terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Eu amanheço pensando em ti...

A Rede Globo está exibindo a minissérie Dalva & Herivelto. Da mesma forma que ano passado obteve êxito com Maysa, aposta nessa nova produção. Já abordamos Dalva de Oliveira no dia 19/03/2009 (é só buscar ou procurar nos arquivos de março). Portanto, vamos nos deter um pouco sobre Herivelto. Natural de Engenheiro Paulo de Frontin/RJ, Herivelto de Oliveira Martins foi um dos grandes cantores, compositores e músicos desse país.

Seu pai reunia grupos teatrais e encontrava aí suas primeiras aspirações artísticas. Foi o teatro que o apontou para instrumentos musicais, chegando a tocar piston e depois cavaquinho e violão. Já envolvido com música e depois de seu primeiro casamento, conheceu Dalva de Oliveira, com quem casou-se e teve um filho que também seria um futuro cantor: Pery Ribeiro. Após a separação, criaram polêmicas musicais com suas criações.

Destaque no mundo do samba, sendo regravado por grandes nomes como Nelson Gonçalves, Silvio Caldas, Francisco Alves, Maria Bethânia, João Gilberto, Miúcha, Gal Gosta, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso e Carmem Miranda, entre seus sucessos podemos citar Cabelos brancos, Atiraste uma pedra, Ave Maria no Morro, Adeus, Bom dia, Izaura, Caminhemos, O último tango, Palhaço, Pensando em ti, Que rei sou eu?, Se é por falta de Adeus, Mamãe, Da cor do meu violão, Praça das onze, entre outros que devem ser relembrados nesses dias nessa minissérie tão bem-vinda!

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Linda pedida. E a foto mostra como caracterizaram bem o Fábio Assunção pra microssérie.

Bem, digamos que as brigas entre Dalva de Oliveira e Herivelto Martins foram sensacionais para a Música Popular Brasileira. De um lado, Herivelto derramava sua amargura para Dalva, e do outro Dalva pedia aos amigos compositores para escreverem "indiretas" a ele. Pelo repertório que você citou, pegamos algumas das pérolas das amarguras em letra e música.

Abraços, homem!

Vinícius Faustini

Márcia Tristão-Bennett disse...

Que maravilha, Everaldo!!!!!!!!!!

Nao vejo a hora de passarem esta minisserie aqui...como sempre tenho que esperar...mas pelo menos passa aqui!!!!!

ABracos e parabens pela materia!!!!!!!!!!!

Marcia Bennett

Anônimo disse...

Gostei bastante da série! Como era de se esperar, muitas pessoas tomaram partido nas brigas do casal, mesmo após o transcorrer de tantos anos!
Herivelto era matreiro, boêmio, mas extremamente talentoso. Gostei da criatividade e da disciplina com a qual ele praticamente coordenava o Trio de Ouro.

Beijos!