quinta-feira, 12 de março de 2015

♪Partituras musicais dos fãs 19 - Gustavo Montenegro♪

Gustavo é uma referência em termos de dois grandes nomes do cenário musical do planeta: Roberto Carlos e Beatles. Conheci este grande cara há mais de dez anos, pelo Portal Clube do rei e o encontrei algumas vezes, onde trocamos ideias e mídias sobre o rei. Graças a ele, consegui quase todos os especiais de sua majestade.

Ele também participou, ao lado de seu amigo Marcelo Fróes, dos encartes do Box internacional do rei Roberto e lá constam seus créditos. Gentilmente, aceitou esta entrevista onde falamos dos assuntos que mais curtimos, a música:

1- Uma música?
♪Inúmeras, que mudam de acordo com meus estado emocional e as fases da minha vida. Do Roberto, atualmente, é Fera Ferida, que marcou o fim de um relacionamento recente.

2 - Um momento musical inesquecível?

♪Ter conhecido pessoalmente meus dois maiores ídolos: Roberto Carlos e Paul McCartney. Outro momento único foi poder trabalhar no projeto dos boxes Pra Sempre em Espanhol.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪Qualquer um dos anos 70.

4 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪Um show em Caruaru em 2012, se não me engano, onde fiquei na primeira fila. E depois, em João Pessoa, quando tive a honra de ser recebido pelo rei no camarim.

5 - Qual a primeira peça que você conquistou para sua coleção? E o que ainda te falta?

♪Não posso me considerar um colecionador do Roberto. Tenho algumas coisas que as pessoas comuns consideram demais, porém fazem feio perante colecionadores de verdade. Mas me contento em ter as primeiras edições em vinil dos meus álbuns favoritos, além de alguns videos maravilhosos. O primeiro disco do Roberto que consegui foi o de 1982, herdado da coleção da minha mãe.

6 - Você é referência em termos de Beatles. Em qual artista brasileiro você encontra mais deles?
♪Sem sombra de dúvida nos Mutantes. Algumas das músicas beiram o limite do plágio.

7 - E o Roberto, que também é fã dos Beatles, em que a obra dele mais se parece com a dos ingleses?

♪Se parece na originalidade e nas melodias simples e diretas, com letras que falam de amor e atingem a todos os públicos. Mas uma coisa que sempre notei é que enquanto todos os grandes nomes da Jovem Guarda gravavam versões em português de músicas dos Beatles, exatamente seus maiores astros, Roberto e Erasmo, nunca seguiram este caminho na década de 60. A razão é óbvia! Com o talento que tinham, compondo coisas maravilhosas como "Gatinha Manhosa", "As Canções Que Você Fez Pra Mim", "Eu Sou Terrível", e tantas outras pérolas, eles eram realmente os únicos que não precisavam copiar os Beatles. Mais uma prova do talento de RC e EC.

8 - Um compositor brasileiro?

♪Tom Jobim

9 - Um músico brasileiro?

♪Paulo César Barros

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪O original de Detalhes, de 1971.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)

♪Roberto Carlos (1972),
Abbey Road (The Beatles - 1969) e
Fruto Proibido (Rita Lee, 1972).

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Traumas e O Progresso.

13 - Seu especial de fim de ano favorito?

♪O de 1976, onde Roberto canta O Progresso e Pelo Avesso.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Roberto e Maria Bethania cantando Desabafo em 1979.

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪João Gilberto

16 - Qual dueto em disco gostaria de ver com Roberto?

♪Roberto e João Gilberto cantando, quem sabe, alguma velha bossa nova dos tempos em que o rei tentava se afirmar como cantor.

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Muitos: Caetano Veloso, Tom Jobim, Belchior, Tim Maia, Raul Seixas, Maria Bethânia, Rita Lee, Reginaldo Rossi, Paulo Sérgio, Zé Ramalho, Fagner, Nubia Lafayette, João Gilberto, Elis Regina, Ivan Lins...a lista é interminável.

18 - Um trecho de uma canção?

♪"É tão difícil olhar o mundo e ver o que ainda existe.
Pois sem você, meu mundo é diferente, minha alegria é triste"

Roberto Carlos e Erasmo Carlos, As canções que você fez pra mim, 1968.

19 - Como define Roberto Carlos?

♪O maior cantor da América Latina e um dos maiores do mundo. Um ser humano com qualidades e defeitos, como todos nós, que foi muitas vezes injustiçado pela mídia de seu próprio país. Até hoje paga pelo preço de ser o artista mais popular do Brasil, odiado por milhares, amado por milhões. Um compositor genial que consegue dizer as coisas mais profundas, falando da maneira mais simples. E assim atingindo todos as classes sociais, todos os públicos. Por isso que é rei.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Meu grande amigo Adriano Ferrari.

Gustavo, muito obrigado por dispor de seu precioso tempo e nos enriquecer com seus conhecimentos musicais, acrescentando a este espaço toda sabedoria que você possui de forma natural! Minha gratidão por você passa por uma atitude assim onde, de forma muito simples, presto esta homenagem a este grande recifense, no dia do aniversário de sua cidade, de quem me tornei amigo!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Bottary disse...

Ola! Gustavo!

Muito me honra poder novamente estar neste espaço, e assim, compartilhar com vc esta maravilhosa entrevista.

De tudo lindo que li, o mais lindo ainda foi sua definição acerca do que seria o Rei para vc.

Agregou-me mais ainda o meu entendimento de que trata-se de uma pessoa realmente cheia de uma imensa luz interior, dado a forma com que vem levando sua carreira musical, transcendendo todas as dificuldades por que passou.

Ao ilustre professor, eu digo que afastado estou no face, mas sempre atento aos momentos de alegria neste que é um dos melhores espaços musicais deste nosso Brasil varonil, que o lábaro ostentas estrelado.

Abraços a todos!!
Botari