terça-feira, 18 de março de 2014

Os compositores do Brasil - 76

Ele é Ernesto Joaquim Maria dos Santos, natural do Rio de Janeiro/RJ e que todos o conheciam apenas como Donga. Aos 14 anos, aprendeu a tocar cavaquinho e entrou para a história da música brasileira por ter feito o primeiro registro de um samba, a canção Pelo telefone, em 1916, embora há quem conteste com outros sambas da época ou se colocando como co-autor dessa canção produzida em uma roda de samba, comum até os dias de hoje.

Participou de grupos musicais e compôs outros estilos, além do samba, como valsa, toadas, marchinhas, etc. Seus maiores sucessos são Estou voltando, Nosso ranchinho, O malhador, Passarinho bateu asa, Patrão prenda seu gado, Pelo telefone, Quando uma estrela sorri, Quando você morrer, entre outros.

Donga partiu para o andar de cima em 1974. Se é responsável pelo primeiro samba cantado de nosso país, não sabemos com exatidão, mas que estamos diante de alguém que foi responsável pelo pontapé inicial nesse estilo tão nosso, quanto a isso não sobram dúvidas, sendo mais referência na história da nossa música!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: