se foi em 1990, mas continua sendo lembrada simplesmente como Divina, por sua contribuição à música brasileira, uma diva por excelência!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: