terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os Músicos do Brasil - 34

Falar de músicos desse país é a oportunidade de exaltarmos nomes geralmente desconhecidos. Mas, grandes nomes não podem ser esquecidos como é o caso de Heitor Villa Lobos, considerado o maior expoente da música do Modernismo no Brasil. Natural do Rio de Janeiro/RJ, teve contato com a arte musical cedo, já que seu pai era músico amador e seu avô, um boêmio.

O interesse pelo chorinho fez com que sua obra valorizasse o violão e sua obra buscou enaltecer o espírito nacionalista, descobrindo uma linguagem brasileira na música e tornando-se uma referência erudita para o mundo. Em 1922, participou da Semana da Arte Moderna no Teatro Municipal de São Paulo, apresentando-se durante três dias, com três espetáculos diferentes.

Sua obra riquíssima engloba Choros, Sinfonias, Bachianas brasileiras e Músicas ao piano, ao violão, coral, vocal, de câmara, dramática, etc. Villa Lobos partiu para a eternidade em 1959, mas até hoje é um dos brasileiros mais premiados e reconhecidos em nosso país e no exterior, sobretudo por sua contribuição imensurável à nossa música, à nossa arte!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Juliana disse...

A Semana da Arte Moderna fervilhou em talento e qualidade sonora, visual e literária. Porém, através do seu texto eu conheci mais uma das grandes participações no evento: Heitor Villa-Lobos.