segunda-feira, 26 de junho de 2023

CD Luiz Gonzaga Sanfoneiro macho

Um dos melhores trabalhos de Luiz Gonzaga saiu em 1985 em LP e depois em CD: Sanfoneiro macho. Foi um disco que trouxe o rei do baião de volta às paradas de sucesso com os clássicos Deixa a tanga voar e Forró número 1 (com a participação luxuosa de Gal Costa). Na contracapa do disco consta a participação do Dominguinhos, mas creio que seja apenas acompanhando com a sanfona, pois ele não canta em nenhuma faixa.

Gonzaguinha dividiu os vocais com o pai na faixa Eu e minha branca e Elba Ramalho participou mais uma vez em um dueto com Gonzaga, no clássico Qui nem jiló. Glorinha Gadelha e Sivuca participam da canção A mulher do sanfoneiro. Outra canção bastante conhecida é a faixa título. Lembro de muito palhoção tocando as canções desse disco nas festas mais populares da região.

Completam este trabalho as canções A puxada, Flor do lírio, Maria baiana, Morena bela, Forró do bom e Tá bom demais. Lamento não termos acesso à todos os trabalhos dele em CD. Ao menos da década de 80, todos poderiam ter sido convertidos para esta mídia, pois todo bom apreciador da música nacional sabe que Gonzaga é a melhor trilha sonora da época junina e, por que não dizer, de todas as épocas que se deseje ouvir um bom forró?

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: