domingo, 30 de agosto de 2009

Gal Bossa Tropical

Depois de abordarmos Gal Costa canta Tom Jobim, Gal Costa Acústico Mtv e, mais recentemente, sua participação no Dvd do Tom Jobim in concert, apresentamos um dos melhores cds de estúdio da Gal, Bossa Tropical, lançado em 2002. Com a produção de Marco Mazzola e a participação de músicos como Armandinho e Paulo César Barros, o cd reune novos e veteranos compositores na obra da Gal.

É o que podemos ouvir na faixa de abertura e principal hit do disco: Socorro, de Arnaldo Antunes. Os Beatles aparecem em seguida na interpretação de The Fool on the hill. Wander Lee teve um grande impulso em sua carreira após Gal gravar Onde Deus possa me ouvir. O tremendão Erasmo Carlos aparece emprestando a Gal seu clássico Mulher (Sexo frágil).

Parece proposital a alternância entre antigos e novos compositores, pois em seguida é apresentada uma canção do Chico César, considerado mais recente, em Quando eu fecho os olhos. Na sequência, uma canção do Caetano Veloso em Desde que o samba é samba. Os Titãs aparecem em Epitáfio, composição de Sérgio Brito.

Outros clássicos também aparecem com As time goes by, Ovelha negra (Rita Lee), Marcianita, O amor em paz (Tom e Vinícius) e Cada macaco no seu galho. Com um toque pop e considerado inovador, esse é mais um grandioso trabalho de quem não mais precisa provar porque seu nome é Gal...

Um forte abraço a todos!

sábado, 29 de agosto de 2009

Amar é tudo

Gosto muito do Djavan. Seu romantismo, sua forma de compor, seus hits apaixonados que encantam e embalam tantos casais país afora! Essa canção é um exemplo disso: uma letra curta, uma declaração de amor que termina afirmando algo que ninguém duvida: o amor é tudo!

Djavan figura entre os grandes nomes da nossa música e, mais que isso, está presente no repertório de um público cada vez mais forte e fiel, o que é bastante significativo para um astro de sua grandeza! Amar é tudo é simplesmente uma das mais belas de seu repertório, embora não se destaque como um clássico, gravada no cd duplo ao vivo de 1999:

Amar é tudo
(Djavan)

Meu amor
Eu nem sei te dizer quanta dor
Mesmo a noite não sabia
O que o amor escondia

Minha vida
Que fazer com minha alma perdida
Foi um raio de ilusão
Bem no meu coração

E veio com tudo
Dissabor e tudo
Veio com tudo
Dissabor e tudo

Eu sei,
Eu não sei viver sem ela
Assim, um simples talvez me desespera

Ninguém pode querer bem sem ralar
Na há nada o que fazer
Amar é tudo

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Você vai entender a força de um pensamento...

Na música brasileira encontramos todos os ritmos e todas as influências. O reggae, vez por outra explorado por Gilberto Gil tem na banda Cidade Negra um de seus maiores afluentes nacionais. Formada no início dos anos 80 por Toni Garrido (voz), Bino (baixo), Da Gama (guitarra) e Lazão (percussão), a banda é classificada como pop, embora vá do reggae de Bob Marley até o soul de Tim Maia entre diversas influências.

O primeiro disco da banda só veio em 1991 com Lute para viver, já com a participação de Jimmy Cliff e ainda com o vocalista Rás Bernardo que, em seguida deixou a banda sendo substituído por Toni, que ao entrar deixou a banda mais pop e emplacou o primeiro sucesso Onde você mora. Vários sucessos emplacados na música brasileira como Sábado à noite, Firmamento, Girassol, O Erê, Pensamento, Perto de Deus, A cor do sol, A estrada, Onde você mora?, etc.

Atualmente a banda conta com Alexandre Massau, que ficou no lugar de Toni Garrido quando este saiu para seguir carreira solo em 2008. Em 2002 foi lançado o Acústico mtv e em 2008 o Perfil do grupo, ambos com grande vendagem. Na foto acima, a clássica formação do grupo com o Toni que segue carreira solo com seu sempre sucesso, e o mesmo pode-se dizer da banda Cidade Negra com o atual vocalista Alexandre!

Um forte abraço a todos

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Os compositores do Brasil - 18

Natural de Porto Alegre, Lupicínio Rodrigues sempre foi tido como um grande nome da composição romântica, além de ser responsável pelo hino do Grêmio, seu time de coração. Desde menino compunha marchinhas carnavalescas e quando serviu ao exército fez parte de um conjunto musical de soldados. Considerado um boêmio nato, perdeu um grande amor na juventude por conta dessa característica, o que culminou em grandes composições contando essa dor.

Já no Rio de Janeiro, nos anos 40 conheceu grandes nomes da boemia como Ataulfo Alves, Wilson Batista e Francisco Alves, que seria um de seus maiores intérpretes. Ainda nos anos 30 conseguiu seu primeiro sucesso com Se acaso você chegasse. Daí pra frente, várias canções foram sucessos, algumas se tornando clássicos da música brasileira como é o caso de Volta, Nunca, Esses moços (pobres moços), Nervos de aço, Felicidade, Vingança, Cadeira vazia, Loucura, Quem há de dizer, Um favor, entre outras tantas.

Lupicínio é tido como um compositor dor-de-cotovelo, letras típicas de um amor amargurado, mas alheios a esse rótulo vários artistas da nossa música brasileira gravaram e continuam gravando suas composições. Basta citar Joanna que fez um disco todo em sua homenagem! Ou Fábio Jr. que resgatou o sucesso Volta, gravado anteriormente por Gal Costa. O próprio Fábio já havia gravado Esses moços, sucesso também de Emílio Santiago e Nelson Gonçalves, entre outros. Caetano Veloso foi de Felicidade e Simone já mandou Nervos de aço, além de Leonardo também já ter gravado essa canção. Zizi Possi e Fagner já gravaram Nunca. Elis Regina, Paulinho da Viola, Nana Caymmi e Jamelão também já visitaram seu repertório, o que caracteriza a diversidade maior de intérpretes que navegam no mar desse grande compositor!

Um forte abraço a todos!

domingo, 23 de agosto de 2009

Roberto Carlos 2005

Em 2005 Roberto Carlos lançou um de seus trabalhos mais ecléticos. O projeto surgiu ainda em meados de 2000, quando o rei pensou em gravar um cd todo com repertório neo-sertanejo. Ano a ano decidia retomar e sempre adiava, até que em 2005 emplacou, com algumas reformulações e resultou nesse belíssimo disco.

Roberto resgatou Promessa que ficou bárbara! Uma de suas antigas composições com Erasmo que nunca havia gravado, corrigiu isso e deu uma belíssima interpretação. O mesmo pode-se dizer de A volta, que fez parte da trilha sonora da novela América, da Rede Globo e mais que isso, tornou-se um clássico na obra do rei. No disco amor sem limite, Roberto gravou uma canção que a reformulou, apresentando nesse projeto com solos e frases distintas da outra versão.

Roberto também realizou um antigo sonho da dupla Chitãozinho e Xororó gravando um dueto com eles na guarânia Arrasta uma cadeira. Também intimou Dominguinhos e sua sanfona para dar uma versão mais "saloon" para o Baile da fazenda, sucesso de 1998. Uma das releituras mais lindas desse projeto está em Coração sertanejo em que o rei tem dá uma suave interpretação a esse belíssimo clássico sertanejo. Outro clássico resgatado por sua majestade foi Índia, também tema de novela, Alma gêmea. Roberto foi fundo na interiorização do país, buscando suas raízes e dando uma versão bem country para Meu pequeno cachoeiro. E para encerrar, o rei do rock, também adepto a countrys, Elvis aparece na releitura de Loving you.

Esse foi um disco em que muitas canções foram cogitadas e algumas, de repente o rei nem sequer as gravou! Só pra citar algumas, "teríamos" Pense em mim, É o amor, Evidências, Não aprendi dizer adeus, Meu grito, Todas as manhãs, Caminhoneiro, entre outras que foram cogitadas para esse disco que veio apenas com nove canções, mas que serviu para o rei mostrar porque plantou em fãs, como esse que vos escreve, a ideia lúcida de que apreciar a música neo-sertaneja não é nenhuma falta de bom senso e, acima de preconceito e discriminações, mostrou através de gravações com levadas sertanejas que também é rei nesse e em todos os ritmos! O que justifica sua bem sucedida participação hoje na Festa de Barretos, Roberto ensina a todos porque é rei, pois está acima de qualquer julgamento e sabe mostrar seu bom gosto sempre com sua elegância ímpar!

Um forte abraço a todos!

sábado, 22 de agosto de 2009

Hoje eu quero sair só

Eu gosto muito do Lenine, de sua batida, de seus acordes dissonantes, de sua musicalidade com várias influências, de suas letras, algumas vezes longas e sempre inteligentes! Essa canção, por exemplo, é um de seus clássicos! Explora o desejo de solidão que, vez por outra, alguns de nós temos!

A solidão é vista como algo a ser evitado, uma dor. Mas, em determinados momentos, são nesses instantes que nos encontramos com nós mesmos! É quando dá vontade de sair só e quem sabe, meditar ao som de Lenine:

Hoje eu quero sair só
(Lenine)

Se você quer me seguir não é seguro
Você não quer me trancar num quarto escuro
Às vezes parece até que a gente deu um nó
Hoje eu quero sair só...

Você não vai me acertar à queima-roupa
Vem cá, me deixa fugir, me beija a boca
Às vezes parece até que a gente deu um nó
Hoje eu quero sair só...

Não demora eu tô de volta
Vai ver se eu tô lá na esquina, devo estar
Já deu minha hora e eu não posso ficar

A lua me chama, eu tenho que ir prá rua
A lua me chama, eu tenho que ir prá rua
Hoje eu quero sair só!
Hoje eu quero sair só!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Fez a lua que prateia minha estrada de sorrisos...

Amélia Cláudia Garcia Colares Bucaretchi é uma das grandes cantoras desse país. Mas, todos a conhecem simplesmente por Amelinha! Narural de Fortaleza, iniciou sua carreira na década de 70 com outros grandes nomes como Fagner, Belchior e Ednardo. Em 1980, venceu o Festival da Rede Globo, o Mpb - 80 com a canção Foi Deus que fez você, talvez seu maior sucesso.

Outros sucessos de sua carreira viriam com Depende, Flor da paisagem, Frevo mulher, Dia branco, Gemedeira, Valsinha, Pisa na fulô, A vida de viajante, Pressentimento, Espumas ao vento e aquele que é considerado seu maior sucesso: Mulher nova, bonita e carinhosa, faz o homem gemer sem sentir dor, de Zé Ramalho. Essa canção foi um grande sucesso, além de ser uma das canções com títulos mais longos da música brasileira.

Amelinha anda meio afastada dessa ingrata mídia, mas continua fazendo seus shows com seus suscessos inesquecíveis que conquistaram milhares de fãs que compraram seus milhões de discos e não esquecem de repetir seus versos e assobiar suas melodias!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Hoje os nossos sonhos serão verdades...

Mais um dos grandes nomes da nossa música brasileira, Marcos Kostenbader Valle é um dos nomes da Bossa nova e da composição nacional, ao lado de seu irmão Paulo Sérgio Valle, já retratado na série Os compositores do Brasil. Natural do Rio de Janeiro, estudou piano clássico já aos seis anos de idade. A primeira composição da dupla foi Sonho de Maria em 1963.

Começou tocando no trio formado por ele, Edu Lobo e Dori Caymmi. Grava seu primeiro disco em 1962. Em 1964 compôs seu maior sucesso: Samba de verão que possui mais de oitenta regravações só nos Estados Unidos. Aqui no Brasil foi regravada por grandes nomes como Caetano Veloso, por exemplo. Já nos anos 70 compôs o jingle natalino mais famoso do país: Hoje é um novo dia (Um novo tempo), o jingle da Rede Globo, repetido ano a ano, sempre com novos clipes e versões! Em 2007, compôs também o tema da árvore de natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, além de vários temas de novelas globais.

Outras canções famosas de seu repertório são Preciso aprender a ser só, Viola enluarada, Terra de ninguém, A resposta, Ao amigo Tom, Como as ondas do mar, Paixão antiga, Tanta solidão, Deus brasileiro, entre outras que caracterizam esse grande músico que destacamos estar presente também no repertório de artistas como Maria Bethânia, Roberto Carlos, Gilberto Gil e Elis Regina.

Um forte abraço a todos!

domingo, 16 de agosto de 2009

As cidades cantadas - 7

E a série As cidades cantadas volta hoje para homenagear mais uma representante nordestina: a aniversariante do dia, Teresina/PI. Confesso que quando iniciei essa série, algumas cidades e homenagens me vieram à mente, mas Teresina não foi uma delas e isso porque conhecia pouco sobre essa belíssima capital. Mas, eu apenas esquecera que o James me daria a dica. O James, ou melhor, Zé Jeimis como o chamo, é um garoto esperto criador do site RCBraga, presente em meus favoritos, ao lado! O site tem sido campeão na divulgação dos passos e da obra do rei!

Teresina é cantada no repertório de Gonzaga, De Teresina a São Luiz, numa belíssima viagem realizada pelo rei do baião! Mas, é imortalizada na canção do Caetano, Cajuína! Não conheço pessoalmente, mas pelas fotos que encontrei trata-se de uma belíssima cidade do Nordeste brasileiro! Então Zé Jeimis, eis aqui sua cidade, sua Cajuína e nossa singela homenagem a você também, ilustre morador e amigo nosso sempre!

Cajuína
(Caetano Veloso)

Existirmos: a que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina

Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina

Um forte abraço a todos!

sábado, 15 de agosto de 2009

Perfil Rita Lee

Rita Lee também ganhou sua coletânea Perfil, com alguns de seus principais sucessos! Com tantos hits radiofônicos fica difícil reunir em um só disco, seus clássicos. Acredito que, mesmo se fosse duplo, deixaria a desejar. Mas, a coletânea Perfil foi fiel às várias fases da Rita, com seus sucessos originais de todas as fases de sua carreira.

É o que comprovamos na mais antiga On the rocks ou na mais recente Amor e sexo. Ou nos clássicos Lança perfume, Mania de você, Baila comigo, Banho de espuma, Caso sério. Ou nas menos lembradas, mas não menos marcantes Chega mais e Saúde. Ou nas mais inusitadas Nem luxo nem lixo, Agora só falta você e Jardins da Babilônia. Ou nas outras clássicas Doce vampiro, Ovelha negra, Bwana e Desculpe o auê!

Rita é sem sombra de dúvidas uma senhora de repertório vasto e apaixonante! Uma coletânea como essa que traz as letras é ótima para quem quer ter algo dela, mas nunca será suficiente, muito menos para seus fãs que devoram tudo que a "Zorra" apresenta, sempre com um profissionalismo impressionante!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Quantas flores colhi nos jardins dos meus sonhos e te dei...

A música neo-sertaneja continua tocando e alcançando um público cada vez mais forte! Talvez poucos tenham ouvido falar na dupla de goianos Bruno Vinícius Félix de Miranda e José Roberto Ferreira Marrone. Mas, em Bruno e Marrone, muitos já ouviram e cantaram seus sucessos, embora esse estilo ainda seja um dos que mais sofre preconceitos nesse país!

Como muitos outros artistas, começaram na noite, quando se conheceram em 1986, apresentados por Leonardo. Durante dez anos cantaram em bares, restaurantes, comícios e festas agropecuárias. Só em 1994 conseguiram gravar seu primeiro disco com o sucesso Dormi na praça. A cada lançamento, os discos vendiam mais e a dupla tornava-se mais conhecida. Entretanto, foi em 2001, com o lançamento do Acústico, o primeiro sertanejo nesse molde, que a dupla despontou para o sucesso nacional. E o mais curioso é que esse disco surgiu de uma gravação pirata, obrigando a dupla a oficializar o lançamento que reviveu o sucesso Dormi na praça.

A partir disso, vários sucessos se sucederam e a dupla se estabilizou como uma das mais importantes do país, com canções como Quer casar comigo, A saudade não passa, Agora vai, Amor perfeito, Você não me ensinou a te esquecer, Choram as rosas, Vai dar namoro, Vida vazia, Passou da conta, Ligação urbana, Meu disfarce, Detalhes, Amor de carnaval, Nossa Senhora do Brasil, Doce desejo, Por te amar demais, Cavalgada, entre tantos que caracterizam uma das mais respeitadas duplas do país, com um trabalho simples e dedicado a seu público fiel que lota seus shows país afora!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do estudante!!!

Vez por outra comemoramos, sempre com música, algumas datas brasileiras, o que comprova que o brasileiro gosta de cantar suas datas festivas! É o que acontece com o dia de hoje, dedicado aos estudantes! Como sou professor e estudante também, posso olhar pelos dois lados e perceber o quanto é difícil comemorar um dia como esses com tantas dificuldades pelas quais passamos!

Por outro lado, sabemos que o caminho para o bem é esse, plantar a semente do bem no coração das pessoas e é essa mensagem que o Milton traz pra nós com sua canção, seu hino para essa data Cuidar do broto, da boa semente, esse é o caminho! Parabéns a todos os estudantes, pois são os verdadeiros arquitetos desse país!

Coração de estudante
(Milton Nascimento e Wagner Tiso)

Quero falar de uma coisa
Adivinha onde ela anda
Deve estar dentro do peito
Ou caminha pelo ar

Pode estar aqui do lado
Bem mais perto que pensamos
A folha da juventude
É o nome certo desse amor

Já podaram seus momentos
Desviaram seu destino
Seu sorriso de menino
Quantas vezes se escondeu

Mas renova-se a esperança
Nova aurora, cada dia
E há que se cuidar do broto
Pra que a vida nos dê flor e fruto

Coração de estudante
Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade

Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração, juventude e fé.

Um forte abraço a todos!

domingo, 9 de agosto de 2009

Feliz dia dos pais!!!

É com o sucesso do rei Roberto Carlos e do tremendão Erasmo Carlos, de 1979, que comemoramos o Dia dos Pais nesse segundo domingo de agosto. Essa data mais que justa para a figura masculina de nossa vida, o senhor da família, o ser abençoado que conduz uma família a um mundo mais justo e respeitador! Sobretudo porque ser pai nos dias de hoje é um dom, uma tarefa dificílima diante de valores contraditórios que o ser humano cada dia difunde mais!

Meu querido, meu velho, meu amigo foi lançada no finalzinho dos anos 70 em homenagem a Sr. Robertino, relojoeiro e pai do Roberto. Um ano antes, seria sucesso Lady Laura, canção com a qual Roberto homenageava sua mãe. Parabéns a todos os pais e que Nosso Senhor, Pai dos pais e Nosso Pai, nos cubra de bênçãos sempre!

Meu querido, meu velho, meu amigo
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Esses seus cabelos brancos, bonitos,
Esse olhar cansado, profundo
Me dizendo coisas, num grito
Me ensinando tanto do mundo

E esses passos lentos, de agora
Caminhando sempre comigo
Já correram tanto na vida
Meu querido, meu velho, meu amigo

Sua vida cheia de histórias
E essas rugas marcadas pelo tempo
Lembranças de antigas vitórias
Ou lágrimas choradas, ao vento

Sua voz macia me acalma
E me diz muito mais do que eu digo
Me calando fundo na alma
Meu querido, meu velho, meu amigo

Seu passado vive presente
Nas experiências contidas
Nesse coração consciente
Da beleza das coisas da vida

Seu sorriso franco me anima
Seu conselho certo me ensina
Beijo suas mãos e lhe digo
Meu querido, meu velho, meu amigo

Eu já lhe falei de tudo,
Mas tudo isso é pouco
Diante do que sinto...

Olhando seus cabelos tão bonitos
Beijo suas mãos e digo
Meu querido, meu velho, meu amigo

Um forte abraço a todos!

sábado, 8 de agosto de 2009

Coração do agreste

Essa canção é uma das que mais emociona qualquer pessoa natural do interior, como é o meu caso. Não dá pra não lembrar de Limoeiro/PE, minha terra natal, quando ouço Fafá interpretar essa belíssima poesia! Já expressei esse amor por minha terra na série as cidades cantadas em 06/04.

Coração do agreste fez sucesso na trilha sonora de uma das mais belas novelas brasileiras: Tieta do Agreste, adaptação da obra do grande Jorge Amado. E que saudade de grandes novelas assim, onde os temas casavam direitinho com a história e com a paisagem apresentada na novela. Essa canção aborda a volta de um personagem a seu interior, com suas paixões, mágoas e ilusões! Conta com a interpretação fantástica da Fafá de Belém! Na foto, Bonito, cidadezinha do interior de Pernambuco!

Coração do agreste
(Moacyr Luz e Aldir Blanc)

Regressar é reunir dois lados
À dor do dia de partir
Com seus fios enredados
Na alegria de sentir

Que a velha mágoa
É moça temporã
Seu belo noivo é o amanhã

Eu voltei pra juntar pedaços
De tanta coisa que passei
Da infância abriu-se o laço
Nas mãos do homem que eu amei

O anzol dessa paixão me machucou
Hoje sou peixe
E sou meu próprio pescador

E eu voltei no curso
Revi o meu percurso
Me perdi no leste

E a alma renasceu
Com flores de algodão
No coração do agreste

Quando eu morava aqui
Olhava o mar azul
No afã de ir e vir

Ah! Fiz de uma saudade
A felicidade
Pra voltar aqui

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Tom Jobim in Concert

Tom Jobim e Gal Costa sempre estiveram próximos em diversos trabalhos. Gal foi uma de suas grandes intérpretes, inclusive lançando trabalho em sua homenagem já comentado aqui no blog! Relançado recentemente, Tom Jobim in Concert é uma prova dessa parceria maravilhosa: um show do Tom em Los Angeles, em 1987, com a participação especial da Gal!

Com uma banda formada por grandes músicos como Danilo Caymmi, Paulo Braga, Jacques Morelembaum e Paulo Jobim, entre outros, o repertório passeia pela obra do Tom em versões brasileiras e americanas. Intercalando com solos de flautas, cordas e piano, temos Samba de uma nota só, Desafinado e Água de beber.

Gal é chamada ao palco e interpreta junto com Tom e banda as canções Dindi, Wave, Anos dourados e Gabriela. E Tom continua sua belíssima apresentação com canções pouco conhecidas como Two Kites, Samba do soho e outras mais conhecidas e clássicas como Chega de saudade, Sabiá e Samba do avião.

O show é encerrado com Waters of March, versão em inglês para Águas de março, e Corcovado, esta última com a Gal de volta aos palcos. Vale ressaltar a beleza do coro que acompanha o Tom, além das vozes de Paulo Jobim em Samba do soho e Danilo Caymmi em Samba do avião, caracterizando um show histórico desse maestro soberano da nossa música brasileira, com a participação de uma de suas principais intérpretes.

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Os compositores do Brasil - 17

Um dos compositores mais celebrados da música brasileira: Paulo César Francisco Pinheiro. Natural do Rio de Janeiro, Paulo César Pinheiro começou a compor ainda na época da Bossa Nova para as letras de Baden Powell. E suas canções foram descobertar por ninguém menos que Elis Regina.

Paulo também teve outros parceiros como Ivan Lins, Dori Caymmi, Toquinho, Guinga, Tom Jobim, Aldir Blanc, Francis Hime, Lenine, entre outros. Vários intérpretes gravam seu trabalho até os dias atuais, dentre mais de oitocentas composições. Entre eles, podemos citar Mpb 4, Elizeth Cardoso, Elba Ramalho, Clara Nunes, Nana Caymmi, Maria Bethânia, Fagner, Joanna, Paulinho da Viola, entre outros.

Suas canções mais conhecidas são Leão do Norte, Quaquaraquaquá, Cai dentro, Lapinha, O poder da criação, Samba do perdão, Aviso aos navegantes, Cicatrizes, Matita perê, À flor da pele, Ana Luiza, Amor alheio, entre outras. Com tantas composições na praça, Paulo César não poderia faltar nessa série que homenageia tantos autores maravilhosos e como é seu caso!

Um forte abraço a todos!

domingo, 2 de agosto de 2009

Luiz eterno Gonzaga!!!

Há exatos 20 anos atrás, Luiz Gonzaga partia para a eternidade! Olha pro céu meu amor, vê como ele tá lindo! E essa frase é sentida em todos os momentos desses 20 anos e será sempre, pois Gonzaga tornou-se aquele artista eterno em nossa história musical há muitos anos atrás! Ninguém cantou o Nordeste, sua terra, seus sentimentos, as tristes partidas e as voltas alegres, personagens e folclore, muitos Gonzagas! São modestas as homenagens prestadas diante de imensa contribuição! Gonzaga foi o porta-voz do Sertão, cantou essa paisagem para o mundo com seus valores!

O candeeiro se apagou, o sanfoneiro cochilou, a sanfona não parou e o forró continuou. Podemos resumir tudo com esse trecho de um de seus clássicos! Mas, outros clássicos dizem mais. Saudade, meu remédio é cantar! E como ele cantava a saudade como ninguém: Ai que saudades tenho, eu vou voltar pro meu sertão! Lá eu sou boiadeiro, vaqueiro, sou viajante!

E os amores heins? Nem se despediu de mim, chegou contando as horas... é que ela só quer, só pensa em namorar... Todo tempo o quanto houver pra mim é pouco pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco e se a chuva não atrapalhar meus planos, vou casar no fim do ano! Luiz, respeita Januário e Pensa n´eu vez em quando... Minha vida é andar por esse país pra ver se um dia, descanso feliz! Densacansa Luiz, quem sabe no Riacho do navio que se esconde entre as nuvens!

Gonzaga teve uma importância imensa também em minha vida! Meu avô, quando jovem, era flautista e tocava em uma bandinha local! Com seu irmão, entre outros integrantes, desfilavam os sucessos de Gonzaga! Ainda pequeno, presenciei os dois tocando em casa mesmo e essa lembrança é uma das maiores saudades e também certezas de que Gonzaga é eterno porque onde se ouvir uma simples nota ou acorde de sanfona por aí, sabemos que tem algo de Luiz Gonzaga presente!

Um forte abraço a todos!

sábado, 1 de agosto de 2009

Frio musical

Com esse post, encerramos a série que relaciona as estações do ano com canções da música brasileira. Já abordamos as flores, o calor, os frutos e agora, com o inverno, temos o frio musical. Na música brasileira, essa estação é tida como algo que requer o oposto: o aquecimento! Ou seja, para os amantes da boa música, a solução para quem não quer o frio é encontrar algo para se aquecer.

É o que podemos verificar no clássico do rock Quero que vá tudo pra o inferno, em que o rei afirma: "Quero que você me aqueça nesse inverno...". Chitãozinho e Xororó, junto com o Roupa Nova cantaram o Frio da solidão: "Se existe amor entre nós dois, não me deixe aqui no chão...". Caetano falou em Escândalo que, depois de tanto aprontar restou o frio: "Mas agora faz um frio aqui...".

No Samba de Orly, Chico, Vinícius e Toquinho disparam contra a estação: "Pega esse avião, você tem razão de correr assim desse frio..." Dolores Duran também abordou o frio em Ternura antiga: "Ai, a rua escura e o vento frio...", sempre associando à estação aos sentimentos de saudade, solidão e tristeza, segue a música e o sentimento brasileiro em relação ao inverno! É o que relata Chico César em À primeira vista: "Quando tive frio, tremi...". Lupicínio Rodrigues também já cantava o frio em Volta: "Não há nada no mundo que possa afastar esse frio do meu peito..."

Djavan define que em um dia frio, o pensamento tá lá em você, em Nem um dia. Outras canções abordam e aquecem nossos ouvidos nessa época. Como disse também Gonzaguinha em Espere por mim, morena "Nas noites de frio, serei o teu cobertor, representaremos a estação de pequenas distâncias com o cobertor com a canção Inverno, de Adriana Calcanhoto:

Inverno
(Adriana Calcanhoto e Antônio Cícero)

No dia em que fui mais feliz
Eu vi um avião
Se espelhar no seu olhar até sumir

De lá pra cá não sei
Caminho ao longo do canal
Faço longas cartas pra ninguém
E o inverno no Leblon é quase glacial

Há algo que jamais se esclareceu
Onde foi exatamente que larguei
Naquele dia mesmo
O leão que sempre cavalguei

Lá mesmo esqueci que o destino
Sempre me quis só
No deserto sem saudade, sem remorso só
Sem amarras, barco embriagado ao mar

Não sei o que em mim
Só quer me lembrar
Que um dia o céu reuniu-se à terra um instante por nós dois
Pouco antes de o ocidente se assombrar

Um forte abraço a todos!