domingo, 30 de setembro de 2012

Olhando as estrelas - 28

Duas das estrelas de maior brilho da música brasileira em todos os tempos: Chico Buarque e Tom Jobim. E foi graças a outra estrela, Vinícius de Moraes, que os dois se conheceram e escreveram páginas belíssimas em nossa música. Desde Retrato em branco e preto, em 1968, até Piano na Mangueira, em 1993, surgiram alguns outros clássicos e uma amizade rara na música brasileira.

Foram duras batalhas vivenciadas juntos, como no Festival em que apresentaram a canção Sabiá e foram vaiados, sem qualquer explicação, apenas pelo desejo de protestar! A valsa Imagina, que Tom criou em 1947 só ganhou letra com Chico, anos depois. E outras canções se sucederam da dupla como Anos dourados, Eu te amo, Carta do Tom, Olha Maria, Pois é, etc. Chico também gravou canções do maestro em sua carreira, como Lígia e Sem você.

Na canção Paratodos, Tom é o primeiro a ser citado por Chico que também dedicou o DVD Anos dourados à essa amizade musical que existia entre eles. No programa Chico & Caetano, apresentado na Globo nos anos 80, Tom participou tocando e cantando Sabiá com Chico. E no especial de 1993 exibido pela Band, do Chico, tivemos uma das últimas aparições do maestro soberano que teve no compositor de olhos verdes, um de seus maiores pupilos e parceiro ao mesmo tempo!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: