Um dos maiores compositores e cantores, um nome histórico da nossa música, uma figura inesquecível para o samba nacional é Ataulfo Alves de Souza, natural de Miraí/MG e filho de um violeiro, sanfoneiro e repentista. Em 1933 gravou seu primeiro disco com o samba Sexta-feira e tornou-se um dos mais bem sucedidos sambistas dos anos 40 e 50 e também um homem elegante de sua época.
Entre seus inesquecíveis sucessos, encontramos nada mais, nada menos que Ai que saudades da Amélia, Atire a primeira pedra, Errei sim, Leva meu samba, Meus tempos de criança, Mulata assanhada, Na cadência do samba, Nem que chova canivete, Pois é, Saudade dela, Errei erramos, Pra que mais felicidade, Você passa e eu acho graça, A você, etc.
Ataulfo é reconhecido e respeitado por grandes nomes que regravaram e cantam seus sucessos. Carmem Miranda foi quem primeiro o gravou e daí em diante outros intépretes navegaram em seu oceano como Silvio Caldas, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Dalva de Oliveira, Roberto Carlos, Clara Nunes, entre outros. O próprio Chico Buarque afirmou que o samba Quem te viu, quem te vê foi inspirado em Ataulfo, uma inesquecível figura que prestamos nossa singela homenagem!
Um forte abraço a todos!
3 comentários:
Muito bom, Ataulfo Alves !
Com Mário Lago, fez muita coisa boa !
Abraço
James Lima
www.robertocarlosbraga.com.br
HOLAAA QUE TENGAS UN LINDO DIA Y UN BONITO FIN DE SEMANA, SALUDOS DE TUS AMIGOS DE :
Um Farol chamado Amizade
Tétis, Argos e Poseidón
Emocionada com seu blog,falando do nosso Mestre Ataulpho Alves!
Este ano estamos comemorando o Centenário de Ataulpho e êle vem recebendo muitas homenagens!
Excelente compositor que foi,está merecendo tudo isto!
Muito obrigado Everaldo Farias!
Parabéns pelo belo blog!
Sou a Maria Luiza---Malu---nora do Ataulpho.Casada com o filho mais novo Ataulpho Alves Junior.
Muito obrigado mesmo por suas palavras.
Feliz Natal a vc e sua família.
Bjs
Maluuu
rsrs
Postar um comentário