
Seria árduo citar todos os artistas que já gravaram Roberto e Erasmo, são mais de cem no mundo todo. E no decorrer dos anos, tornou-se uma prática cada vez mais comum entre os artistas. Gravar uma canção do Roberto era sinônimo de êxito, ao menos naquela faixa que poderia puxar todo o disco. Sem falar no desafio que sempre foi interpretar algo já cantado pelo rei!
Em 1979 Nara Leão ousou e gravou um disco todo em homenagem ao brasa. A partir daí, muitos intérpretes, até hoje sonham em ter um projeto como esse, mas poucos conseguiram. A Bethânia foi uma das felizardas e fez um disco antológico em 1993 - As canções que você fez pra mim. O Padre Marcelo também fez disco só com mensagens do rei, isso pra não citar também o Paulo Ricardo, Sérgio Reis, Roqueiros e até o internacional Roberto Leal, são alguns que conseguiram emplacar um disco temático Roberto Carlos.
Na década de 90, as músicas do Roberto e do Erasmo eram regravadas sem freio. Se por um lado, tínhamos artistas como Cauby Peixoto, que para gravar um medley com canções do rei foi a um show no Recife especialmente pedir autorização, tínhamos artistas, muitas vezes anônimos, regravando e lucrando em cima dos temas de sua majestade sem pedir licença, o que fez o Roberto tomar a decisão de filtrar suas regravações ou até restringi-las a poucos. Isso gerou desespero e desapontamento em alguns artistas que tiveram veto ao tentarem regravar o rei. Dizem que a Simone teve que refazer um disco por ter vetada a releitura de Vou ficar nu pra chamar sua atenção. Outros artistas que sofreram veto, segundo imprensa da época foram Marisa Monte, Zé Ramalho e Daniela Mercury, além da própria Bethânia que não teve a canção Fera ferida em seu cd Maricotinha, mas depois de conversar pessoalmente com o rei, resolveu o mal entendido e teve a liberação para o dvd. Contam também que esses vetos se tornaram piores quando coincidiram com o Toc, problema psicológico assumido pelo rei que faz "implicar" com certas palavras contidas nas canções.
Mas, engana-se quem pensa que dessa forma, a obra do Roberto deixou de ser visitada. Fato curioso faz com que suas canções continuem a ser regravadas pelas antigas e principalmente novas gerações que se seguem. Se é difícil regravar a obra do Roberto, tornam-se mais acessíveís as canções que ele cantou de outros compositores. Com isso temos, nessa década de 2000, veteranos como o Leonardo com 120, 150, 200 km/h, roqueiros recentes como o Jota Quest com Além do horizonte, até revelações como Marina Elali com Você ou Isabella Taviani com Ternura ou Tânia Mara com Sua estupidez e Sonho lindo, só pra citar algumas.
É o rei sempre presente, em cartaz nos shows desse país, nos discos, nas releituras, no passado, no presente, durante muito tempo em nossa vida... E ficamos com Detalhes, a canção mais apropriada para reafirmar o que ele falou há tanto tempo, que nem adianta tentar o esquecer... Roberto, você já sabe, simplesmente conquistou o prazer de ser inesquecível em todo o mundo... E volte sempre...
Detalhes
Roberto Carlos/Erasmo Carlos
Não adianta nem tentar me esquecer
Durante muito tempo em sua vida, eu vou viver
Detalhes tão pequenos de nós dois
São coisas muito grandes pra esquecer
E toda hora vão estar presentes, você vai ver
Se um outro cabeludo aparecer na sua rua
E isso lhe trouxer saudades minhas, a culpa é sua
O ronco barulhento do seu carro
A velha calça desbotada ou coisa assim
Imediatamente você vai lembrar de mim
Eu sei que um outro deve estar falando ao seu ouvido
Palavras de amor como eu falei mas eu duvido
Duvido que ele tenha tanto amor
E até os erros do meu português ruim
E nessa hora você vai lembrar de mim
À noite envolvida no silêncio do seu quarto
Antes de dormir você procura o meu retrato
Mas na moldura não sou eu quem lhe sorri
Mas você vê o meu sorriso mesmo assim
E tudo isso vai fazer você lembrar de mim
Se alguém tocar seu corpo como eu não diga nada
Não vá dizer meu nome sem querer à pessoa errada
Pensando ter amor nesse momento
Desesperada você tenta até o fim
E até nesse momento você vai lembrar de mim
Eu sei que esses detalhes vão sumir na longa estrada
Do tempo que transforma todo o amor em quase nada
Mas quase também é mais um detalhe
Um grande amor não vai morrer assim
Por isso, de vez em quando, você vai, vai lembrar de mim
Não adianta nem tentar me esquecer
Durante muito, muito tempo em sua vida eu vou viver
Não, não adianta nem tentar me esquecer...
Um forte abraço a todos!