quinta-feira, 21 de agosto de 2014

♪Partituras musicais 9 - Vinícius Faustini♪

E aqui tenho outro amigo, outra pessoa que tanto admiro e com a qual tanto já aprendi: Vinícius Faustini. Natural de Vitória/ES e residindo atualmente no Rio de Janeiro, Vinícius é jornalista, radialista esportivo e escritor, autor do livro Diário de um salafrário, sendo referência entre seus amigos como um Nelson Rodrigues atual, de quem é fã assumido.

Mas, a grande paixão que Vinícius tem e que nos une é a música e em especial, a de Roberto Carlos, de quem se define como súdito, desde a época do Portal Clube do rei, onde o conheci. Vinícius é daquele fã que não perde tempo com críticas e dedica sua atenção ao que de bom a música do rei nos proporciona. Já fui entrevistado por esse grande cara e agora, inverti, de forma audaciosa, os papeis e conversei com ele sobre música, assunto que vocês verão agora:

1 - Uma música?

♪Só uma? Vou tentar ficar restrito a Panorama ecológico, de Roberto e Erasmo, 1978

2 - Um momento musical inesquecível?

♪Roberto Carlos e Caetano Veloso interpretando músicas de Tom Jobim, em show no Municipal do Rio de Janeiro, em 2008.

3 - Qual show do Roberto gostaria de ter visto e não pode ver?

♪"Palhaço", de 1978, em especial pelos textos que entremeavam as canções e pelo figurino ousado com o qual RC se apresentou

4 - E qual foi o show inesquecível dele?

♪Vou citar dois: "Coração", de 1991, por ser o primeiro no qual fui e vi o encontro entre Roberto Carlos e Robertinho Carlos. E "Luz", de 1993. Na dúvida, é melhor dizer "o próximo".

5 – Você também é fã de Eduardo Lages. Qual canção gravada por ele que você mais aprecia?

♪"Mac’Arthur's Park". Embora as demais sejam sensacionais

6 - E o que você indicaria para Eduardo gravar em futuros trabalhos?

♪Valsinha, de Chico Buarque e Vinícius de Moraes; Zum e Adiós, nonino, de Astor Piazzolla.

7 – E com Roberto, o que gostaria de ouvir?

♪Bom, tem o disco em homenagem a Tito Madi, que há alguns anos ele falou que iria lançar. Mas também gostaria que ele fizesse suas leituras pra músicas de Chico Buarque, como O que será (À flor da pele), Carolina, Valsinha, Gente humilde, Amor barato. Também queria ouvir Você é linda, Andar com fé, Lembra de mim, Meu violão, Se eu não te amasse tanto assim, Embarcação, Minha e Amor, I love you, que certamente ficariam ótimas. E também alguma do Sérgio Sampaio, pra concretizar o sonho que o conterrâneo dele citou em Meu pobre blues.

8 - Um compositor brasileiro?

♪Não vou citar só um não, pois nunca tive preferência exclusiva. Vamos à lista (que sequer está em ordem): Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Sidney Miller, Milton Nascimento, Wagner Tiso, Fernando Brant, Caetano Veloso, Aldir Blanc, João Bosco, Paulo Sérgio Valle, Eduardo Lages, Ary Barroso, Noel Rosa, Luiz Gonzaga, Nando Cordel, Roberto Menescal, Sérgio Ricardo, Dominguinhos, Carlos Colla, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Kleiton, Kledir, Sérgio Sá, Isolda, Moraes Moreira, Lamartine Babo, Sérgio Sampaio, Raul Sampaio, Edu Lobo, Fagner, Belchior, Dolores Duran, Francis Hime... E ainda sobrou gente.

9 - Um músico brasileiro?

♪Mesmo pessoas achando que sou suspeito ao falar do Eduardo Lages, vou ratificar que gosto muito de seus trabalhos. Também admiro muito o Márcio Montarroyos, Gilson Peranzzetta, Cristóvão Bastos, Roberto Menescal, Lincoln Olivetti e José Lourenço.

10 - O arranjo que mais aprecia em alguma canção nacional?

♪De Eduardo Lages para a versão ao vivo de Roberto Carlos para Cavalgada, Eu sei que vou te amar e Por causa de você, a versão em disco de Cenário, além das interpretações solo do maestro pra E por isso estou aqui, Perdoa e Carinhoso. Os arranjos de Luiz Cláudio Ramos para Geni e o zepelim e Ana de Amsterdam no disco ao vivo mais recente de Chico Buarque. A versão de Márcio Montarroyos para Carinhoso. O arranjo impactante que José Lourenço fez para Panorama ecológico. A belíssima interpretação de Francis Hime ao piano pra Embarcação, e os de Cristóvão Bastos.

11 - Cite três discos que escuta sem pular nenhuma faixa. (pode ser do rei ou de outros artistas também)

♪Três é crueldade. Mas vamos tentar. Roberto Carlos - 1977; Carlos, Erasmo e Meus caros amigos, de Chico Buarque.
Peraí que já vi mais três: MPB-4 - Melhores momentos (com a formação inicial do grupo), Chico em Cy e Do guarani ao guaraná, de Sidney Miller.
Peraí que vi mais três: Cruel, de Sérgio Sampaio; Álbum musical, de Francis Hime e Malabaristas do sinal vermelho, de João Bosco.
Peraí que vi mais três: Kleiton e Kledir ao vivo, Elis - 1972 e A peleja do diabo com o dono do céu, de Zé Ramalho.
Peraí que tem O inimitável, de Roberto Carlos; Erasmo Carlos - 50 anos na estrada e Tim Maia - 1971.
Peraí que tem Troplicália, Gal & Caetano e Doces bárbaros.
Peraí que tem Construção, de Chico Buarque; Chico & Bethânia e Muito, de Caetano.
Peraí que tem Roberto Carlos - 1981, Erasmo Carlos convida e Inesquecível, de Eduardo Lages.
Peraí que tem E que tudo mais vá pro inferno, de Nara Leão, Na carreira, de Chico Buarque e o álbum branco de Caetano Veloso.
Peraí que tem Roberto Carlos – 1971; As canções que você fez pra mim, de Maria Bethânia e A banda dos contentes, de Erasmo Carlos.
Peraí que tem Cicatrizes, de MPB4; Solto na buraqueira, de Sá & Guarabyra e Tim Maia - 1973.
Peraí que tem Milton Nascimento - 1969, Roberto Carlos - 1980 e 1990 - Projeto SalvaTerra, de Erasmo Carlos.
Peraí que tem Cenário, de Eduardo Lages, Bate-boca, de Quarteto em Cy & MPB4 e Um senhor talento, de Sérgio Ricardo.
Peraí, que tem Eu não peço desculpa, de Caetano Veloso e Jorge Mautner; Simone - ao vivo no Canecão e Roberto Carlos em ritmo de aventura. Opa, peraí, é melhor parar que acho que a gente vai ficar um bom tempo nesta resposta.

12 - O que gostaria de ouvir Roberto cantar em seus shows?

♪Bom, canções de seu repertório que podem ser resgatadas, como Tolo e Coração (que merece uma interpretação da letra inteira), Se você pensa (nos moldes do arranjo que o Eduardo fazia nos anos 90), As curvas da Estrada de Santos, Amante à moda antiga, Sua estupidez, Seres Humanos e Ele está pra chegar. E, em tempos de surgimento de tantos donos da verdade, seria bom não excluir Ilegal, imoral ou engorda. Agora, seria legal voltar a incluir uma ou outra música de outros artistas, como era feito nos shows dos anos 70, 80 e no início dos anos 90. Ou, talvez, de acordo com o show, incluir uma "tirada da cartola". Por exemplo, no Rio, cantar "Samba do avião e "Princesinha do mar". Em São Paulo, cantar "Sampa". No Recife, cantar "Asa Branca". Em Minas, cantar "Travessia".

13 - Seu especial favorito?

♪O especial de 1984 foi o primeiro que vi, e me fez gostar de Roberto Carlos - com um ano e meio. Porém, com o passar dos anos vi outros programas que mostraram a verdadeira face da obra dele. Além de mostrar suas músicas anualmente, ele abre espaço pra todos os estilos de música. Através do RC, conheci a safra de Milton Nascimento a Anitta, de Chico Buarque a Michel Teló, de Tim Maia a José Augusto. E a variedade me chamou muita atenção. Por isto, escolho o programa intitulado "Um circo chamado Brasil", de 1986, no qual Roberto visita o repertório de Tom Jobim, o samba de Jovelina Pérola Negra, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Sombrinha e Fundo de Quintal e duas gerações da música sertaneja, ao levar Rancinho e as duplas Chitãozinho & Xororó e Christian & Ralph. Só que seria injusto deixar outros programas de fora.

14 - Um dueto inesquecível desses especiais?

♪Vamos lá: Amigo, com Erasmo Carlos (show dos 50 anos no Maracanã, em 2009 - EU ESTAVA LÁ!), O que será (À flor da pele), com Chico Buarque (1993); Estrada do sol, com Tom Jobim, e a conversa entre eles sobre natureza (1986); Fera ferida, com Maria Bethânia (1993); Força estranha e Chega de saudade, com Caetano Veloso, além da conversa moderada por Nelson Motta (2008); Coração de estudante, com Milton Nascimento e Wagner Tiso; Lobo mau, com Erasmo Carlos, Cássia Eller, Barão Vermelho e Skank; Pede a ela, com Tim Maia; Se eu não te amasse tanto assim, com Ivete Sangalo (2004); Correnteza, com Djavan (1996); o pout-pourri com Paula Fernandes (2010 - EU FUI!); Como uma onda, com Lulu Santos (2013); Ternura, com Wanderléa (especial de meio de ano de 2009); O Homem, com Arlindo Cruz (2012); Outra vez, com Simone (1989); Como vai você, com Fafá de Belém (1987) e Meu querido, meu velho, meu amigo, com Michel Teló (2012). 
Se for contar os especiais antes do ano no qual nasci mas consegui achar em vídeo, incluo Acalanto, com Dorival Caymmi e Silvio Caldas (1975), Como dois e dois, com Caetano Veloso (1975); Fascinação, com Carlos Galhardo (1976); A deusa da minha rua, com Orlando Silva (1976); Mensagem, com Isaurinha Garcia (1976); Lígia, com Tom Jobim (1978); Desabafo, com Maria Bethânia (1979) e Conceição, com Cauby Peixoto (1980). Gilberto Gil disse uma vez que "existem várias formas da Música Popular Brasileira, e eu gosto de todas". No dia em que descobrirem nossos estilos de música (inclusive os que estão por vir) sem ideias pré-concebidas, seremos melhores. Afinal, como disse Roberto Carlos em um de seus especiais, "quem tem medo de brega não entende de Brasil".

15 - Quem ainda merecia ser convidado para o especial de fim de ano?

♪Danilo Caymmi, Nana Caymmi, Ivan Lins, Zé Renato, João Bosco, Quarteto em Cy e o grupo Bate-Bola.

16 - E o que você gostaria de ouvir eles cantarem em algum eventual show de fim de ano?

♪Seria muito legal ver RC cantando Para falar de Tereza e Na paz do seu sorriso com Danilo Caymmi, Não se esqueça de mim e Acalanto com Nana Caymmi, Papel maché e Sentado à beira do caminho com João Bosco, Falando de amor e O amor é a moda com o Quarteto em Cy, Aqui é o país do futebol e Verde e amarelo com o Bate-Bola. Também ia ser legal resgatar em duetos com o Erasmo canções lindas, mas pouco lembradas como Meu mar, Do fundo do meu coração e A pescaria. Gostaria que Eduardo Lages fosse um convidado a parte, com as apresentações dele virando um dueto com RC - seja a "Eu nunca amei alguém como eu te amei", ou tendo espaço para "Olha", "Cenário" e "Perdoa". Também gostaria muito de ver um dueto com Jorge Mautner, com "Guzzy Muzzy" e "Eu sou terrível"

17 - Além do rei, quais outros artistas aprecia na música brasileira?

