domingo, 1 de novembro de 2009

Tim Maia - Vale tudo

E aproveitando as Bienais de livros que ocorrem, sobretudo nessa época do ano, indicarei dois livros que andei lendo e que muito gostei! O primeiro, Vale Tudo, de Nelson Motta (de quem ano passado havíamos comentado sobre outra obra aqui mesmo no Blog, o Noites Tropicais), uma biografia sobre o eterno síndico Tim Maia. O segundo, Diário de um salafrário, um livro de contos do meu amigo Vinícius Faustini.

Vale tudo, lançado pela Ed. Objetiva em 2008, aponta várias passagens da vida do Tim, desde sua infância, juventude, formação musical ao lado de Ben, Roberto e Erasmo, a turma da Tijuca, a ida aos Estados Unidos, as primeiras composições e gravações, seus discos, shows presentes e shows ausentes, e tantas histórias que envolveram a figura polêmica, mas sobretudo musical de um dos maiores astros de todos os tempos que a música brasileira conheceu.

Diário de um salafrário é o primeiro trabalho do meu amigo Vinícius Faustini, que apresenta seus contos e toda habilidade literal de um escritor que, sem sombra de dúvidas, ainda irá nos presentear com outros grandes trabalhos, reflexos de textos inteligentes que encontramos nessa obra. Lançado em setembro de 2009 pela Editora Litteris, não é um livro musical, mas seus textos nos convidam a viajar na mesma arte, de quem conhece bem as palavras e sabe manipular as ideias de uma forma que o som das palavras chegue no mais perfeito tom! Elegância total! E por enquanto, em termos de literatura, ficamos por aqui, mas voltaremos em breve para falarmos sobre o lançamento do Erasmo - Minha fama de mau!

Um forte abraço a todos!

7 comentários:

James Lima disse...

Dois livros fantásticos !

O Diário De Um Salafrário, eu tenho autografado, sou chique ! hehe

Quanto ao Vale Tudo, eu nunca comprei, não sei exatamente porque, mas sempre quero comprar e nunca dá certo. Acho que vou comprar por esses dias, parece ser muito bom.

Um Forte Abraço
James Lima

Márcia Tristão-Bennett disse...

Meu amigo Everaldo!!!!!!!!!!


Que otimo estas referencias aih!!!!! Sao tantas coisas boas para lermos que eu fico doidinha!!! Com a recente chegada do livro do nosso grande poetinha Vinicius Faustini, estou fazendo grandes viagens a cada texto lido!!!!! Vinicius tem mesmo esta grande maleabilidade com as letras, palavras, e frases!!! E tem mesmo, uma elegancia ao descrever algo ou alguem que me encanta!!!

Quanto ao nosso grande Tim Maia, nao tenho sua obra, mas tenho certeza de que eh um grande sucesso, ainda mais sendo escrito por Nelson Motta!!!!!!!!!!!!!

Parabens a voce tambem, pelos seus textos aqui!! Sempre prestigiando ao que ha de melhor na nossa cultura brasileira!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abracos!!!!!!!!!!!!!

Vinícius Faustini disse...

A biografia do Tim Maia é fantástica, une uma história interessantíssima com a ótima literatura de Nelson Motta, ou "Nelsomotta", na linguagem do Tim. A melhor parte do livro é a declaração do cantor sobre o tempo em que ficou num spa:

"EM DUAS SEMANAS, PERDI 14 DIAS".

Tenha certeza de que este espaço que ganhei no "Música do Brasil" é um grande privilégio para minha humilde literatura. Muito obrigado, obrigado mesmo.

Abraços a você, Everaldo, à Marcia e ao James pelos comentários.

Vinícius Faustini

Anônimo disse...

Vc falou tão bem dos dois livros (Tim Maia - Vale Tudo e Diário de um Salafrário) que eu faço questão de ler ainda esse mês.
Parabéns ao Vinícius Faustini por essa conquista tão significativa.
É uma prova de que o Brasil está aprendendo a valorizar os seus escritores (ou pelo menos está num bom caminho para isso).
Nada melhor do que a boa literatura, que, assim como a música, nos transporta a lugares mais belos.

Beijos!

Fabiano Cavalcanti disse...

Cheguei cedo... vc me falou 01/12 e eu vim no dia 01/11 e só agora, 02/11 que me dei conta que estou um mês adiantado.

Você sabe do que tô falando, né?

Abraço,

Fabiano Cavalcanti

Felipe Moura disse...

Assino embaixo!

Diário de um Salafrário é o livro século, eu já tenho o meu!

Abraços!

Felipe Moura
Blog Rey Roberto Carlos

www.reyrobertocarlos.blogspot.com

Anônimo disse...

Rapaz o livro do tim é fantástico,diz tudo que não se deve fazer rsrsrs,eu demorei 11 meses pra ler porque o tempo com a chegada do meu filho Gustavo ficou muito curto,mais é realmente fantástico.O diário de um salafrário vou tê-lo em seguida.

Abraços
Carlos André