segunda-feira, 19 de junho de 2023

Forró pé de serra

Como tenho dito em várias postagens, todos os anos, curto bastante esta época aqui no Nordeste por suas tradições: bandeiras, fogueiras, balões, fogos, comidas típicas e, claro, música. Tanto é que sempre reservei o mês de junho para divulgar alguns artistas locais e seus clássicos, que nem sempre são conhecidos pelo país. Tudo isso encabeçado pelo eterno rei do baião Luiz Gonzaga.

Além dele, outros astros deram prosseguimento a um estilo tão raiz, formado por sanfona, zabumba e triângulo, o que costumamos chamar de forró pé de serra. Esse estilo, na verdade, abrange vários ritmos como xote, xaxado, baião e por aí vai. Este ano, vemos mais uma vez, uma polêmica se acender: há anos que essa cultura raiz se vê invadida e dominada por outros ritmos, a ponto de um forrozeiro tradicional como Flávio José ter que diminuir seu tempo de show para não afetar a apresentação de Gustavo Lima. Até poderíamos ter espaço para todos os gostos, mas não minando o que apreciamos como tradicional.

Sem entrar na discussão de gosto pessoal (sei que as gerações mudam e com elas, suas apreciações), tenho visto cada vez menos artistas do estilo forró surgirem e se firmarem como foi a geração do Flávio, Santana, Petrúcio, Jorge, Maciel, Nando, entre tantos outros discípulos de Gonzaga e Dominguinhos. E ainda, esse mesmo pessoal tem seu espaço afetado pela penetração de outros astros que acabam "descaracterizando" um pouco ou muito o estilo tradicional da festa, pois a música ofertada, nada tem a ver com o estilo raiz que se torna cada vez mais raro. Este ano nem podemos apontar qual o sucesso do forró, pois nem temos mais discos, nem nas plataformas encontramos o tal forró do ano! Triste, para uma semana onde se comemora uma festa que aqui no Nordeste sempre teve como trilha sonora o pai da alegria, o nosso forró!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: