quinta-feira, 4 de setembro de 2014

♪Partituras musicais dos fãs - 10 Baratta McCartney♪

Este cara é um grande amigo virtual, músico e responsável por vários Blogs na internet, entre eles, o Súditos RC, que sempre acompanho e que credito as melhores postagens sobre discos de Roberto Carlos. Ele é o guitarrista Baratta McCartney, sobrenome do famoso Beatle Paul, e seu primeiro apelido, Baratta, vem de um seriado antigo da Band, com o comediante Bill Cosby, quando ouviu esse nome e adotou pra si.

Conheci Baratta pela internet, quando um dia ele me enviou mensagens de felicitações para este Blog, de quem se tornou assíduo, segundo suas próprias palavras. Fã de Elvis, Beatles e Roberto, entre outros e natural de São Paulo, Baratta é um gentleman. Claro que muito me envaidece conhecer um cara tão talentoso e saber que posso trocar algumas figuras com ele, sobre este tema que tanto gostamos que é a música. Assim como ele que toca atualmente em igreja, já tive essa fase e conversamos sobre esses e outros assuntos na entrevista que leremos agora:

1 - Uma música?

♪Fé – é a primeira lembrança que tenho do Roberto em minha vida com o disco de 1978. O disco que meu pai trouxe para dar de presente (amigo secreto) pro irmão dele, meu tio. Desde o primeiro momento que eu olhei pra capa eu senti que queria aquele disco.

2 - Um momento musical inesquecível?

♪Vários, rever e ver os especiais de fim de ano novamente em DVD.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪Ultimamente todos. Os shows estão todos caros.

4 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪Do Pacaembu, eu estava longe, mas mesmo assim foi maravilhoso.

5 - Você também toca em igreja, então cita algumas canções que mais gosta de tocar.

♪Jesus Cristo, gostaria de tocar Luz Divina.

6 - Você também coleciona objetos de seu artista favorito! O que ainda te falta de mais importante?

♪O meu foco agora é conseguir um único LP de vinil, o Splish Splash, só falta esse pra mim.

7 - Qual canção gostaria de ouvir o Roberto gravar de outro artista?

♪Bringin´ it Back, de Greg Gordon, que Elvis gravou em 1975.

8 - Um compositor brasileiro?

♪Renato Russo.

9 - Um músico brasileiro?

♪Pepeu Gomes, citar um é praticamente complicado, rs.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪O arranjo de Ele Está Pra Chegar, de 1981.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também).

♪1987, 1981, 1984, 1978, 1988, todos do Roberto Carlos.
Today 1975, Jailhouse Rock, Elvis Now, Promised Land, Burning Love, todos do Elvis
Todos dos Beatles (não dá pra resumir em 3 discos, todos esses citados acima são escutados em pular nenhuma faixa).

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Olha bicho, pode ser todas do repertório atual, porém com a energia da década de 90.

13 - Seu especial favorito?

♪Aí você me pegou. Pois tem mais de um. O de 1974 é do ano que eu nasci. O de 1981 é lindo também. O de 1984 eu lembro do dia em que assisti. O de 1987, 1988, outro que eu gosto também é o de 1982, que o falatório na casa da minha avó não permitiu que eu assistisse com a devida atenção. Só fui assistir com gosto mesmo recentemente.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Não vi na época, mas importantíssimo foi o dueto com o Tim Maia. Agora o pout-porri da Jovem Guarda com o Erasmo em 1992 (acho) foi lindo de morrer.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Da atual música de hoje em dia, me ocorre duas pessoas que jamais vi cruzar o caminho de RC. Maria Rita (filha da Elis) e Ed Motta (sobrinho do Tim Maia).

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪Julio Iglesias, Erasmo (já tivemos Papo de Esquina, Sentado a Beira do Caminho), mas eu queria mais.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Erasmo Carlos, Barão Vermelho, Lobão, Legião Urbana, Agnaldo Rayol (o cara tem uma brilhante carreira e grande importância para história), Benito di Paula, Luiz Ayrão, Silvio Brito (ele cita bastante o Roberto em seu programa) e claro, pra ver o circo pegar fogo Ronnie Von, hehe.

18 - Um trecho de uma canção?

♪“Hoje eu estou tão em paz comigo,
parece até que não faz sentido,
o que eu tenho chorado, o que eu tenho sofrido”.

Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1994.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Compositor, intérprete único (tudo que ele canta fica bem na voz dele com a interpretação dele), a voz (timbre que lembra os timbres do Peter Frampton, e Al Green).

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Sugiro o Robert Moura, tá sempre lá no meu blog, é Robertista de Minas Gerais e um grande amigo. O Marlos (figuraça esse), fanzão do Roberto, sabe tudo sobre prensagem de discos, lançamentos entre outros. Adriano Ferrari, outro fã de Roberto Carlos conhece bastante também. Murillo conhece bastante sobre Roberto e é fã igual a gente.

Baratta, muito obrigado pela colaboração e por ser esse cara admirável por todos. Permita o trocadilho, mas você é um barato! Um cara humilde e sábio que muito nos acrescenta com seus conhecimentos e sua arte em fazer amigos! Muito obrigado por fazer parte dessa lista de aprendizes seus!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Bottary disse...

Ola! Baratta!

Também se me permites, que barato esta entrevista! O que mais ainda me comoveu da beleza desta, foi o momento em que vc relata o sentimento que teve quando viu o disco que seu tio ganhou de seu pai.

É aí que se destaca a grandeza de um nobre cantor, pois sua luminosidade espiritual, irradia de tal forma, que impacta em todas as idades.

Aliás, a música Fé, já é um prenúncio daquele que sempre foi e sempre será o cantor que anuncia o Amor e a Fraternidade entre os seus súditos. Abraços!

CON disse...

Adorei!!! Baratta, você realmente é um barato!

E temos gostos muito parecidos, também sou fã de Elvis!!!
Muito boa a entrevista, parabéns!!!

Beijos azuiss

Robert Moura disse...

Grande Baratta, boa parte das preferências eu já conhecia, mas confesso que o Renato Russo como compositor me surpreendeu. No mais, valeu pela indicação.

Abraços a todos!

Baratta disse...

Olá amigos Everaldo, Bottary e CON. Me comovi com as palavras de vocês. Realmente sou um seguidor assíduo do blog do Everaldo que quando me convidou para fazer parte da série Partituras musicais, fiquei muito honrado com o convite e o ansioso aqui não via a hora de ver a entrevista postada. Os meus blogs mesmo estão há um tempinho parados, mas em breve retornarei.
Obrigado pelas palavras de vocês. Um grande abraço a todos.