quinta-feira, 13 de março de 2008

Não aprendi dizer adeus...

A música neo-sertaneja não seria completa se não existissem dois goianos como esses: Leandro e Leonardo. Trabalhadores da roça e fãs dos Beatles e Roberto Carlos, conseguiram gravar seu primeiro disco em 1983, um fracasso que só vendeu 500 discos. Em 1986 gravaram o Leandro e Leonardo volume 1 e em 1987, o volume 2 tornando-se conhecidos no meio sertanejo e em Goiás.

Mas, foi em 1989 com o volume 3 que a dupla alcançou sucesso nacional com a faixa Entre tapas e beijos. Em 1990, estouraram com Pense em mim e Desculpe, mas eu vou chorar e daí pra frente passaram a ter seus discos sempre nas paradas de sucesso com canções como Paz na cama, Não aprendi dizer adeus, Cadê você, Temporal de amor, Não olhe assim, Festa de rodeio, Cerveja, Eu juro, Doce mistério, Mexe-mexe, Talismã, Rumo a Goiânia, Solidão, Cumade e cumpade, Deu medo e Um sonhador.

Até que uma dessas coisas que o destino reserva e não sabemos explicar acontece e leva o Leandro para o andar de cima! Leonardo, embora muito triste, dá continuidade à sua carreira e, com o excepcional talento que possui, envereda para o romântico mas, sempre com os traços do sertanejo e emplaca sucessos como Coração espinhado, Eu deixaria tudo, 120 150 200 km/h, Mano, além dos projetos Grandes Sucessos volumes 1 e 2, onde aborda canções românticas, algumas esquecidas das décadas de 70 e 80 como Meu mel, Pareço um menino e Pouco a pouco, passeando em sucessos de Marquinhos Moura, Gilliard, Fábio Jr. e Roberto Carlos.

Segue abaixo a letra de Mano, a canção que Leonardo cantou e sempre cantará em homenagem ao irmão:

Mano
(Paulo Debétio/Paulinho Resende/Chitãozinho/Xororó)

Mano, você é meu sangue, mais que um amigo
Me dizia coisas que até hoje eu sigo
E será pra sempre um pedaço de mim...

Mano, cantar a seu lado me deixou orgulhoso
Agradeço a Deus foi maravilhoso
Eu sempre sonhei com imagens assim...

Mano, eu me lembro do nosso pequeno universo
O primeiro acorde, os primeiros versos
Parei pra pensar hoje no camarim...

Juntos, nós fomos a voz de uma linda canção
Digo a você lá do fundo do meu coração...
Nossa missão foi cantar e levar alegria
Mano, você é a letra, eu sou a melodia...

Mano, você sempre foi mais que um companheiro
Nas horas difíceis foi tão verdadeiro
Me deu a certeza que no fim vou vencer...

Todas as dificuldades muralhas, barreiras
Você me dizia que depois da poeira
Um lindo horizonte vai aparecer...

Mano, as suas palavras me fizeram de aço
E hoje eu sei que em tudo que eu faço
Eu posso cantar e contar com você...

Juntos, nós fomos a voz de uma linda canção
Digo a você lá do fundo do meu coração
Nossa missão foi cantar e levar alegria
Mano, você é a letra eu sou a melodia...(2x)

Um forte abraço a todos!

10 comentários:

Anônimo disse...

Olha, meu amigo, eu estava até levando a sério teus comentários sobre a música brasileira, neste blog que me foi muito bem recomendado. Mas agora li este post sobre Leandro e Leonardo e, confesso, toda a credibilidade que este blog estava tendo comigo acaba de cair por terra. Dizer que o insuportável Leonardo tem "talento" é querer demais. Não só ele, mas qualquer representante desse neo-sertanejo brega, cafona e de extremo mal gosto não pode, sob hipótese alguma, figurar no mesmo local que verdadeiros artistas no naipe de Roberto Carlos, Chico Buarque e Guilherme Arantes.

Me desculpe, mas com essa, infelizmente, teu blog já saiu da lista dos meus favoritos.

Grande abraço.

Anônimo disse...

Não sou fã do estilo sertanejo, mas foi exatamente através de vc, Everaldo, que aprendi sobre a necessidade de não ser preconceituosa em relação à música.
Todos os estilos guardam em sua essência certa riqueza e, não por acaso, várias pessoas ficam emocionadas ao ouvir as canções interpretadas por Leonardo. Fico feliz por saber que vc tem consciência disso e, através desse blog, demonstra que não pretende fazer distinções ou segregações infundadas. Já suportamos "aparthaids" suficientes nesse país, não é mesmo?

Beijos

Everaldo Farias disse...

Prezado Fabio Leimig

Infelizmente não o conheço ainda, mas agradeço sua participação nesse blog e agradeço a quem o recomendou.

Esse blog tem por objetivo divulgar a música brasileira, sem distinção ou preconceito! Se for preciso falar de um artista tido como ruim por muitos, mas que teve um trabalho dedicado numa faixa ou num disco ou apenas numa participação especial, é válido.

Fico feliz e agradecido em saber que você apreciou os textos expostos sobre Chico, Guilherme e Roberto. Num mundo onde as discordâncias estão cada vez mais contantes, é motivo de festa, alguém concordar com algum pensamento meu. Claro que nunca vamos concordar com tudo ou com todos sempre.

Tenho buscado acertar ao falar dessas grandes estrelas e, agradar a todos sei que será impossível.

Mas, falar do Leonardo e do saudoso Leandro não é falho, muito menos criar manchas na música brasileira ou no meu singelo espaço. Muitas pessoas que conheço e que frequentam esse blog curtem o trabalho deles. Nós não somos obrigados a gostar de todos, é claro! Nem também somos perfeitos suficientes para acharmos que tudo que falaremos agradará a todos, se nem Jesus agradou!

O próprio Roberto já demonstrou esse pensamento eclético que defendo cantando com a dupla em seu especial. O Chico já gravou com Zezé e Luciano e ambos continuam o que são, com seu espaço e seu público fiel! Então se o Roberto dividiu o palco com a dupla, ele provou que podem estar no mesmo espaço sem ofensa a ninguém. O Chico fez o mesmo e duvido que tenha sido apenas por pena como alguns pseudo-intelectuais defendem por aí!

É uma opinião particular amigo, respeitando a sua, de que não podemos pensar que Tom Jobim jamais estaria num palco com Tonico e Tinoco porque isso poderia ter acontecido sem deméritos para ambos, afinal são seres humanos acima dos artistas que são.

Quanto a ficar ou não em sua lista de favoritos, é uma decisão e um assunto que pertence apenas a você.

Fique a vontade em comentar sempre que quiser, fique a vontade em debater se quiser, ou fique a vontade em não participar mais se achar que algo aqui soa como ofensivo a sua presença!

Mesmo assim, agradeço sua contribuição!

Um forte abraço!

Anônimo disse...

Everaldo,

Não liga pra o que o pessoal fala... Gosto é que nem... (deixa pra lá). Mas Leandro e Leonardo tinham um trabalho muito bonito, que continuou depois da morte de Leandro. Leonardo demonstra ser um artista de boa qualidade, embora haja muito preconceito contra esse tipo de música.

E o NOSSO rei já disse: "A música sertaneja pra mim é realmente um retrato do Brasil". Porra, o Roberto sabe das coisas....

Abraços, querido, não se preocupe com esse tipo de comentário.

James
www.rcbraga.vai.la

Unknown disse...

Essa dupla fez muito sucesso mesmo. Gostei muito da regravação da canção do Rei: 120...150...200km por hora. É a minha preferida.
Um forte abraço.

Anônimo disse...

A música sertaneja vai buscar suas
origens as raizes das mas antigas
músicas que de uma certa forma
representam o Brasil, assim como
outros géneros musicais, dentro dos quais se integra ese grandioso elenco de músicos, cantores e compositores brasileiros.
Leandro e Leonardo dupla que representa a música sertaneja, assim como as duplas Chitãonzinho &
Xororó, Zezé di Camargo & Luciano,
Roberta Miranda, etc...
Infelizmente Leandro já partiu faz tempo deixando a música sertaneja mais pobre, não quero tirar com isso o valor de Leonardo catando sozinho.
"Mano" foi uma música que me sesibilisou muito quando ouvi cantar a Leonardo pela primeira vez
em palco e sem poder acabar a música, embargado pela emoção foi
Xororó, que como ele mesmo revelou já estava a espera disto acontecer,
e teve ele que acabar a música.
E falando de Leonardo eu destaco a música de Roberto Carlos " Do fundo do meu coração"
e " Não aprendi a dizer adeus"

Amigo Everaldo, você me faz lembrar
en certa forma a Roberto Carlos,
quando leva ao palco todo género de cantores de todos estilos.
Assim você traz tudo género de música e de músicos, sendo muito mais amplo o campo para todos os amigos de diferentes gostos musicais possam comentar.Toda a música seja qual for seu género, forma parte da cultura brasileira. Eu celebro...

Abraços

Anônimo disse...

É uma maravilha, termos no Brasil grandes duplas sertanejas, que além de serem excelentes intérpretes, são também compositores, que repassasm o seu romantismo através de suas canções.

Essa dupla citada por Everaldo, foi e sempre será lembrada, pois vieram para enriquecer e exaltar a nossa a cultura sertaneja, mas esses dois meninos maravilhosos, com suas lindas vozes, foram interrompidos pelo destino que os traçou.

Aplauso para Leonardo, que não deixou abater-se e continuou a caminhada, cantando com seu jeito romântico e sensual, mas sem sair do estilo sertanejo.

Paerabéns Everaldo, por ter postado aqui essa canção, que Leonardo sempre canta em seus shows em homenagem ao seu querido irmão Leandro que se foi.

A música, sendo uma expressão cultural da humanidade, não deverá jamais ser repudiada, discriminada, muito menos sofrer preconceitos, independente de seu estilo, do seu gênero musical da qual faz parte.

Quem tem sensibilidade e se diz amar as canções do Rei, não pode deixar de prestigiar a música em sua essência, seja por quem for composta, cantada ou interpretada.

Aplausos para o nosso grande Everaldo e que você continue divulgando aqui no seu lindo Blog, as canções brasileiras.

Beijos da amiga.

Mazé Silva.

Anônimo disse...

Leonardo não é um BOM cantor, mas ele junto com Leandro fez muito sucesso, as letras das músicas eram bonitas sim. Gostei do post.

Anônimo disse...

Amigo Everaldo... Excelente a matéria sobre Leando e Leonardo! A música "Mano" é linda! Parabéns!

Unknown disse...

Só queria lembrar um pouquinho a importância desses dois fenômenos brasileiros.Pessoas que marcaram a vida até mesmo de quem não tinham contato próximo.
bom...É só pra não esquuecer:Adoro esses dois, e a dupla foi feita com o par certo!
Bj*nhus Léo e Leandro!