quarta-feira, 5 de março de 2008

Trilhas sonoras de novelas

As trilhas de novelas, sobretudo globais fazem parte do cotidiano brasileiro. Quem nunca se pegou amando ao som de alguma dessas trilhas? Quem nunca se apaixonou por tal canção após ter ouvido sua execução na novela ? Ou quem não defende que tais trilhas deixam cenas, capítulos ou até novelas inesquecíveis?

A popularização das trilhas sonoras de novelas começou em 1969, quando a gravadora Philips lançou, em parceria com a Rede Globo, o disco de “Véu de Noiva”, de Janete Clair. Em 1971, a emissora criou a Som Livre, selo que passou a ser responsável pela produção das trilhas sonoras. A primeira trilha lançada pela gravadora das Organizações Globo foi “O Cafona”. Discos de vinil de “Selva de Pedra”, “Escalada” e “Pecado Capital” alcançaram grande comercialização, mas não se comparam a “Estúpido Cupido”, de 1976, a primeira trilha de novela a alcançar a marca de um milhão de discos vendidos.

Lançar discos com trilhas de novelas tornou-se algo bastante vantajoso para a gravadora que trabalhava ao menos duas trilhas diferentes: a nacional e a internacional. Com isso, todos os artistas da mpb já tiveram pelo menos um de seus hits reforçado com imagens, que de repente nem tinham inspirado na criação daquele tema, isso quando não são "encomendadas" tais trilhas baseadas na história do personagem ou no tema geral da novela. Alguns artistas chegam a lançar coletânea só com canções que fizeram parte das trilhas sonoras, ao decorrer dos anos como é o caso de Djavan, Rita Lee, Fagner, Caetano Veloso e Gal Costa. A trilha sonora mais vendida da história das novelas é a primeira de “O Rei do Gado”, com a marca de 1,5 milhão de discos, seguida por “Dancin Days” internacional.

Acho a música de novela algo marcante pelo que disse no começo: sempre tem alguma cena ou novela inesquecível associada ao áudio daquele momento! Lembro quando Roque Santeiro, personagem de José Wilker voltou à cidade - até hoje é inesquecível De volta pro aconchego com Elba, em 1985. Ou quando Tieta voltou à sua cidade, com Fafá cantando Coração do Agreste em 1989. Nessa mesma novela vinha a Simone com Uma nova mulher, fascinante! Quem não associa "Brasil, mostra tua cara...", interpretada por Gal Costa com a novela Vale tudo - 1988? Ou quem não lembra da Rosana com o Amor e o poder na novela Mandala - 1987 (Como uma deusa...)? Quem Esquece de Oceano, do Djavan em Top Model - 1989? Enfim, são muitas as lembranças! E você tem alguma música, trilha de novela que lhe remete ao passado?

Um forte abraço a todos!

6 comentários:

Anônimo disse...

Nobre colega Everaldo,

Muitas outras canções na voz de RC fizeram parte de trilhas sonoras, mas "A volta" e "India", que fizeram parte das trilhas sonoras de "América" e "Alma gêmea" respectivamente, são as minhas lembranças mais recentes.

Um grande abraço

Anônimo disse...

Adorei o post!
Que agradável lembrança da novela Vale Tudo, com o trechinho "Brasil, mostra a tua cara..." interpretado por Gal.
Também é ótimo saber que a trilha sonora da novela "O Rei do Gado" foi a mais vendida, afinal, também dei a minha contribuição para que isso acontecesse. Lembro que havia tantas músicas bonitas, como "Admirável Gado Novo" e "À Primeira Vista", não lembro se na voz de Chico César ou de Daniela Mercury.
Algumas novelas foram mesmo marcantes, com cenas igualmente inesquecíveis.

Unknown disse...

Nasci no ano da Jovem Guarda; farei este ano, 43. Na década de 70...80..onde "o sonho e a realidade ocupavam o mesmo espaço"; muitas canções de novela me trazem saudade; por ex: "Dizem que os homens não devem chorar", tema internacional da novela; PECADO CAPITAL, me encantava. Nos anos 90, A VIAGEM foi a mais linda que ví. Parabéns pelo Post.

Anônimo disse...

Olá Everaldo,
Este post sobre as trilhas sonoras das novelas foi uma óptima ideia.
Das novelas mais antigas tenho recordações da "Tieta" e de "Dancing Days".
Das mais modernas as da "América" e "Alma Gémea". Foi precisamente quando andava na Internet à procura da "Índia", cantada pelo Roberto Carlos em "Alma Gémea" que, por acaso, descobri o Portal Clube do Rei. Logo nesse dia me registei como membro e lá permaneço até hoje.
Um grande abraço.

Paula (Portugal)

Anônimo disse...

Temas de telenovelas tem sido
tantos, grande parte das músicas,
brasileiras aqui em Portugal
foram conhecidas através das
telenovelas, porque nem as
músicas nem os cantores, alguns
anos atrás, hoje é diferente já
há muita música brasileira
conhecida.
Eu vou a enumerar varios temas
de novelas, por exemplo: Emilio
Santiago e Vrónica Sabino,
No tema do "fantasma da ópera"
"Tieta"
O tema de apresentação da
"Escrava Isaura" acho que era
"Retirantes" Dorival Caymmi
Djavan "Oceano"
"Menino do Rio"
E temos Roberto Carlos "Pergunte pra seu Coração"
"A Volta" " India" e muitas mais
músicas e tantos cantores..
Foi bom você trazer este tema,
que faz referência a música
brasileira
Everaldo parabens.
um abraço.

Anônimo disse...

Enuqnato as novelas passam na TV, em frente a nossa realidade, a trilha sonora que de lá nos embevece, acaba por marcar aqueles nossos momentos. Doces recordações de um passado próximo, mas que não volta mais.

Fabiano Cavalcante
www.aplauso.zip.net