terça-feira, 4 de março de 2008

Os ao vivos do Chico...

Chico Buarque tem um repertório e uma discografia fascinante e isso não é novidade aos amantes da boa música brasileira! Destacarei os registros ao vivo feitos por esse que é o melhor compositor da história do país!

Em 1990, gravou o Chico Buarque ao vivo Le Zenith em Paris. Com arranjos do maestro Cristóvão Bastos, Chico passeia por alguns de seus clássicos, dando uma roupagem diferente das versões originais, sem perder a força de intérprete que possui para suas criações. A banda que o acompanha não leva apenas o grande maestro, mas músicos de peso no cenário nacional como o baterista Wilson das Neves e o percussionista Mestre Marçal, este último divide os vocais com Chico nas faixas Sem compromisso e Deixa a menina.

O show começa como Desalento, após apresentar os músicos e penetra a fundo no repertório com sambas como A Rita e Samba do grande amor. Depois passa por Gota d´água e As vitrines. Passeia pela Volta do malandro e Partido alto e encontra o Marçal nas canções já citadas. Inclusive o Chico afirmou que aprendeu Sem compromisso quando se encontrava para compor com o Tom.

Suburbano coração é uma faixa que por si só mereceria um post pois fala em sexo sem perder a elegância, coisa rara nos dias de hoje. Em Palavra de mulher, Chico destaca uma composição que faz no feminino, certamente para alguma das tantas intérpretes que já o visitaram. O romantismo está presente em Todo o sentimento, Joana Francesa, João e Maria e O que será (à flor da pele), esta última uma das mais líricas do nosso cancioneiro. O carnaval, uma das paixões do Chico, está presente em Rio 42 e Não existe pecado ao sul do Equador. O lado político também marca presença em Vai passar e Samba de Orly, que compôs com Toquinho quando este o visitou na Itália, quando estava exilado. As questões sociais estão bastante evidentes em Brejo da cruz, que também merece um tópico só por sua sensibilidade! O show é finalizado com Eu quero um samba...

As pessoas criticam que o Chico não é bom cantor, mas basta observar a precisão de suas interpretações em suas dissonantes criações para comprovarmos que isso é no mínimo um comentário de quem desconhece esse carioca tão importante para a cultura do país! O cd é uma ótima pedida pois recentemente todos os discos do Chico foram remasterizados e como na época não tínhamos dvd, ficamos com o registro auditivo de ótima qualidade e bom gosto como é esse trabalho!


Um abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

É ótimo que vc aprofunde tudo o que já disse sobre Chico Buarque. Ele é um cantor/compositor que nunca se esgota (sob todos os aspectos).
O show ao vivo no Le Zenith, em Paris, é realmente muito bonito e possui um repertório encantador.
De "Brejo da Cruz" à "O que será (à flor da pele)", ficamos envolvidos com tanto talento.

Anônimo disse...

"Preciso não dormir..."
Que versos fantásticos foram escritos pelo maestro Cristóvão Bastos. Que delicadeza na voz de Chico Buarque. Que emoção em nossas lembranças.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net

Anônimo disse...

Haveria tanto para falar sobre
este excelente cantor e
compositor, que tudo o que se
diga é pouco.
Eu show ao vivo nunca vi
infelizmente, mas conheço sua
música, não toda, porque ele tem
um grande repertório.
"Agora eu era o herói
e meu cabalo só falava inglês,
a noiva do cowboy
era você além das outras três"
Este é um trecho duma música que
eu conheci através duma
telenovela e me encantou.
" João e Maria"
Assim com "Yolanda", música do
cantor e compositor cubano,
Pablo Milanés.
"Eternamente de amores.
Rezando el Credo que me has
enseñado,
miro tu cara y digo en la
ventana.
Yolanda.
Não se poderia falar de Chico
Buarque, sem falar desta
música:
" Estava a toa na vida e meu
amor me chamou, pra ver a
banda passar, cantando coisas de
amor"
"A Banda"
Que bon amigo Everaldo você ter
trazido a Chico Buarque, este
magnífico cantor e compositor.