♪Bom, a lista vai ficar extensa... Chico Buarque, Caetano Veloso, João Bosco, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Cartola, Eduardo Lages, Erasmo Carlos, Gal Costa, Maria Bethânia, Quarteto em Cy, Milton Nascimento, Sidney Miller, Sergio Sampaio, Zé Renato, Dorival Caymmi, MPB4 (a formação original), Toquinho, Miúcha, Kleiton e Kledir, Gilberto Gil, Jorge Mautner, Paula Fernandes, Ivan Lins, Sérgio Ricardo, Guilherme Arantes, Almir Sater, Sérgio Reis...

18 - Um trecho de uma canção?

♪"Não vou mudar, esse caso não tem solução, sou fera ferida, no corpo, na alma e no coração" (Fera ferida, 1982 - Roberto Carlos e Erasmo Carlos).

19 - Como define Roberto Carlos?

♪Um rei que não quer ser - e que, pelo visto, a alegoria que recebeu é utilizada com mais afinco por detratores. E, principalmente, um cantor que me apresentou à Música Popular Brasileira.

20 - Quem você sugere para entrevistarmos nesta série?

♪Eduardo Lages

Vinícius, muito obrigado por dedicar seu valioso tempo a estas perguntas. Obrigado sobretudo por ser quem é, esse cara tão admirado por todos. É sempre prazeroso aprender com você e desejar cada vez mais sucesso em sua caminhada! Obrigado por tanto contribuir com esse espaço (além das entrevistas que me fez no passado, temos também aquela série sobre o programa Chico & Caetano, de qual foi responsável, além dos prazerosos comentários que sempre nos rendeu). Há alguns anos, no show do Maracanã, você me ligou para me parabenizar por meu aniversário! Faz de conta que esta pequena homenagem é um retorno a seu gesto sempre tão gentil, ok? 

Um forte abraço!

4 comentários:

CON disse...

Meu querido salafrário!!! Adorei ler sua entrevista!
Como sempre arrasou, seu conhecimento me encanta...tenho o maior orgulho deste meu amigo, rs
Parabéns!

Beijos azuisss

Carmen Augusta disse...

Uaauu!!! Que entrevista maravilhosa Vini! Adorei!Você é incrível!
Parabéns duas vezes, uma pela bela entrevista e outra pelo seu aniversário amanhã, dia 22.
Beijos!

PS: Parece que aqui todos nós nos conhecemos através do Portal Clube do Rei...Coisa boa!

Bottary disse...

Ola! Vinícius!

Tudo é um encanto de magia, nas palavras do ilustre jornalista, o amigo Vinícius; mas o que mais me encantou em suas ecléticas respostas, foi a sua idade no momento em que assimilou o encanto de pessoa e das músicas do nosso querido Rei. Aliás, é isso mesmo, Roberto Carlos é um ser que transcende qualquer idade e adentra no coração de qualquer uma delas. Parabéns meu caro amigo Vinícius! Que esta chama viva de pessoa e profissional que você é, possa vivificar-lhe por toda uma eternidade. Abraços, Botari
Para seu deleite: http://www.youtube.com/watch?v=GFO34iPe7eQ

Vinícius Faustini disse...

Everaldo,

eu é que agradeço pelo privilégio de estar entre os escolhidos desta série. Na verdade, sou eu que aprendo a cada nova postagem com este blog, que é um poço de cultura. Obrigado pela consideração, pela honra e pela amizade.

Con, fico feliz que tenha te agradado, e também me orgulho muito deste seu carinho.

Carmen, incrível é a maneira afável com a qual você me trata.

Bottary, na verdade, eu tento ser. E muito obrigado pela atenção e, em especial, pelo vídeo.

Lembranças a todos,

Vinícius