segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Dia nacional do forró

Hoje é dia de Santa Luzia, aniversário de Luiz Gonzaga e dia do forró. Acredito que esta seja a cultura que mais remete ao povo nordestino, pois o forró é para nós, o que o axé é para a Bahia e o samba é para o Rio. É o nosso ritmo alegre, o pai da alegria, pois todo sanfoneiro, todo forrozeiro sabe cantar as alegrias e tristezas, as conquistas e perdas, os amores e as dores, neste ritmo que deixa tudo contagiante.

Foi escolhida esta data, sobretudo porque há 109 anos nasceu um dos forrozeiros mais ilustres e que até hoje é lembrado como um mestre nesta arte. Gonzaga é lembrado sempre, sobretudo nesta data onde seus clássicos são e serão sempre reverenciados. Hoje não se acende fogueira ou come-se milho, como nas festas juninas. Mas, lembramos de Sr. Luiz e também de seus seguidores, alguns ainda estão aí divulgando seu legado.

Portanto, se avexe não, pois a estrada é cumprida, mas sigamos o voo da asa branca que nos leva a todas as notas da sanfona, à lembrança das lindas fogueiras e das morenas pintadas como bandeiras juninas que compõem uma natureza cantada e declamada pelo ritmo mais bonito que essa terra conhece!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: