terça-feira, 18 de julho de 2023

Os compositores do Brasil - 102

João Donato partiu ontem para a eternidade, para as estrelas onde brilham tantas como ele. Excepcional músico, queria prestar uma simples homenagem a ele nesta postagem destacando seu lado compositor. Não que o músico (que deve ser tema de outra postagem) de notas dissonantes em suas criações não mereçam destaque. É que o encontro em tantas composições que amo e imagino que nem todos sabem ser de sua autoria.

É o caso de A paz (composição dividida com Gilberto Gil e também imortalizada por Zizi Possi), Brisa do mar e Cadê você (do repertório do Chico Buarque e a última, uma parceria dos dois, muito linda na voz da Simone), Naquela estação (parceria com Caetano Veloso e Ronaldo Bastos, mas imortalizada por Adriana Calcanhoto), Nua ideia (outra parceria com Caê, na voz inesquecível de Gal), Simples carinho (parceria com Abel Silva e interpretada por vários nomes, entre eles Nelson Gonçalves), Um dia desses (parceria com Carlinhos Brown e interpretada por Emílio Santiago).

E eu poderia me estender ainda mais ao mergulhar neste universo que é a obra desse grande músico, onde também percebemos sua generosidade nas mais variadas parcerias com nomes consagrados de sua geração ou das novas gerações, com quem sempre dialogou muito bem e talvez por isso também se mostrou sempre ativo em shows e em composições. Graças a Deus, temos um nome assim entre tantas estrelas para nos orgulharmos nesse nosso país!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: