terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os compositores do Brasil - 30

Ele é conhecido por ser o Negro gato, por conta de sua principal criação. Tornou-se um dos maiores compositores da Jovem guarda e referência desse movimento para intérpretes que, posteriormente resolveram o gravar: Getúlio Francisco Côrtes, o Getúlio Côrtes. Natural do Rio de Janeiro, começou dublando artistas norte-americanos e depois passou a atuar como violonista, até ser descoberto como compositor já na Jovem Guarda.

Entre vários intérpretes de seus sucessos, além de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, temos Luiz Melodia, Marisa Monte, Renato e seus blue caps, Eduardo Araújo, José Augusto, Eduardo Lages, Leonardo, Paulo Ricardo, Fagner, Golden boys, etc. E que sucessos são se sua autoria? Você já deve ter ouvido coisas como Quase fui lhe procurar, Esqueça e perdoe, Noite de terror, O feio, O sósia, O tempo vai apagar, Atitudes, O gênio, Eu só tenho um caminho, Por motivo de força maior, Pega ladrão, Nada tenho a perder, Uma palavra amiga, entre outras.

Getúlio continua sendo o eterno Negro gato e faz shows, concedendo entrevistas simpáticas, país afora. Suas canções estão na boca do povo e nos principais shows dos mais variados artistas citados acima, como uma prova de que o bom compositor continua na memória da música brasileira, sempre onde suas melodias e letras são entoadas!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha desinformação é tanta, que eu achava que a música "Negro Gato" se referia ao Luiz Melodia, afinal, ele a inclui em grande parte de suas apresentações.
Mais impressionada eu fiquei ao descobrir que esse compositor é o responsável pela criação de uma música lindíssima: "Quase fui lhe procurar". Sou uma fã meio atrasada e desinformada, mas nem por isso deixo de ser fã.

Beijos!