terça-feira, 12 de agosto de 2014

Os compositores do Brasil - 80

Outro grande nome da música brasileira, de todos os tempos, Lamartine de Azevedo Babo, natural do Rio de Janeiro/RJ é um compositor antológico! Viveu na época de outros grandes nomes como Ary Barroso e Pixinguinha, com quem dividiu trabalhos artísticos. Tornou-se conhecido com algumas marchinhas como O teu cabelo não nega, Linda morena e A marchinha do grande galo.

É também uma referência na composição dos hinos dos principais times cariocas e até de alguns não tão famosos, como o Flamengo, Fluminense, Botafogo, Bangu, Vasco, Olaria, São Cristóvão, etc. É também o autor de outro grande clássico da nossa música: No rancho fundo, imortalizada mais recentemente pela dupla Chitãozinho e Xororó. Outros sucessos de seu repertório são Serra da boa esperança, Eu sonhei que tu estavas tão linda, Cantores do rádio, Vaca amarela, etc.

Entre outros nomes que gravaram seus sucessos, temos Mário Reis, Francisco Alves, Carmem Miranda, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Os Mutantes, entre outros. Lamartine partiu para a eternidade ainda na década de 60, mas diante de sua contribuição musical, hoje e sempre será lembrado como um dos grandes nomes da nossa história artística!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: