terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os compositores do Brasil - 32

Na primeira edição dessa série, falamos do Michael Sullivan, dono de grandes hits da nossa música brasileira, sobretudo a partir dos anos 80. E hoje, vamos abordar o principal parceiro do Sullivan nesses sucessos: o carioca Paulo Massadas, que pouco sabemos sobre ele. Nos anos 60, Paulo fazia parte de conjuntos de Lafayette e de Lincoln Olivetti, como baixista.

Mas, foi nos anos 80, com a famosa parceria com Sullivan, iniciada no fim dos anos 70, que se tornaria mais conhecido, desde o primeiro sucesso da dupla Me dê motivo, na voz do Tim. A partir disso, várias canções ganhariam as rádios como Nem morta, Whisky a go go, Um dia de domingo, Transas e caretas, Um sonho a dois, Deslizes, Amor perfeiro, É de chocolate, Leva, Amanhã talvez, Lua de cristal, Talismã, Retratos e canções, Estranha loucura, Fui eu, Custe o que custar, Meu ciúme, Pergunte pro seu coração, Joga fora, Corpo e alma, etc.

E se o leitor ainda não reconhece nesse um extraordinário criador de nossa música, basta ouvir os trabalhos de Joanna, Fafá de Belém, Xuxa, Roberto Carlos, Tim Maia, Gal Costa, Sandra de Sá, Roupa nova, Chitãozinho e Xororó, José Augusto, Julio Iglesias, Zezé di Camargo e Luciano, Rosana, Richard Clayderman, Ângela Maria, entre tantos. Na foto, (raro achar alguma fotografia do Paulo Massadas, localizado à esquerda), ao lado de seu grande parceiro, com quem compôs seus maiores sucessos e também produziram discos de vários artistas.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: