sábado, 8 de março de 2008

Mulher Sexo Frágil!?

Hoje, dia internacional da mulher, esse blog tem a alegria de parabenizar a todas as mulheres através da música! Escolhi a canção que mais traduz, a meu ver, a alma feminina: Mulher (sexo frágil) do tremendão Erasmo Carlos em parceria com a Narinha, sua falecida esposa.

Na mpb encontramos muitas canções em homenagens às mulheres... Algumas recebem nomes para que a homenagem seja mais específica: Rosinhas, Anas, Luizas, tantas Marias com a estranha mania de ter fé na vida! Tantas Baixinhas, gordinhas, de óculos, de 40 ou Senhoras, grávidas e cheirosas e cantadas pelo Roberto e tantas super stars compostas em parcerias com o Erasmo... A alma feminina é adorada pela mpb.

Alguns artistas masculinos também tentam descrever a alma feminina, se pondo do lado oposto na hora de compor. Como exemplo do que falo temos Esse cara do Caetano ou Palavra de mulher, O meu amor e Bárbara do Chico; ou Super-homem do Gil, são exemplos de uma tentativa em se vivenciar a alma feminina.

Mas, voltando a Mulher (Sexo frágil) do Erasmo, essa é a canção mais tocada e preferida pelos brasileiros para homenagearem as mulheres nessa e em qualquer época que se queira descrever o cotidiano, a importância e o brilho do ser feminino. Nela o Erasmo deixa sua alma à flor da pele e descreve, mesmo através de exemplos pessoais e íntimos, que forte mesmo só as mulheres, e que não chega a seus pés:

Mulher (sexo frágil)
Erasmo Carlos/Narinha

Dizem que a mulher é o sexo frágil,
Mas que mentira absurda!
Eu que faço parte da rotina de uma delas
Sei que a força está com elas...

Vejam como é forte a que eu conheço
Sua sapiência não tem preço
Satisfaz meu ego se fingindo submissa
Mas no fundo me enfeitiça...

Quando eu chego em casa à noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas prá quem deu luz não tem mais jeito
Porque um filho quer seu peito...

O outro já reclama a sua mão
E o outro quer o amor que ela tiver
Quatro homens dependentes e carentes
Da força da mulher...

Mulher! Mulher!
Do barro de que você foi gerada
Me veio inspiração prá decantar você nessa canção...

Mulher! Mulher!
Na escola em que você foi ensinada
Jamais tirei um 10 sou forte mas não chego aos seus pés...

Um forte abraço a todos!

10 comentários:

Anônimo disse...

Olá Everaldo,
Quero agradecer-lhe, como mulher, esta bela homenagem que fez neste nosso "Dia Internacional da Mulher".
Um texto muito bem escrito e muito elogioso e terno para nós, mulheres.
A canção do Erasmo, é claro que vem mesmo a calhar, é linda e tem uma letra espectacular.
Obrigada, um abraço.

Paula (Portugal)

Anônimo disse...

Everaldo,

Sou fã de Erasmo, fã dessa canção maravilhosa, e lógico, fã do seu belo trabalho aqui no blog hehehe.

Parabéns, bicho. Grande canção para homenagear as mulheres, pois claro: Somos fortes, mas não chegamos aos seus pés...."

Abraços
James Lima
www.rcbraga.vai.la

Anônimo disse...

A data de hoje não é simplesmente comemorativa: é histórica. Não deve ser considerada como mais uma brecha para o consumismo ou para lamentações infrutíferas, e sim, como símbolo de luta por igualdade, no sentido mais amplo da palavra.
Mulheres não são frágeis, apenas valorizam amor, delicadeza e sensibilidade.
Espero que muitos lembrem disso no dia de hoje. Obrigada pelo texto!

Anônimo disse...

"Mulher sexo fragil"
cantada também por josé Augusto,
em homenagem a mulher, música
que eu gosto muito.
Sendo o dia internacional da
mulher amigo escolheu um tema
muito apropriado, embora eu acho
que o dia da mulher deve ser
todos os dias, da mulher do pai,
da mãe, etc
Mas eu tenho uma bela recordaçâo
deste dia, faz hoje dois anos que
estava num espectáculo de
Roberto Carlos,e mais uma vez
homenageou a mulher nesse dia
enviando os parabens desde o
palco. Um gesto muito delicado,
não fosse ele o Rei.
Amigo que magnífico Blog.
gosto muito, todos os temas aqui
apresentados.
Um abraço.
Milagros..

Anônimo disse...

Meu carinho e homenagem à elas.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

CON disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CON disse...

Obrigada amigo!!! Mulheres são mesmo especiais!!
Queremos e merecemos respeito, carinho, atenção!!!
E principalmente que sejamos reconhecidas e admiradas por nossa capacidade intelectual, muito mais que por nossa beleza física!!
Háa...Linda música, adoro!
Beijos azuis

Anônimo disse...

Olá Everaldo, muito obrigada pela homenagem pelo dia Internacional das Mulheres e nada melhor que esta linda canção de Erasmo para prestigiar este brilhante dia...
Vc com certeza tb tem um lado feminino, ou seja, sua sensibilidade aflora e pela sua delicadeza. Vlw ,Um abraço pra vc amigo!!

Mazé Silva disse...

Oi, Everaldo !!!

Gostei bastante da homenagem prestada às mulheres, que fizestes aqui em seu Blog.

De fato, existem muitas canções que fazem homenagens às mulheres, inclusive, muitas que foram compostas pelo nosso querido Rei Roberto Carlos.

Gostei da canção que escolhestes para nos homenagear. Essa canção de Erasmo, que fala da força que a mulher tem e carrega consigo, onde a mesma é capaz de desempemhar com competência, diversos papeis no lar e na sociedade em que vivemos.

Certamente, Erasmo diz muito bem, que a mulher realmente, não é um sexo frágil, mas uma passoa batalhadora, firme, forte, enfrentando ainda preconceitos, mais superando tudo isso através de sua competência, de seus valores que são tantos e que a dedica grande parte do seu tempo à sua família.

Parabéns pela matéria e obrigada pela homenagem ao nosso dia.

Beijos da amiga.

Mazé Silva/Fortaleza/Ceará.

Anônimo disse...

Prezado Everaldo,

Parabéns! Linda homenagem a este ser tão especial que é a mulher. Estou fazendo um trablaho acadêmico sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho,e aí lembrei que a minha querida mãe, Dona Luzinete, que é o amor da minha vida, cantava muito esta música na minha infância, o tempo passou e ela continua cantando. Aí resolvir pesquisar sobre a música "Mulher", fiquei surprezo e emocionado com a letra e a homenagem que o tremendão Erasmo Carlos fez a sua esposa Narinha. Vou colocá-la na minha apresentação, por que ela faz jus a está força incondicional das mulheres.

Obrigado pelo espaço aqui registrado e um forte abraço.

Rangel Reis Maciel
Goiana - Pernambuco - Brasil