segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Roberto Carlos especial 2019

No último dia 20 foi ao ar mais um Roberto Carlos especial. Alvo de polêmica desde o anúncio de que não seria gravado no Rio, o programa reuniu imagens da turnê do cantor em 2019 por países como Estados Unidos (Nova York e Miami), Portugal (Lisboa), Inglaterra (Londres), Espanha (Madri) e Brasil (Curitiba). No especial, Roberto cantou em português e espanhol, como é típico dos shows que faz para latinos em qualquer parte do planeta.

Com pequenos depoimentos narrados pelo artista, os números musicais oscilavam entre as cidades, que traziam clássicos como Emoções, Detalhes, Além do horizonte (que também deu nome ao especial), Ilegal imoral ou engorda, Como vai você, Proposta, Esse cara sou eu, O Calhambeque, Desabafo, Como é grande o meu amor por você. Trechos de El dia que me quieras, And i love her, Eu te amo tanto e Jesus Cristo. Gratas exibições de Coimbra, Olha, As baleias e Sua estupidez. Trecho de Amigo com Erasmo e Maria e o samba, primeira música que o tremendão fez pra seu amigo de fé, lá no início da carreira de ambos e regravada no projeto de samba de Erasmo este ano.

O programa recebeu muitas críticas nas redes sociais por exibir canções em espanhol para um público brasileiro. Os cortes na edição em algumas canções também desagradaram os fãs (para quem imagino ser feito um programa assim). Sinto falta de novas canções, de bons duetos (que fazem Roberto cantar algo diferente do habitual). Deve ser difícil ou impossível agradar a quem quer sempre os mesmos clássicos e reclama da falta de um ou outro sucesso entre tantos, e também a quem espera por novidades dentro de um vasto universo, como é sua obra e como pode ser sua interação, ao chamar algum bom convidado. Canções como Você em minha vida, O tolo, Amazônia, O progresso e o medley que precede a entrada do Erasmo foram canções executadas nessa turnê e poderiam ser o diferencial na forma positiva de analisar o resultado, mas parece que não convenceram a quem editou o especial.

Um forte abraço e Feliz Natal a todos!

3 comentários:

James Lima disse...

Meu amigo, sempre um prazer ler seu blog. Concordo com o que foi dito. Acho que a parte boa do especial foi mostrar pro público que ele não se resume ao artista que canta Para as estrelas da Globo, mas que é um grande astro internacional. Contudo, faltou mesmo essa parte de números inéditos e acho que poderiam até ter exibido algo do Roberto nas ruas das cidades. Mas será que não estaríamos sonhando demais? Hehe um abraço amigo

Kevork Avakian Amaral disse...

Excelente análise Everaldo! Incrivelnente Roberto Carlos, dono de um repertório lindo e imenso, limita-se a fazer sempre mais do mesmo.Repetir a exaustäo as mesmas músicas. Esperava também desse especial um pouquinho mais de bastidores, o que vimos foram apenas pinceladas. Mas o Rei näo irá mudar...sempre discrito e reservado nos quesitos mais íntimos.Espero, como fä, que entre seus projetos grave um disco inédito em italiano. Abraco á todos.

Baratta disse...

Grande Everaldo, excelente postagem. Concordo com tudo que disse e com tudo o que o James disse acima. Também senti falta das músicas como Tolo, Você Em Minha Vida e outras. Também notei que o especial se resumiu em apresentações em Lisboa, Nova Iorque e Curitiba. Mas pelo menos ainda temos especial né? Já penso assim desde 2005.