segunda-feira, 3 de maio de 2021

Livro De cu pra lua

Nelson Motta lançou sua autobiografia em 2020 e eu, que já comentei alguns de seus livros, também darei destaque hoje a este seu mais novo lançamento. A começar pelo título que, por si só já seria inusitado, pois trazer a expressão "De cu pra lua", utilizado para designar quem tem uma tremenda sorte, é algo pra quem tem coragem, sobretudo porque alguns hipócritas que nunca chamaram esta palavrinha, dita palavrão, ainda carrega em si um tabu nos lábios e ouvidos.

Por isso mesmo, é de coragem que o livro fala: de um cara admirável que cresceu, aprendeu e também escreveu as melhores páginas da música brasileira dos últimos anos. Grande compositor, jornalista, produtor musical, Nelson Motta conviveu com os melhores astros deste país, de João Gilberto a Tim Maia, de Roberto Carlos a Anitta, de Caetano Veloso a Marisa Monte, todos tem um pedaço de sua história atrelado a ele e algumas pinceladas são dadas neste livro, quando suas histórias se cruzam.

Quando o adquiri, pensei em estar diante de um Noites tropicais 2. Claro que sabia que não se tratava de uma continuação daquele livro, mas imaginei que teria algumas pistas de sua convivência com os grandes astros dos últimos anos de nossa MPB. E, mesmo tendo como ênfase sua história pessoal, isso não tornou a leitura cansativa, pois até quem não tenha tanto interesse pelo Nelson vai encontrar passagens cômicas e trágicas, coisas marcantes da nossa música e de sua trajetória, ou, como o mesmo diz: dramas, comédias e mistérios de um rapaz de sorte.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: