quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Os Músicos do Brasil - 6

O Músico abordado pela série é pouco conhecido por seu nome completo: Juvenal de Holanda Vasconcelos. Mas, muitos percussionistas com certeza já ouviram falar em Naná Vasconcelos. Natural de Recife/PE, desde pequeno que se interessava por tambores nos movimentos de maracatus locais. Fez parte de Banda Municipal local e posteriormente acompanhou Gilberto Gil em seus shows pelo Nordeste.

Naná é reconhecido como um mestre em sua arte. Em seu currículo, consta vários artistas de vários estilos como Caetano Veloso, Marisa Monte, Milton Nascimento, Gal Costa, Geraldo Azevedo, Geraldo Vandré, Egberto Gismonti, Paul Simon, Maria Bethânia, Luiz Melodia, entre outros. Já lançou vários discos e é também compositor, inclusive compondo trilha sonora de filmes e novelas.

Nos últimos anos tem sido responsável pela abertura oficial do carnaval do Recife, que acontece todo ano no Marco Zero, com a chamada noite dos tambores, onde se encontram vários músicos sob sua regência. É mais um dos grandes músicos, já escolhido várias vezes como dos melhores do mundo e de qual temos muito que nos orgulhar, por seu talento e sua arte!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Unknown disse...

De uma personalidade forte e única, o criador destas páginas é uma raridade, dentre muitos jovens de nossa época... recomendo à todos que como ele é muito mais alma do que corpo...