terça-feira, 25 de março de 2014

Os Músicos do Brasil - 49

Hoje não vou homenagear um nome de nosso cenário de virtuosos nacionais, como de costume, mas vários músicos anônimos que compõem as diversas Orquestras de frevo, bastante comuns nas ladeiras de Olinda, nos diversos bairros do Recife, em toda cidade do interior pernambucano e em várias partes do Brasil onde se anunciar um bom bloco carnavalesco onde esse ritmo é predominante.

Não existe uma precisão quanto ao número exato de integrantes para se classificar uma banda como uma perfeita orquestra de frevo, nem tenho bases técnicas para expor tais dados. Entretanto, é perceptível que esse tipo de big band se destaca por explorar os instrumentos de sopro como sax, trombone, trompete, tuba entre outros que são mesclados a alguns instrumentos de percussão como o surdo, bateria, tarol, caixa, podendo até apresentar alguns elementos eletrônicos como guitarra, teclados e baixo, quando estão em algum palco que se permita esses adicionais.

Mas, são mais comuns a participação de instrumentos não eletrônicos, pois o verdadeiro palco desse tipo de banda sãs as ruas, por onde arrastam foliões nos mais variados blocos carnavalescos. Aqui em Pernambuco, podemos citar o grande maestro Spok como um grande nome nacional, já comentado nessa série e tantos anônimos país afora que não deixam o folião lembrar que o carnaval acaba na quarta-feira!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: