sábado, 25 de agosto de 2012

Uma nova mulher

Gosto bastante dessa canção, interpretada pela Simone e que se tornou inesquecível por fazer parte da trilha sonora da novela global Tieta (1989). Inclusive, um de seus compositores, o Paulo Debétio, já foi tema da série Os compositores, que você pode conferir aqui. Lamento ser uma daquelas grandes músicas esquecidas de seu repertório atual de shows. Já ouvi muitas críticas em relação a essa fase mais popular da carreira da Simone, mas são dessas canções que sinto mais falta em sua carreira e na música brasileira atual.

Voltando à canção, a letra de Uma nova mulher apresenta justamente o que o título diz: uma pessoa que renasceu e revigorou, recuperando sua estima e  mostrando todo seu brilho ofuscado por sofrimentos anteriores. Na novela, acontecia exatamente o que a letra diz, o que comprova que algumas cenas de novelas, aliadas à uma grande canção, se tornam algo inesquecível para os amantes das novelas e das boas canções. E em tempos de violência extrema contra as mulheres, essa canção é adequada para que a alma feminina tome consciência de que sempre carrega luz própria e um brilho peculiar, típicos de toda mulher! 

Uma nova mulher
(Paulo Debétio e Paulinho Rezende)

Que venha essa nova mulher de dentro de mim,
Com olhos felinos felizes e mãos de cetim
E venha sem medo das sombras, que rondam o meu coração,
E ponha nos sonhos dos homens a sede voraz, da paixão

Que venha de dentro de mim, ou de onde vier,
Com toda malícia e segredos que eu não souber
Que tenha o cio das onças e lute com todas as forças,
Conquiste o direito de ser uma nova mulher

Livre, livre, livre para o amor
quero ser assim, quero ser assim
Senhora das minhas vontades e dona de mim

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Juliana disse...

Bela postagem!

Você mencionou um ponto muito importante: a violência doméstica, em alguns casos consentida por mulheres que desconhecem o seu valor humano e existencial.

Esse resgate do amor próprio é indispensável àquelas que desejam se libertar da violência física e moral que alguns maridos impõem.

Estamos prestes a ver uma nova mulher na novela... rsrs

Beijos!

Unknown disse...

Esta linda canção tem 30 anos e é atual até oa dias de hoje. Maravilhosa.

Unknown disse...

Essa música e muito forte dentro de mim pois, mim trás o resgate de ser livre pra conquistar tudo que estou lutando pra ter.Minha liberdade de ter uma formatura de conquistar minha casa de resgatar o tempo perdido Com minha filha mas velha .A qual o pai Tirou de mim porque não tenho condições.Mas agora estou livre conquistando tudo que eu posso.Eu sou igual a borboleta voando livre.