sábado, 24 de maio de 2008

Erasmo Carlos convida

"Nunca na história desse país, e desta vez é verdade, uma dupla de compositores criou tantos sucessos e clássicos como Roberto e Erasmo Carlos, que o tempo faz cada vez melhores". Essa frase do Nelson Motta poderia iniciar esse post e encerrá-lo. Erasmo já nos presenteou com dois discos de duetos de arrasar qualquer apaixonado pela boa música. Capas apresentadas nesse post.

Em 1980, Erasmo Carlos convida com alguns clássicos de seu repertório e de seu parceiro, dividindo os vocais com grandes nomes da música e alguns novatos da época. Em pouco tempo, Erasmo conseguiu reunir um grupo inédito em um único projeto como Gal Costa (Detalhes), Rita Lee (Minha fama de mau), Caetano Veloso (Quero que vá tudo pro inferno), Gilberto Gil (Mané João), Maria Bethânia (Cavalgada), Wanderléa (Na paz do seu sorriso), Tim Maia (Além do horizonte), Jorge Benjor (O comilão), Nara Leão (Café da manhã), Frenéticas (Se você pensa), A cor do som (Sou uma criança, não entendo nada) e o seu grande amigo Roberto Carlos (Sentado à beira do caminho). Todos achavam que seria difícil ter tantos nomes em um só projeto, mas Erasmo mostrou que isso era possível e mais que isso, lançou um projeto a frente de seu tempo com direito a lançamento pelo selo nobre da então Phillips. Sucesso nacional, o disco ainda é encontrado em box do Erasmo, lançado recentemente.

Em 2007, Erasmo repetiu a dose e lançou o Erasmo Carlos convida II. O propósito seria reunir nomes que não tinham participado do projeto anterior e seguir os mesmos moldes, canções de seu repertório e do repertório do rei da jovem guarda. Os novos duetos foram Lulu Santos (Coqueiro verde), Chico Buarque (Olha), Skank (A banda dos contentes), Marisa Monte (Tema de Não quero ver você tão triste), Zeca Pagodinho (Cama e mesa), Los Hermanos (Sábado morto), Adriana Calcanhoto (Ilegal, imoral ou engorda), Djavan (De tanto amor), Simone (Vou ficar nu pra chamar sua atenção), Kid abelha (O portão), Os cariocas (Pão de açúcar) e Milton Nascimento (Emoções). Com artistas contemporâneos e alguns veteranos, esse disco conta também com a versão do making off de sua gravação. Cada convidado trouxe, além de sua voz, arranjos, idéias e concepções para as novas leituras de clássicos de nossa música brasileira. Bárbaros os novos arranjos de Olha, Emoções, Coqueiro verde...

Nesses projetos, podemos observar gente que nunca cantou RC/EC se deleitando em interpretações fantásticas. Estilos diferentes juntos em canções de amor que são o retrato do Brasil apaixonado. Erasmo tem carisma, talento e é um gênio. Isso todo mundo já sabe! E, também tem convidados e idéias para muitos outros projetos como esses. Que venha o Erasmo Carlos convida 3, 4, 5... porque esse artista tem musicalidade infinita... E vou finalizar com outra frase do Nelson Motta : "O tempo só fez bem a Erasmo, que está cantando cada vez melhor e sempre nas melhores companhias".

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

James Lima disse...

Grande Erasmo ! Adoro esses discos dele, principalmente o segundo. Os arranjos super modernos dados a "Coqueiro Verde" e "A banda dos contentes" me fazem repetir essas músicas por diversas vezes.

"Ielgal, imoral ou engorda" é demais, mas o que falar da noviíssima "Cama e Mesa" ? Sinceramente, quem não tem esse disco, recomendo comprar.

É BOM DEMAIS

Abraços
James
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Como parceiro insubstituível do Roberto, Erasmo Carlos não poderia deixar lançar obras com tanto empenho, tanta beleza e tanta competência. É ótimo que ele tenha o próprio espaço, que é mais do que merecido.

Beijos

Vinícius Faustini disse...

Acho uma ótima iniciativa esta de dedicar um post sobre os discos de encontros musicais de Erasmo. Que tal você, além de falar dos artistas, dedicar sempre um texto a falar sobre um disco em especial?

O segundo disco de encontros musicais de Erasmo Carlos mostrou que todas as roupagens da Música Popular Brasileira caem como uma luva para as músicas que ele escreveu com Roberto. Dentre elas, destaco a doçura de Marisa Monte para o "Tema de Não quero ver você triste" - que tem como autor da parte cantada o "bossa-novista" Mário Telles.

Abraços, homem!

Vinícius Faustini

www.emocoesrc.blogspot.com