quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

É tão bom sonhar contigo...

Ela possui uma história marcante na música brasileira. Foi a precursora do rock nacional e no auge da carreira, abandona tudo para se dedicar à família. Mas, seus sucessos se tornarm inesquecíveis e até hoje fazem parte de todo bom baile, de todo repertório de grande orquestra que se embala nessa pré-jovem guarda. Célia Campelo Gomes Chacon, ou simplesmente Celly Campello.

Natural de Taubaté/SP, aos 6 anos já cantava em programas de rádio, estudando posteriormente piano, violão e balé. Aos 12 anos já apresentava seu próprio programa de rádio e aos 15 gravou seu primeiro disco 78 rpm. No final dos anos 50 estreava na televisão seu programa próprio ao lado de seu irmão Tony Campello. Sua carreira a nível nacional explode em 1959 quando grava Estúpido cupido, um clássico.

Outros sucessos são Lacinhos cor-de-rosa, Broto certinho, Eu você e o luar, Muito jovem, Você me fez brilhar, Túnel do amor, Billy, Broto legal, Banho de lua, entre outros. E aos 20 anos, no auge de sua carreira, abandona tudo para se casar e dedicar-se à família. Era cogitada para apresentar o programa Jovem Guarda, ao lado de Roberto e Erasmo, vaga ocupada por Wanderléa. Celly ainda tentou retomar sua carreira depois da exibição da novela Estúpido cupido, onde fez uma pequena participação como atriz. Partiu para a eternidade em 2003, mas como dito no início dessa postagem, suas canções são inesquecíveis e sempre executadas para as novas gerações.

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

James Lima disse...

Rapaz, muito legal. Ela transformou a música brasileira, sem dúvida alguma.
Tá aí uma outra artista que eu admiro muito.

James Lima
www.robertocarlosbraga.com.br

Anônimo disse...

Realmente inesquecível. Tanto que eu, apesar de não conhecê-la, lembro claramente das músicas "Broto Legal" e "Banho de Lua", que fizeram sucesso durante muitos anos.

Beijos!