terça-feira, 25 de agosto de 2009

Os compositores do Brasil - 18

Natural de Porto Alegre, Lupicínio Rodrigues sempre foi tido como um grande nome da composição romântica, além de ser responsável pelo hino do Grêmio, seu time de coração. Desde menino compunha marchinhas carnavalescas e quando serviu ao exército fez parte de um conjunto musical de soldados. Considerado um boêmio nato, perdeu um grande amor na juventude por conta dessa característica, o que culminou em grandes composições contando essa dor.

Já no Rio de Janeiro, nos anos 40 conheceu grandes nomes da boemia como Ataulfo Alves, Wilson Batista e Francisco Alves, que seria um de seus maiores intérpretes. Ainda nos anos 30 conseguiu seu primeiro sucesso com Se acaso você chegasse. Daí pra frente, várias canções foram sucessos, algumas se tornando clássicos da música brasileira como é o caso de Volta, Nunca, Esses moços (pobres moços), Nervos de aço, Felicidade, Vingança, Cadeira vazia, Loucura, Quem há de dizer, Um favor, entre outras tantas.

Lupicínio é tido como um compositor dor-de-cotovelo, letras típicas de um amor amargurado, mas alheios a esse rótulo vários artistas da nossa música brasileira gravaram e continuam gravando suas composições. Basta citar Joanna que fez um disco todo em sua homenagem! Ou Fábio Jr. que resgatou o sucesso Volta, gravado anteriormente por Gal Costa. O próprio Fábio já havia gravado Esses moços, sucesso também de Emílio Santiago e Nelson Gonçalves, entre outros. Caetano Veloso foi de Felicidade e Simone já mandou Nervos de aço, além de Leonardo também já ter gravado essa canção. Zizi Possi e Fagner já gravaram Nunca. Elis Regina, Paulinho da Viola, Nana Caymmi e Jamelão também já visitaram seu repertório, o que caracteriza a diversidade maior de intérpretes que navegam no mar desse grande compositor!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Dor-de-cotovelo ou não, o importante é que as suas composições são bárbaras, simplesmente lindas! A noite, o violão e a boemia parecem inspirar muitos compositores, que marcam a nossa música de forma tão positiva.

Beijos!

Vinícius Faustini disse...

Além de suas belíssimas contribuições à Música Popular Brasileira, Lupicínio Rodrigues tem uma curiosa relação com o futebol. Ele é autor do hino do Grêmio Futebol Porto-Alegrense:

*****

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver

Cinquenta anos de glória
Tens, imortal tricolor
Os feitos da sua história
Contam Rio Grande com amor

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver

Nós como bons torcedores
Sem hesitarmos sequer
Aplaudiremos o Grêmio
Aonde o Grêmio estiver

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver

Lara, o craque imortal
Soube seu nome elevar
Hoje com o mesmo ideal
Nós saberemos te honrar

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver

*****

Engraçado é que dele eu destaco uma de suas músicas mais doces. "Felicidade" ("felicidade foi embora e a saudade no meu peito ainda mora..."). "Nervos de aço" recebeu gravação antológica de Paulinho da Viola.

Abraços, homem!

Vinícius Faustini

www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

www.emocoesrc.blogspot.com

www.otempoeoplacar.blogspot.com