terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Nesses dias de carnaval, pra mim você vai ser ela...

Um dos maiores nomes do frevo nacional, Claudionor Germano da Hora é natural de Recife/PE, irmão do artista plástico Abelardo da Hora e pai do também cantor de frevo Nonô Germano. Considerado o maior intérprete de Capiba, também é destaque na interpretação de Nelson Ferreira. Sua carreira tem início no final dos anos 40, nas rádios locais pernambucanas, como croner.

Suas primeiras gravações foram o samba Eu não vivo sem mulher e a marcha Vai ser pra mim, em 1951. Seu primeiro disco viria em 1953, com o sucesso de História de Pierrô. Após o advento da televisão pernambucana, foi contratado, alcançando sucesso nacional, mesmo sem ter saído muito de seu Estado natal. Entre seus sucessos, podemos citar Boneca, Frevo nº 3, Nem que chova canivete, Maria Bethânia, É de amargar, Saudades do Recife, A dor de uma saudade, A mesma rosa amarela, Colombina, O mais querido, Frevo dos namorados, entre outros.

É certo que vivemos de frevos antigos e esse estilo, como muitos precisam de renovação. Mas, é também certo que pessoas como Capiba, Nelson Ferreira e Claudionor são e sempre serão espelhos para quem deseja inovar nessa área que traz coisas tão lindas, tradicionais e inesquecíveis. E um artista como Claudionor não pode passar impune quando o assunto é frevo e música brasileira!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Um dos principais intérpretes do mestre Capiba só pode mesmo fazer jus à fama e à notoriedade que o cercam.
Um nome ligado ao frevo e, consequentemente, ao que existe de mais original na cultura do nosso Estado!

Beijos!