sábado, 29 de maio de 2010

Casinha branca

Não é sempre que nos identificamos com alguma canção. Existe aquela ou muitas que dizem exatamente o que queremos dizer, expressam o que sentimos. E quando essa identificação se dá com várias pessoas é que chegamos a conclusão que trata-se de um grande sucesso. Pensando assim, me pergunto se vários, sobretudo, tantos brasileiros que adoram o campo, suas paisagens e sua calma não se identificam com Casinha branca, um dos maiores clássicos bucólicos que a música brasileira dispõe.

Canção já interpretada por Maria Bethânia (de uma forma linda, no show Maricotinha), José Augusto, Altemar Dutra, Neguinho da Beija-flor,  e outros nomes, Casinha branca foi sugerida pelo leitor e amigo Láercio Oliveira, do Rio Grande do Norte, terra de um dos autores da canção, o Gilson. Trata-se de uma linda poesia dos anos 70 que é sempre atual e eterna, que nos remete a cantá-la, ouvi-la e viajar nas belíssimas paisagens que descreve e nas reflexões profundas que desperta em nossa sensibilidade.

Casinha Branca
(Gilson e Joran)

Eu tenho andado tão sozinho ultimamente
Que nem vejo a minha frente
Nada que me dê prazer

Sinto cada vez mais longe a felicidade
Vendo em minha mocidade
Tanto sonho perecer

Eu queria ter na vida simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher

Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer

Às vezes saio a caminhar pela cidade
À procura de amizades
Vou seguindo a multidão

Mas eu me retraio olhando em cada rosto
Cada um tem seu mistério
Seu sofrer, sua ilusão

Eu queria ter na vida simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher

Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo Everaldo.

Eu simplesmente adoro essa música, é tão linda. E que apesar de triste ela nos mostra a esperança de um dia melhor.

Beijos e ótimo fds.

Anônimo disse...

Lindíssima!
Os comentários que vc fez sobre a canção refletem com sinceridade os sentimentos de quem a escuta.
Quem vivencia a correria dos grandes centros urbanos e se entristece com os valores consumistas e materialistas de nossa sociedade vê nessa música um sonho, uma espécie de ideal de felicidade e paz.

Beijos!

Macau em Destaque disse...

Olá Caro Everaldo,
Obrigado p/ Comentario, macau se Orgulha de Ter "Gilson" como seu principal autor da Musica em Evidência,sou seu leitor asiduo, Valeu e um Forte Abraço!!!

Sds,
Laércio Oliveira
Macau-RN.

Márcia Tristão-Bennett disse...

Everaldo!!!!!!!


Puxa vida, adoro esta musica!!!!!!!!!!!! Triste mas linda!!!
Voce eh terrivel colocando aqui msuicas lindas, antigas e que trazem tantas recordacoes...

Coisa de fundo do bau mesmo!!!!!!!!!!!!!!!

Abracoesrobertolageanos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!