sábado, 30 de janeiro de 2010

Por causa de você

De vez em quando bate uma saudade do Tom. Aquele piano perfeito, aquelas canções mais que maravilhosas. Essa canção por exemplo, já teve em torno de 60 regravações. Duas das minhas preferidas são com Gal Costa e com Roberto Carlos. Por causa de você apresenta uma sensibilidade à flor da pele, das mesmas flores da janela que sorriam e cantavam. Fico imaginando como era comum toda essa poesia e esses sentimentos tão puros. A sua história de criação mesmo já é surpreendente:
 
Em 1957, Tom apresentou a Dolores uma melodia que levaria para Vinícius por letra. Em três minutos, Dolores pegou um lápis de sombrancelhas e desenvolveu a letra de Por causa de você, uma pérola da nossa música brasileira! Vinícius, como perfeito poeta e cavalheiro atendeu ao pedido da colega que ainda mandou uma definitiva: "Vinícius, outra letra é covardia..."

Por causa de você
(Tom Jobim e Dolores Duran)

Ah, você está vendo só
Do jeito que eu fiquei
E que tudo ficou
Uma tristeza tão grande
Nas coisas mais simples
Que você tocou

A nossa casa querida
Já estava acostumada
Guardando você
As flores na janela
Sorriam, cantavam
Por causa de você

Olhe meu bem nunca mais
Nos deixe por favor
Somos a vida e o sonho
Nós somos o amor

Entre meu bem por favor
Não deixe o mundo mau te levar outra vez
Me abrace simplesmente
Não fale, não lembre
Não chore meu bem

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo!

As músicas de Tom muito me emocionam e essa é linda demais.

Bjs

Márcia Tristão-Bennett disse...

Ave Maria cheiiiiinha de graca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Esta daih, eh muito linda mesmo e nao tem jeito nao!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Que post linda!!!!!!!!!! E que historia linda desta musica. Tom e Dolores estavam recebendo aquele sopro divino, no peh do ouvido....!!!!!!

Estou com Dolores Duran

"Vinícius, outra letra é covardia..."

Parabens, Everaldo, voce sabe que sou apaixonada por este tipo de letra, neh????

Abracos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!