terça-feira, 31 de maio de 2011

Os Músicos do Brasil - 22

Natural de Lagoa da canoa/AL, ele é compositor e multiistrumentista, pois toca acordeão, flauta, garrafa, piano, bacia, saxofone e sintetizador, entre outros instrumentos musicais. Ele é Hermeto Pascoal, o músico brasileiro que desde os 10 anos aprendeu a tocar seu acordeão com seu irmão, graças a seu pai, homem simples da roça, que chegou a vender dois bois para comprar um instrumento para o filho.

Hermeto tentou carreira já aos 14 anos quando morava no Recife/PE e nos anos 50 já era considerado um dos melhores acordeonista do agreste. Mudou-se para o Rio de Janeiro e no começo dos anos 60 atuou em São Paulo, em vários grupos, onde ganhou notoriedade. Já trabalhou com músicos como Geraldo Vandré, Edu Lobo, Dominguinhos, Sivuca e Elis Regina, entre outros.

Desenvolveu uma carreira internacional marcante e é um dos poucos músicos que tem vida própria, ou seja, não precisou acompanhar um grande artista durante muitos anos, ao contrário, sendo uma referência entre músicos, algo meio raro no meio. E esse reconhecimento vem de fora também, só comprovando que no Brasil, também temos grandes músicos!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: